Saúde Mental no Trabalho: Qual a sua Importância?

Neste post, viemos falar para vocês sobre um assunto que por muito tempo foi tratado como tabu, mas hoje vem causando uma mudança de mindset muito grande nas organizações, que é a saúde mental no trabalho. Nossa experiência no ambiente corporativo é um dos principais determinantes para o nosso bem estar geral inserindo em um […]

Seu Cliente Oculto
22 de abril de 2022
Saúde Mental no Trabalho: Qual a sua Importância?

Neste post, viemos falar para vocês sobre um assunto que por muito tempo foi tratado como tabu, mas hoje vem causando uma mudança de mindset muito grande nas organizações, que é a saúde mental no trabalho.

Nossa experiência no ambiente corporativo é um dos principais determinantes para o nosso bem estar geral inserindo em um cenário como em que temos mercados cada vez mais complexos, mais competitivos e mais dinâmicos.

Isso faz com que a nossa percepção de exigência também fique ainda maior, aumentando ainda mais a cobrança com nós mesmos, podendo causar um grande sofrimento mental.

 

Frustração no Trabalho

 

 

O que é Saúde Mental?

A Saúde Mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida. Bem como lidar com os seus desejos, ambições, emoções, capacidades, ideias, dentre outros.

Ou seja, ter saúde mental é estar bem com você mesmo (a) e com os outros. Do mesmo modo, conseguir lidar bem com as exigências da vida.

Logo, sem uma boa saúde mental, possíveis transtornos mentais podem aparecer no futuro.

 

O que é Saúde Mental?

 

O que é um transtorno mental?

O transtorno mental é uma disfunção da atividade cerebral que pode afetar o humor, o comportamento, o raciocínio, a forma de aprendizado e maneira de se comunicar de um indivíduo.

Por não ter sintomas físicos claros, os transtornos mentais foram ignorados por muitos anos durante a história da medicina e só nas últimas décadas passaram a ser estudados de forma mais aprofundada.

Existem vários tipos de transtornos mentais como a ansiedade (medo, preocupação ou agitação em excesso caracterizam esse distúrbio) e a depressão (caracterizado por uma tristeza duradoura e perda do interesse por atividades cotidianas).

 

O que é um transtorno mental?

 

Mas, o transtorno que é caracterizado pela falta da saúde mental no trabalho é a de Burnout.

Ela é um distúrbio psíquico que é caracterizado pela tensão emocional e stress provocados por condições de trabalho desgastantes.

Dessa maneira, a síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional, acontece em decorrência do stress provocado principalmente pelo trabalho.

 

Porque precisamos tratar a saúde mental?

Com a saúde mental em dia, o bem-estar das pessoas fica bem alto, seja mental, físico e social.

Isso afeta diretamente as nossas funções orgânicas do organismo, podendo evitar possíveis desgastes e até doenças.

Além disso, com uma boa saúde mental no trabalho, nós estamos mais dispostos a realizar nossas atividades e cumprir com as obrigações.

O cansaço e a preguiça serão deixados de lado e não conseguirão atrapalhar nossa disposição.

Consequentemente, a nossa produtividade e foco serão bem melhores.

Como resultado, conseguiremos cumprir com as nossas obrigações constantemente e de modo natural.

Assim, conquistar os resultados e andar pra frente sempre.

No final, nos sentiremos plenos. Conseguiremos viver a vida de um jeito leve, gostoso, que nos dá a sensação de felicidade e realização.

Esse fator é exponencial. Ou seja, quanto melhor a nossa saúde mental, mais conseguiremos conquistar aquilo que desejamos todos os dias.

Seja no Trabalho ou na vida pessoal.

 

Porque precisamos tratar a saúde mental?

 

Sintomas da Saúde Mental Debilitada

Agora, vamos falas dos principais sintomas da falta de saúde mental. Aliás, eles não são os únicos, mas são os mais comuns de aparecerem!

Falta de Concentração

Uma saúde mental desabilitada faz com que as pessoas fiquem sem foco, logo, também acabam esquecendo das coisas com certa frequência.

O raciocínio fica mais devagar e a produtividade cai também.

Isso causa uma dificuldade em se concentrar nas suas atividades, como trabalho, estudos, exercícios físicos, entre outros.

 

Falta de Concentração

 

Sono Ruim

Outro sintoma é a pessoa dormir mal, não conseguir ter uma boa noite de sono.

Isso vale tanto para não conseguir dormir (ou enfrentar insônia constantes), quanto dormir até demais.

 

Sono Ruim

 

Preocupações Excessivas

Pequenas situações ou até cotidianas acabam gerando preocupações excessivas e podem deixar uma pessoa ansiosa e muito tensa.

Isso é algo que pode ser causado pela saúde mental ruim.

Ficar preocupado (a) com algumas situações é normal, porém, se isso for recorrente e acabar tomando conta dos seus pensamentos, isso é um sinal que a sua saúde mental não está em dia.

 

Preocupações Excessivas

 

Alteração de Humor

O humor desregulado é algo comum na saúde mental debilitada também.

Sabe aquela variação de humor repentina, que muda com facilidade, mas sem ter um motivo aparente?

Este tipo de alteração de humor ou até a falta de equilíbrio dele é algo a se atentar também.

 

Alteração de Humor

 

Distanciamento Social

Se perceber que está se isolando ou até se afastando das pessoas que você tem consideração, isso pode ser um sintoma da saúde mental ruim.

Deixar de conversar ou conviver com pessoas importantes para você, como familiares e amigos, pode ser bastante prejudicial para a sua saúde mental.

 

Distanciamento Social

 

Outros problemas de saúde

Dores de cabeça frequentes, palpitações, cansaço excessivo, queda de cabelo, entre outras coisas podem ser sinais de uma saúde mental debilitada também.

Então, caso tenha algum sintoma desse tipo, o ideal é procurar  ajuda de um profissional da saúde ou especialista para te ajudar e entender o real motivo disto estar acontecendo.

 

Outros problemas de saúde

 

Conclusão – Cuide da sua Saúde Mental!

Por fim, depois de ler este post até aqui, podemos concluir o seguinte: Fique atento á sua saúde mental!

Se tiver uma empresa, fique atento á saúde mental dos seus colaboradores também!

Lembre-se sempre que o bem-estar no trabalho e a qualidade de vida importam muitoooooo, não só para a vida pessoal, mas também para a produtividade deles no serviço.

Então, é muito melhor começar a agir preventivamente e conseguir ajudar estas pessoas a terem uma relação saudável com o trabalho, do que correr atrás de corrigir algo que poderia ter sido evitado.

Esperamos de coração que esse postblog tenha agregado conhecimento para você e fiquem ligados no nosso blog, pois sempre postamos muito conteúdo legal por aqui!

 

Cuide da sua Saúde Mental

 

Cliente Oculto e Saúde Mental

Além disso, você sabia que além de otimizar os processos da sua empresa, a metodologia do cliente oculto pode ser usada para avaliar como vai a saúde mental no trabalho dos funcionários?

Afinal, um colaborador que não é engajado, sem disposição e muito menos animo para trabalhar, impacta diretamente nas operações da empresa.

Além disso, entre em contato com a gente através do nosso formulário de inscrição, que iremos explicar mais sobre nossos serviços!

 

Cliente Oculto e Saúde Mental

 

Redes Sociais da SCO

Instagram

Facebook

Linkedin

Telegram

Twitter

Youtube

Tik Tok