Negócios

5 dicas de pós-venda para pôr em prática na sua empresa

Publicado em: 8 Novembro 2019 12:59, por Corine

5 dicas de pós-venda para pôr em prática na sua empresa

O que é pós-venda?

Resumindo, o pós-venda é um processo prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Parece simples, porém esse processo é tão importante quanto as outras etapas do processo de venda. O pós-venda é essencial para garantir o Customer Success.

Apesar de fundamental para a fidelização de clientes, essa etapa é ignorada na maioria das vezes. Isso acaba fazendo com que muitas empresas percam a oportunidade de transformar o comprador em um cliente recorrente.

Resolvemos separar algumas dicas de como aplicar técnicas de pós-venda em seu negócio. Confira abaixo:

 


  1- Peça Feedback ao seu cliente

O Feedback é a opinião que o cliente fornece quando é questionado sobre a experiência com os produtos e serviços, bem como sobre os processos de compra e os contatos com a empresa. Ele tem muito valor para a empresa, pois permite avaliar a utilidade dos produtos ou serviços, grau de satisfação, identificar melhoria e muito mais.

Por isso é de extrema importância levar em conta todas as opiniões fornecidas e utilizar isso para fazer melhorias, focando sempre no cliente.


 2- Ofereça descontos

    Sabemos que todo mundo ama descontos e essa é uma das maneiras mais eficientes de engajar o cliente no pós-venda.

   Você também pode realizar campanhas para clientes que demonstraram interesse na sua marca. Uma dica é oferecer cupons para quem está visitando sua página pela primeira vez.

 

  3-  Faça contato em datas especiais

   Como sempre falamos aqui, clientes são acima de tudo Seres Humanos repletos de sentimentos. Entrar em contato em datas comemorativas, como aniversários, revelam que a marca se preocupa não apenas com a venda, mas com o bem-estar do cliente.

    Vale a pena oferecer brindes e descontos exclusivos para a ocasião, mas apenas uma mensagem pode fazer muita diferença.

 

   4- Divulgue lançamentos

   Dar prioridade para clientes já existentes na divulgação de um lançamento é excepcional para a fidelização, pois mostra que a marca valoriza seus compradores antigos e oferece em primeira mão as notícias sobre novos produtos e serviços.

   A exclusividade é uma grande sacada para a fidelização. Fazer com que o cliente se sinta especial faz com que ele viva uma experiência além do comercial.


  5- Suporte eficiente

O cliente pode precisar fazer contato com a empresa após adquirir um produto. Por esse motivo é essencial que a empresa tenha um canal de comunicação ativo e eficiente.

Nunca se deve abandonar um cliente no pós-venda. Ele precisa de ajuda para conseguir os melhores resultados com o produto ou serviço adquirido. E pode estar procurando informações para fazer uma nova compra.

 

Conclusão

A jornada do cliente não chega ao fim quando a compra é efetuada. É necessário continuar interagindo com seu consumidor e proporcionar uma boa experiência no pós-venda para atingir a fidelização.



O foco no cliente é o caminho para o sucesso da sua empresa. É necessário dar atenção e adequar os processos ao sucesso do seu consumidor.

Agora que já sabe um pouco mais do assunto, que tal pôr em prática algumas ações? 





Seja o primeiro a comentar!