Em uma sociedade onde a sensação de pertencimento, a necessidade de viver momentos, e o desejo de experiências transformadoras é cada vez maior, […]
Em uma sociedade onde a sensação de pertencimento, a necessidade de viver momentos, e o desejo de experiências transformadoras é cada vez maior, as empresas tem lidado com grandes desafios quando o assunto são tendências de atendimento para encantar o consumidor e garantir as vendas.
Com a chegada de 2025 e com as grandes mudanças que o ano de 2024 trouxe para o mercado, é óbvio que as tendências mudariam mais uma vez e muitas coisas seriam deixadas de lado. Por isso, separamos as principais novidades e expectativas para essa nova era em que a Inteligência Artificial, a experiência e a intimidade entre marca e consumidor estão cada vez mais presentes no dia a dia empresarial.
Como Cliente Oculto pode te auxiliar
Com toda certeza você já percebeu que a forma de atender um cliente mudou e muito! Nos últimos anos, canais que antes eram vistos como a elite da comunicação hoje já não possuem o mesmo poder que tinham. Rádio, TV, jornais e outros canais tidos como mais tradicionais foram perdendo espaço para outros meios de comunicação que surgiram com o passar do tempo.
Antes, era muito comum que as empresas lidassem com os consumidores de uma forma engessada e também que o cliente não conseguisse responder as diferentes ações as quais era impactado. Agora, com o avanço da tecnologia e o grande crescimento da ampla concorrência, as empresas perceberam que devem oferecer um atendimento excepcional para se diferenciarem em um âmbito cada vez mais competitivo.
Com a potencialização das redes sociais, a popularização da Inteligência Artificial, além de diversos outros fatores, os consumidores começaram a exigir atendimentos de qualidade mais elevada e mais personalizados, dificultando cada vez mais suas jornadas de compra. Além disso, a capacidade de resposta das comunidades de clientes se tornou cada vez mais instantânea, fazendo com que os resultados de ações comunicacionais fossem extremamente positivos, negativos ou esquecíveis.
Segundo uma pesquisa realizada pela Havard “aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta os lucros em 25% a 95%”. Seguindo essa tendência do mercado, a luta já não é mais apenas para conquistar um cliente, e sim para fidelizar ele. Além disso, com o passar do tempo o perfil dos consumidores vem se alterando drasticamente.
O que estudiosos consideram como Consumidor 1.0 já chega na sua quinta versão para 2025. Ou seja, o consumidor que antes estava acostumado em um contato mais presencial e apenas soluções de problemas, hoje já possui grande intimidade com a tecnologia e busca mais agilidade, proximidade e experiência.
Isso faz com que o movimento de Customer Centric, assim como as estratégias de Customer Experience, se tornem cada vez mais populares e necessárias no mercado de atendimento. Ou seja, colocar o foco total no cliente como o centro de todos os processos e operações. O que, segundo pesquisa realizada pela Deloitte aumenta em até 60% os lucros de uma empresa.
Vamos ver quais as principais novidades e movimentos que estão ganhando força desde o final de 2024 e podem transformar seus resultados durante esse ano. Isso vai facilitar o processo para que a sua empresa consiga agradar o novo perfil de consumidor do mercado, assim como para se manter atualizada em comparação aos concorrentes.
Cada vez mais, as empresas precisam utilizar os dados de CRM para entregar produtos e experiências personalizadas aos clientes. A personalização vai além de chamar o cliente pelo nome: envolve entender suas preferências, comportamentos e necessidades. Criando uma relação mais intimista e pessoal com o mesmo, sempre com a busca de fidelizá-lo no seu banco de clientes.
A empresa não pode mais oferecer carne para um vegetariano ou roupa P para uma pessoa que veste G. Os consumidores esperam que esse cuidado mínimo seja tomado durante divulgações de produtos ou de ações. Pequenos erros podem fazer a diferença entre um cliente fiel e um consumidor frustrado. Por isso, ao mandar um e-mail sobre um produto novo, é esperado que a empresa tenha listas específicas e bem definidas para segmentar o envio, por exemplo.
