O que é Lifetime Value?

A satisfação do cliente está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa. De acordo com Neil Patel, um dos maiores nomes do universo do marketing e empreendedorismo, é necessário compreender o que é lifetime value. “Quando o cliente está satisfeito com um produto ou serviço, bem como, com o atendimento de uma marca ele compra […]

Vitória Coimbra
12 de junho de 2021
Entendo o que é lifetime value

A satisfação do cliente está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa. De acordo com Neil Patel, um dos maiores nomes do universo do marketing e empreendedorismo, é necessário compreender o que é lifetime value. “Quando o cliente está satisfeito com um produto ou serviço, bem como, com o atendimento de uma marca ele compra mais e com maior frequência.

O que por sua vez resulta em um aumento significativo nas vendas e no faturamento de uma organização.” Logo, é de extrema importância não só atrair o cliente mas também, cativá-lo. 

Então entender o perfil do cliente, suas necessidades e o seu valor futuro perante a marca, é vital para o crescimento e fortalecimento da mesma. É onde entra o conceito de lifetime value. Afinal, sem um público não há negócio. 

Entendendo a importância do cliente

A era digital vem transformando até mesmo o consumidor que antes, não era tão exigente e detalhista como atualmente. A internet e as redes sociais possibilitam a disseminação de um feedback negativo de maneira grandiosa e prejudicial. Logo, um cliente insatisfeito não é apenas um, e sim toda uma comunidade que o acompanha em suas redes e absorve seu conteúdo. 

Tal fato desperta uma atenção redobrada das companhias que, portanto, precisam se atentar ao atendimento do cliente. A busca por maneiras de transformar a experiência da venda e então, conta com estratégias de marketing particularmente pensadas no perfil do cliente. 

Explicando de fato, o que é Lifetime value? 

Lifetime value é nada mais que o valor que o cliente tem para a empresa. A partir de um cálculo, onde é calculado o valor do ticket médio da empresa, multiplicado pela média de compras do cliente por ano e por fim, multiplicado pelos anos em questão. 

Por exemplo: se o ticket médio da empresa em questão é de R$1.000 mil e cada cliente compra uma vez por mês (12 vezes por ano), e o prazo em questão é de 5 anos, o Lifetime Value da empresa é de R$60 mil. 

Qual a importância de entender o que é Lifetime value?

Como um dos principais indicadores da experiência do cliente, o “LTV” mostra exatamente quanto cada cliente vale, refletindo diretamente no investimento que a empresa está disposta a ter no marketing e principalmente no marketing direto. Além disso, saber o potencial único de cada cliente ajuda no planejamento monetário na empresa, evitando gastos desnecessários e fazendo as escolhas certas nos investimentos.

Sendo assim, é fundamental que a empresa crie um tipo de treinamento para toda a sua equipe. Para que o lifetime value funcione de fato, todos devem estar de acordo com o que é lifetime value e como aplicá-lo diariamente com os seus clientes. 

Além disso, criar uma estratégia de pesquisa de mercado pode auxiliar toda a empresa no processo de entender como funciona, como calcular, como aplicar e o que é o lifetime valeu.

Se gostou desse conteúdo deixe um comentário e volte para ficar sempre atualizado nas novidades do nosso Blog!