Estabeleça metas de diversidade e inclusão para a sua empresa

Metas são muito importantes e relevantes para qualquer tipo de empresa. Desde metas de faturamento, em números no digital ou até mesmo de economias nas despesas internas, elas são mensalmente traçadas nas corporações, buscando ter o controle do trabalho feito pelos seus colaboradores. Além disso, progredir e evoluir cada vez mais. Uma meta não muito […]

Vitória Coimbra
25 de novembro de 2021
A importância da diversidade e inclusão nas empresas

Metas são muito importantes e relevantes para qualquer tipo de empresa. Desde metas de faturamento, em números no digital ou até mesmo de economias nas despesas internas, elas são mensalmente traçadas nas corporações, buscando ter o controle do trabalho feito pelos seus colaboradores. Além disso, progredir e evoluir cada vez mais. Uma meta não muito falada é a meta de diversidade e inclusão, você sabe a importância desse tema para a sua empresa?

Diversidade e inclusão

A importância de incluir em todos meios sociais pessoas diversas vem ganhando cada vez mais força e atenção da população. Em outras palavras, no ambiente de trabalho incluir ainda é uma resistência para muitas empresas. Estamos falando de pessoas com deficiências, diferentes orientações sexuais, todos os tipos de etnias, religiões e quaisquer outro motivo que possa ser considerado uma barreira ou empecilho na vida de alguém.  

Pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, afirmam que mulheres ganham apenas 77,7% do salário dos homens. O projeto “Demitindo preconceitos” fez um levantamento e relatou que 38% das empresas têm restrições em contratar LGBTQIA+. Novamente de acordo com o IBGE, negros ganham 31% a menos do que brancos. São incontáveis os dados que mostram que a diversidade é um grande problema no mercado de trabalho, mas, em contrapartida, as empresas atuais que se preocupam com seus clientes e usuários, vem tentando mudar esse cenário. 

Podemos citar como exemplo o NU bank, que possui metas de diversidade e inclusão e deixa bem claro em suas redes sociais que está fazendo sua parte. O banco promove lives e eventos, posts e vídeos que mostram a diversidade da equipe e assim, buscam passar uma mensagem de respeito. 

 

Diversidade e inclusão NUBANK  Diversidade e inclusão NUBANK

 

Outra empresa brasileira que é destaque em metas de diversidade e inclusão, é a Magazine Luiza. A Magazine implantou um programa de treines para negros, visando preencher a meta estabelecida e assim incluir todo tipo de pessoa na corporação. 

 

Campanha de Diversidade e Inclusão Magalu

 

Como eu aplico metas de diversidade e inclusão na minha empresa?

Reunimos então algumas dicas que podem auxiliar sua empresa a aplicarem metas de diversidade e inclusão:

 

  • Liderança 

 

O líder precisa ser o exemplo para toda a equipe. É de extrema importância dar exemplos de atitudes que toda a equipe deve seguir. Bem como, promover  metas, desafios, além de garantir que as políticas sejam seguidas à risca e serem realmente inclusivas, além de estimular todos os colaboradores a participarem do tema em questão. Como líder, ele deve ser o espelho de toda a empresa, com transparência e compromisso, no qual todos da equipe irão enxergar a diversidade e inclusão. 

 

  • Bem estar e segurança 

 

É de extrema importância que todos os colaboradores se sintam seguros, físico e psicologicamente no ambiente de trabalho. Para que isso seja possível, a criação de políticas internas com tolerância zero a qualquer tipo de ação que ofenda ou agride algum colaborador. 

 

  • Garantir a igualdade e não discriminação 

 

Dessa forma, gênero, raça, orientação sexual, etnia, idade, crenças, deficiência, não podem ser motivo para exclusão ou discriminação. Dentro de uma corporação, todos os colaboradores devem ser tratados com igualdade em todas as oportunidades. Em seus pagamentos, cargos e promoções.

  • Promover educação e treinamentos  

 

A educação é a resposta para tudo. A promoção de cursos, palestras, discussões, reuniões e qualquer ideia na qual ocorra a troca de informações e conhecimento entre os membros. Usadas com sabedoria, essas estratégias podem ser muito enriquecedoras e ajudar fortemente na educação e inclusão dos colaboradores. 

 

Assim, a maneira de começar a implantar metas de diversidade e inclusão é localizando as falhas e ausências. A partir de então, será possível estabelecer um plano para conseguir proporcionar um ambiente inclusivo para todos!