Veja como fazer o seu planejamento estratégico em 2022

Ainda estamos no começo de 2022 e buscar um planejamento estratégico para a sua empresa é uma premissa muito importante para manter a ordem e conseguir traçar os sonhos almejados para a empresa. Nesse sentido, nós vamos te ajudar a estruturar e manter o foco ao longo do ano com algumas dicas!   Qual é […]

Vitória Coimbra
4 de fevereiro de 2022
Planejamento Estratégico 2022

Ainda estamos no começo de 2022 e buscar um planejamento estratégico para a sua empresa é uma premissa muito importante para manter a ordem e conseguir traçar os sonhos almejados para a empresa. Nesse sentido, nós vamos te ajudar a estruturar e manter o foco ao longo do ano com algumas dicas!

 

Qual é de fato a importância do planejamento estratégico?

 

Para garantir o sucesso de uma empresa, é necessário seguir 3 passos:

O primeiro passo é ter objetivos claros e organizados, estabelecer tudo que a empresa almeja ao longo do ano. O segundo passo, é o planejamento estratégico, isto é, planejar os passos para que as ações não fujam dos objetivos. No terceiro e último passo é a execução, onde após pontuar e saber como realizar, a equipe irá de fato ir em busca com a mão na massa. 

 

E é por meio do planejamento estratégico que o sucesso se torna algo mais palpável, já que quando planejado, é possível observar os avanços a curto, médio e longo prazo. Tornando então possível o direcionamento, a postura e a mudança de demandas dentro de uma empresa. É de extrema importância que toda empresa tenha isso claro, envolvendo toda a equipe. 

 

Quais são os tipos de planejamento estratégico?

 

Existem várias maneiras de se planejar no mundo empresarial, vamos citar os 3 tipos mais comuns que podem ser aplicados a curto, médio e longo prazo. Se atentar às demandas e planos da sua empresa é um fator decisivo na hora de escolher qual aplicar. 

 

Planejamento operacional (curto prazo) 

 

É o planejamento mais comum em qualquer ambiente de trabalho e garante que a empresa consiga fluir no dia a dia, as tarefas básicas e rotineiras que precisam dar certo. Consiste em pequenas metas que devem ser batidas diariamente, podendo ser usar ferramentas como planners, trello, asana, google agendas, etc… que conseguem auxiliar no “check” diário, garantindo que nada seja deixado de lado. 

 

Planejamento tático (médio prazo) 

 

Esse planejamento é feito para objetivos e metas que devem ser cumpridas em um prazo médio de até 2 anos. São tarefas mais trabalhosas que precisam de um tempo maior para serem executadas, muitas vezes tarefas que dependem de terceiros, fazendo com que o prazo seja mais extenso que o planejamento operacional. O planejamento tático conta com o auxílio de mais de um setor interno, geralmente são ações monitoradas pelo marketing, RH, comercial e a junção de todos, permitindo que a tarefa seja executada com todas as suas complexidades.

 

Planejamento estratégico (longo prazo) 

 

É aqui que deve ser espelhado todos os objetivos, sonhos, planos e metas a longo prazo para a empresa. Contudo, esse plano define o futuro da empresa em um tempo médio de 2 a 10 anos, podendo conter pautas como expansão, desenvolvimento de novos produtos, melhorias em equipamentos, entre outros. 

 

Como ter uma empresa que consegue realizar seus objetivos por meio dos planejamentos? 

 

Agora que você já conhece os tipos de planejamentos e sabe a importância de aplicá-los no seu ambiente de trabalho, vamos dar algumas dicas de como conseguir não perder o foco e executá-los com eficácia. 

 

Fortaleça a identidade organizacional 

 

Ter muito claro para todos os colaboradores a visão, missão e valores da empresa, é um ponto muito importante na hora de cuidar da identidade organizacional. Esses pontos são essenciais para a tomada de decisões e cumprimento de planejamentos estabelecidos. A identidade organizacional é como um guia que irá passar por todos os processos, como contratar pessoas, fechar contratos e até mesmo resolver conflitos internos. 

 

Faça um diagnóstico sobre a atual situação da empresa

 

Não existe maneira melhor de resolver um problema, do que encontrando sua raiz. Se sua empresa tenta manter um planejamento seja ele diário e não está obtendo sucesso, buscar a razão pelo qual tarefas não estão sendo entregues pode ser o fator necessário para estabelecer um novo planejamento. A falta de comunicação entre setores é sempre uma barreira a enfrentar, já que são pessoas diferentes de áreas diferentes colaborando juntos. Ir em busca de atividades e plataformas que incentivem a comunicação pode ser a solução. 

 

Tenha metas realistas

 

De nada adianta sonhar com faturamentos absurdos se não é a realidade do seu negócio. Estipular metas absurdas pode ser um grande desmotivador para a equipe, uma vez que tudo está tão impossível, é melhor nem tentar. Ser realista nos seus objetivos não quer dizer que você não possa sonhar. Mas, é sim necessário dar um passo de cada vez para conseguir crescer com força e firmeza, garantindo o sucesso e conforto de todos. 

 

Faça um acompanhamento para garantir o sucesso do seu planejamento

 

Trabalhamos com pessoas e pessoas estão em constante mudança. É muito importante um acompanhamento seja ele mensal, semestral, mas que garanta que os processos ainda fazem sentido. Muitas vezes as tarefas podem ser adaptadas, conforme o ritmo de trabalho de cada pessoa. E esse fator não é um problema quando monitorado e efetivo. Acompanhar a equipe garante que os processos não parem de funcionar, mas sim possam melhorar cada vez mais. 

 

Planejar demanda tempo e muito trabalho, mas pode ser a solução para simplificar processos e tornar sua empresa cada vez mais dinâmica e efetiva. Entretanto, é necessário ter em mente a flexibilidade para garantir que tudo flua da melhor forma, sem prejudicar nenhuma parte. E você, já fez seu planejamento hoje?