3 estratégias de atendimento inspiradas por podcasts

Uma narrativa envolvente, o foco no ouvinte e a criatividade são a essência de um podcast para criar conexões duradouras com seus ouvintes. […]

Marcelo
27 de dezembro de 2024

Uma narrativa envolvente, o foco no ouvinte e a criatividade são a essência de um podcast para criar conexões duradouras com seus ouvintes. Já pensou se você conseguisse se inspirar nessas características para promover um atendimento ao seu cliente mais potente? Essa pode ser uma ótima fonte para se beber quando o assunto é estratégias de atendimento, ou seja, para aplicar na sua empresa e otimizar seus resultados de vendas.

Se inspirando no formato de diferentes podcasts, podemos criar estratégias criativas que elevarão o padrão do seu atendimento e gerarão clientes mais satisfeitos, além de, é claro, mais fieis a sua marca. Por isso, separamos aqui três dicas que irão transformar a maneira que você promove a experiência do seu consumidor vindas de podcasts!

O QUE VOCÊ VAI VER NESSE BLOGPOST:

A importância de referências no atendimento

Como priorizar a escuta ativa

Afinal de contas, como usar storytelling no atendimento

Criação de um espaço de diálogo com clientes

 

Um atendimento inesquecível com referências

O atendimento não é diferente de nenhum outra área que você vê em uma empresa. Assim como o financeiro que precisa de estratégias para otimizar gastos e lucros, ou assim como o marketing que precisa de estudo e planejamento para criar campanhas lucrativas, o atendimento não foge disso.

Muitas das vezes pensamos que um bom atendimento se resume em um profissional que gosta de conversar ou em uma plataforma que funcione bem. Na verdade, o atendimento é mais complexo e exige estudo, técnico e principalmente estratégia. O atendimento com educação e cordialidade é o básico de um atendimento, mas ainda existe muito mais por trás.

Existem técnicas para saber lidar com as objeções de um cliente, como contorno questionamentos, como lidar com diferentes perfis e até mesmo como gerir uma possível crise com aquele consumidor que pode ser um pouco mais problemático. E nisso os podcasts tiram de letra! Por exemplo, com humor, leveza e naturalidade, os podcasts conseguem cativar ouvintes de todos os tipos e fidelizar pessoas às marcas com facilidade.

Por isso, separamos essas três estratégias inspiradas no formato que tem se tornado o queridinho do mercado de conteúdo e que pode crescer ainda mais para 2025.

 

Estratégia 01 • Priorize a escuta ativa como estratégia de atendimento

Um dos segredos para o sucesso dos podcasts é a capacidade dos anfitriões de escutarem atentamente seus convidados. Dessa forma, eles criam conversas que não perdem a naturalidade, passam uma intimidade sutil e, além disso, transportam o assunto para uma profundidade pessoal.

Essa abordagem pode ser traduzida como escuta ativa, ou seja, é quando o atendente consegue captar integralmente às necessidades de um determinado cliente. Fazendo isso sem interromper ou tirar conclusões precipitadas. Ainda assim, isso faz com que o atendente consiga criar conexões genuínas e intimistas com o consumidor, criando um diálogo mais personalizado.

Quer ver um exemplo disso? Dá uma olhada nesse reel que o nosso CEO, Bruno Vasconcelos, conta um caso que mostra como a escuta ativa e o armazenamento de informações que parecem irrelevantes podem garantir uma venda.

Mas, afinal de contas, como implementar a escuta ativa na sua estratégia de atendimento?

Uma boa forma de implementar essa estratégia é capacitar a sua equipe para identificar as reais necessidades dos clientes por perguntas abertas e empáticas durante o atendimento. É muito comum, muitas das vezes, mesmo com o conhecimento dos produtos e serviços na ponta da língua, o seu atendente não conseguir captar o que o cliente precisa e atender sua necessidade.

