Você já usou o downsell para elevar o faturamento da sua empresa? Essa técnica é muito aplicada para que o cliente volte […]
Você já usou o downsell para elevar o faturamento da sua empresa?
Essa técnica é muito aplicada para que o cliente volte a consumir o seu produto, e assim aumentando o ticket médio.
Contudo, se ainda não a aplicou vamos explicar nesse blog post como você pode aplica-la em seu negócio.
A princípio, como o próprio nome já diz downsell é quando um cliente está prestes a desistir de uma compra e/ou contratação de um produto.
Sendo assim, o downsell é uma última oferta que apresenta algum tipo de desconto ou uma mercadoria de melhor custo benefício com o intuito de chamar atenção do cliente novamente e assim gerar a compra.
Por exemplo, você tem um plano de televisão que em um determinado ponto começou a ficar com um valor alto.
Ao ligar para efetuar o cancelamento é oferecido para você um plano com um preço menor, mas com as mesmas vantagens.
Nesse sentido, essa é uma forma que a empresa aplicou o downsell com o intuito de reconstruir o relacionamento com você, cliente.
Entretanto, é essencial saber que esse tipo de método deve ser feito com uma estratégia muito bem pensada e no período certo.
Primeiramente, um dos principais benefícios do downsell é que ele pode impulsionar o faturamento da sua empresa, já que nele você consegue alcançar um número maior de clientes.
Sendo assim, outra vantagem dessa estratégia, e que você tem a chance de recuperar leads quase perdidos aumentando assim, o volume de conversão da sua empresa. Pois, ao aplicar o downsell o cliente pode adquirir aquele produto e ampliar o ticket da sua empresa.
Sem contar que, utilizar o downsell pode aproximar o cliente da sua marca, é importante lembrar que no futuro você também pode utilizar o upsell. Fazendo com que o ticket médio desse cliente aumente.
O upsell, é uma técnica de negociação em que você pode incrementar o seu produto ou serviço com algum outro, fazendo assim com que o lucro seja um valor maior.
Nesse ponto, você já sabe o que é o downsell como funciona e quando aplicá-lo, confira algumas dicas para ampliar o faturamento do seu negócio, além de adquirir novos clientes.
Inicialmente, muito se fala em diversas campanhas que o cliente precisa ser o centro das atenções.
Porém, no caso do downsell esse ponto é essencial tendo em vista que o principal foco da metodologia é reconquistar o cliente e não perder aquela conversão.
É bom sempre se perguntar também se o que você está oferecendo, se condiz com a necessidade dele naquele momento.
A equipe de vendas tem um papel crucial quando se pensa em converter os leads.
Sendo assim, treine sempre a sua equipe de colaboradores para aperfeiçoar as técnicas e melhorar a abordagem, além da comunicação que os mesmos têm com o seu cliente.
O downsell, é um tipo de estratégia que geralmente precisa ser pensado com antecedência por isso é muito importante que os vendedores saibam exatamente qual o produto e/ou serviço, será oferecido nesse tipo de situação.
Afinal, ter os descontos e as propostas oferecidas já em mente facilita muito todo o processo.
Inicialmente, novas tendências estão surgindo o tempo todo. Para conquistar o sucesso é de suma importância que você faça um filtro do que tem ou não sentido para o seu modelo de negócio.
Dessa forma, conheça as dores de seus consumidores e garanta que o seu produto ou serviço seja exatamente o que ele precisa para resolvê-las.
Sendo assim, é uma estratégia vantajosa ter em seu estoque um mix variado de produtos. Pois, com isso você terá um número maior de produtos para oferecer para o seu público na hora em que for negociar.
Por diversas vezes o downsell pode ser também baseado em oferecer um produto diferente, porém com o valor menor e que supra a necessidade real do cliente.
Saber exatamente o ponto em que deve aplicado o downsell é de suma importância, até porque caso você ofereça o seu desconto muito tarde ele não trará o mesmo resultado.
Isto é, o melhor período para colocar o downsell em pratica é na hora em que o cliente não está mais disposto a consumir seus produtos e serviços.
Sendo assim, a redução de valor pode fazer com que o cliente ainda sim efetue a compra de um produto da sua empresa.
Por fim, é notado um crescimento no ticket médio de empresas que implementam essa metodologia. O cliente que poderia não efetuar a compra, acaba fazendo a mesma por conta do valor estar mais baixo.
Por fim, podemos concluir que downsell, é um modelo de estratégia que se aplicada da forma correta, pode trazer um resultado positivo e a ampliação no ticket das empresas.
Afinal, converter um potencial cliente pode ser mais simples se você aplicar a metodologia de downsell, pois com o auxílio dela você conseguirá fazer com que ele compre o produto.
Ou seja, investir no downsell é uma ótima ideia para o aumento do consumo dos seus produtos.
Porém, ela precisa ser muito bem analisada de acordo com a realidade da sua empresa, antes de ser implementada para que seja mais exata possível.
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
Enfim, não se esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais.
Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.
Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.
A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.
Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.
Temos uma plataforma exclusiva com dashboards para acompanhar os resultados
e saber exatamente como está e o que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes.
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.