O bloqueio criativo é nada mais que uma perda temporária da habilidade de realizar ações que envolvam a criatividade, como criação de textos, […]
O bloqueio criativo é nada mais que uma perda temporária da habilidade de realizar ações que envolvam a criatividade, como criação de textos, artes, histórias, projetos, ou seja, atividades que envolvam a criação. Quem costuma criar muito, corre o risco de cair no limbo do bloqueio criativo, mas não se preocupe! É muito comum que isso aconteça e vamos te ajudar a contornar a situação.
Antes de tudo, é necessário entender porque o bloqueio criativo está acontecendo, a partir de então será mais fácil lidar com o problema e buscar maneiras de escapar do bloqueio.
Agora que você já sabe o que é o bloqueio criativo, podemos identificar a sua causa específica e utilizar de algumas artimanhas para conseguir seguir com o ritmo de trabalho. Sendo assim, vamos listar 10 dicas que podem auxiliar quem sofre com o bloqueio criativo, pegue o papel e caneta e experimente!
Quanto mais você consumir informações, culturas e novidades, maior vai ser seu repertório na hora de criar. Por isso ouça músicas, veja filmes, conheça e converse com pessoas diferentes, veja fotos em redes sociais, leia livros, veja revistas e garanta que está realmente consumindo um bom conteúdo. São atividades que podem ser feitas até mesmo em intervalos, onde não afetaram seu tempo.
Uma pausa pode ser uma ótima estratégia para clarear mentes. Uma vez que o cérebro está trabalhando arduamente, o cansaço aparece, acarretando no bloqueio criativo.
Tentar entender melhor o que se trata, com certeza facilita o processo. Quando você tem um exemplo, uma inspiração, tudo flui com mais naturalidade e sem apresentar nenhum problema
Não é necessário saber desenhar perfeitamente, mas quando colocamos nossas ideias no papel, tudo parece mais claro e viável. A possibilidade de visualizar o que está sendo idealizado ajuda a direcionar melhor as ideias e fluir com o projeto.
A internet pode ser um grande aliado e ao mesmo tempo um grande vilão para a criatividade. É um aliado pois oferece uma gama muito extensa de conteúdos e referenciais que podem ajudar, em contrapartida, quando usada em excesso, pode ser uma grande distração. Rodar o feed da rede social pode consumir o tempo, atrapalhar no foco e diminuir a produtividade. Logo, em momentos de criação intensa, desligar os aparelhos pode ser muito benéfico para a concentração e foco.
A princípio, é comprovado que o café é um ótimo estimulante energético. Ao entrar em contato com a corrente sanguínea, ajuda a alertar, acordar e se concentrar mais. Existem também pesquisas que comprovam que o café pode aumentar a criatividade e ajudar principalmente escritores. Mas, é importante lembrar que o café tem que ser tomado com moderação.
Muitas vezes a causa do bloqueio mental é justamente o cansaço. Por que não jogar um jogo? Pode ser no celular, no computador ou até mesmo em um jogo de tabuleiro. Uma atividade que promove a sensação de relaxamento e diversão é uma ótima ideia para relaxar a mente e posteriormente, conseguir focar com atenção.
Tente se lembrar dos benefícios que o resultado final entregue trará. Dinheiro na conta? Ver um projeto muito grande em vigor? Busque um ponto que te motive e dê mais ainda vontade de acabar o projeto. Crie também uma recompensa caso você consiga terminar no prazo estipulado. Ao saber que terá um benefício, a vontade de terminar aumenta mais ainda, forçando assim a mente a ter ideias.
Você sabe o que é um brainstorm? Do inglês, significa chuva de ideais. É um processo muito conhecido no meio da publicidade e do marketing que consiste em pensar em um problema e listar todas as soluções que aparecerem em sua mente, soluções lógicas e até mesmo absurdas. Logo depois a criação da lista, faça uma seleção das ideias viáveis e não viáveis, e utilize da lista para pensar em alguma solução, misturando ideias ou até levando todas como base para criar uma nova.
O bloqueio criativo pode ser driblado e evitado, realizando várias ações que promovem o relaxamento mental e induzem o pensamento criativo.
Gostou desse conteúdo?! Acompanhe o nosso blog.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.