Outra forma interessante de implementar esse tipo de estratégia é utilizar de plataformas de CRM para conseguir registrar e acompanhar toda a jornada do seu consumidor, principalmente em casos onde ele pode ter contato com sua marca em diferentes lugares ao mesmo tempo.

Mais uma ideia que pode ser fundamental é o incentivo aos feedbacks sobre o atendimento e todos os processos que o cliente tem contato. Assim você pode ficar por dentro de todos os pontos que estão dando certo e os pontos que precisam de melhoria. Uma ótima forma de fazer isso é aplicando a metodologia de Cliente Oculto onde você consegue ter resultados mais específicos, entender todos os pontos que precisam ser trabalhados e otimizar suas vendas.

dicas para ter uma escuta ativa na sua empresa

 

Estratégia 02 • Podcast ensinando como construir histórias potentes

O que faz alguém se prender em um podcast é o storytelling envolvente! Isso pode ser uma ferramenta potente no seu atendimento ao cliente. Contar histórias reais e relacionar elas aos desafios dos clientes que você atende, ajudam a humanizar a marca, além de transmitir mais credibilidade e confiança.

A famosa prova social está presente na maioria dos podcasts e, muitas vezes, é o que faz com que eles sejam tão adorados pelo público. Ouvir histórias sobre o dia a dia relacionados a algum tópico de interesse do ouvinte é o que torna a fidelização do podcast ainda mais efetiva.

Isso pode ser aplicado no seu time de atendimento também! Não estamos dizendo que você deve inventar histórias para se conectar com seu público, o seu time pode usar suas próprias histórias ou até mesmo de outros clientes para gerar um elo genuíno com o consumidor.

Como usar o storytelling em estratégias de atendimento:

  • Treine seus atendentes para usarem exemplos práticos e casos de sucesso durante as interações com os clientes.
  • Crie uma biblioteca de histórias da empresa que demonstrem como vocês solucionaram problemas similares aos enfrentados pelo cliente.
  • Utilize essas histórias em campanhas de e-mail, redes sociais e outros canais de comunicação.

 

Estratégia 03 • Crie um esboço de diálogo ou um script

Verdade seja dita: você e o seu time de atendimento vão lidar com múltiplas situações ao longo de um mesmo dia, quem dirá ao longo de um mês inteiro. Entretanto, é um fato de que muitas situações são muito similares entre si e que podem ser respondidas até com a mesma solução. Por isso, uma boa ideia é ter um esboço de diálogos ou um script.

O esboço nesses casos funciona como um guia para que você consiga determinar algumas abordagens conforme a raiz do problema. Por exemplo, você define que se caso o problema do cliente for a qualidade do produto, o seu time de atendimento tem que responder com o contato para o setor de qualidadetransmitir segurança de que o problema será resolvido. Isso ajuda para nortear a tonalidade, as palavras e até a forma de se comunicar.

 

Como aplicar a ideia do esboço de diálogo:

  • Crie um guie com perguntas frequentes e como responder a elas
  • Deixe seu time orientado de como identificar se um problema pode ser parecido ou não com outros comuns
  • Utilize as outras dicas e estratégias juntamente com essa para ter um resultado otimizado

 

Referências são as suas maiores aliadas!

Assim como um bom podcast, o atendimento ao cliente deve ser autêntico, engajador e centrado nas pessoas. Ao adotar estratégias inspiradas na dinâmica dessa mídia, sua empresa pode transformar interações rotineiras em experiências significativas! Com isso, você pode construir relações de longo prazo com seus clientes e criar uma comunidade poderosa de vendas. Essas estratégias de atendimento são fundamentais para construir uma boa percepção da sua marca!

Por isso, é importante sempre buscar referências de mercado, até mesmo no que parece não ter relação direta com algum assunto para ter mais insights sobre como alinhar atendimento ao cliente com as melhores práticas do mercado.

E se ainda quiser saber mais coisas fique atento ao blog da SCO e prepare-se para o lançamento do nosso podcast!

 

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