Saiba mais sobre como usar o CRM para personalizar o atendimento.
Somos impactados diariamente por anúncios de produtos, e é muito frustrante quando vamos até a loja e não encontramos o item desejado. As marcas precisam integrar seus canais e garantir que o consumidor tenha uma experiência fluida, independentemente de onde ele compre.
O atendimento omnichannel significa que o cliente pode iniciar uma conversa no Instagram, continuar pelo WhatsApp e finalizar a compra no site sem perder informação ou qualidade na interação. Dessa forma, ele se sente no centro do seu processo e entende que você o acompanha em todos os momentos de forma complementar e natural.
Segundo pesquisas de mercado, em média, 86% dos consumidores se sentem dispostos a pagar mais para terem mais conforto e rapidez em seus atendimentos. Isso significa que desejam que o processo de compra seja cada vez mais cômodo e conveniente para a sua realidade.
Empresas que costumam demorar para responder ou resolver problemas se arriscam em perder consumidores para concorrentes que são mais rápidos para dar as devidas tratativas que o cliente deseja.
Isso significa investir em automação, chatbots eficientes e processos internos que facilitem a resolução das demandas do cliente. Dessa forma, você evita burocracias desnecessárias e passa a fortalecer a sensação de proximidade com o consumidor.s
A Inteligência Artificial está revolucionando o atendimento ao cliente, o que já acontece há alguns anos, principal após o período pandêmico. Desde previsões de demanda até vendas cruzadas, a IA pode otimizar a experiência do consumidor e a eficiência operacional da empresa. Porém, não é a única ferramenta ou metodologia do mercado que pode tornar o atendimento da sua empresa mais potente.
Chatbots inteligentes, assistentes virtuais e análise preditiva são algumas das inovações que, de fato, permitem oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado. Entretanto, conhecer a opinião do seu consumidor e saber utilizar esses dados para promover as otimizações necessárias nas vendas é ainda mais importante!
Nesses casos métodos como o Cliente Oculto são mais relevantes, principalmente quando são aliados a tecnologia para promover insights valiosos para as empresas. Aqui na Seu Cliente Oculto além de garantir avaliações com todos os dados que precisa saber da jornada do seu consumidor, você ainda tem acesso a uma plataforma completa que reúne esses dados com Inteligência Artificial e cria dashboards personalizados para você visualizar tudo o que precisa.
Essa última tendência de atendimento é,sem dúvidas, a mais importante. De nada adianta ter sistemas de última geração e investir em IA se o atendimento humano é ruim.
Um sorriso no rosto, uma abordagem educada e resolutiva e o comprometimento em solucionar problemas são fatores que continuam sendo decisivos para a satisfação do cliente. Empresas que dominam o básico e agregam tecnologia são as que realmente encantam e fidelizam seu público.
Por isso, uma das tendências de atendimento que nunca falham é o básico feito da forma correta. Muitas empresas costumam não tem acesso a ferramentas tecnológicas ou jornadas de compra super personalizadas, mas o atendimento humano consegue ser intimista e gentil o suficiente para fidelizar e encantar um cliente. Afinal de contas, quem se sente confortável comprando em um lugar em que é mal recebido?
O método de Cliente Oculto é uma das formas mais eficazes de avaliar e aprimorar o atendimento ao cliente. Através dessa estratégia, empresas podem identificar falhas, inconsistências e oportunidades de melhoria ao simular a jornada real do consumidor.
Com uma análise detalhada, é possível treinar equipes, ajustar processos e garantir que a experiência do cliente seja sempre positiva. Além disso, os insights obtidos ajudam a alinhar o atendimento com as expectativas do público, tornando a marca mais competitiva e preparada para encantar e fidelizar seus clientes. Saiba mais sobre como o Cliente Oculto pode transformar seu atendimento.
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