Uma das partes mais importantes para criar estratégias bem elaboradas de uma empresa, começa com a definição do perfil de cliente ideal do […]
Uma das partes mais importantes para criar estratégias bem elaboradas de uma empresa, começa com a definição do perfil de cliente ideal do negócio.
Esse perfil de cliente ideal é o que chamamos de persona, ou também de avatar. A persona assume um papel de cliente fictício. Algumas características são atribuídas ao cliente fictício para que ele se aproxime o máximo possível de um cliente real. Para isso, é interessante que a persona seja criada por um profissional da área especializada nisso. Na maior parte dos casos o marketing assume essa função.
Para começar vamos entender primeiro como definir o perfil de cliente ideal, e como criar a persona para o seu negócio.
Para criar uma persona e assim entender qual é o perfil de cliente ideal, é necessário passar por alguns pontos.
Com base em análises comportamentais reais, defina uma identidade para a persona. É interessante criar um nome, sexo, faixa etária, pontuar os principais hobbies, estilo de vida, ocupação. Imagine que você está descrevendo quem são os clientes que consomem na sua empresa. A partir daí monte a sua persona.
É muito importante que a persona seja construída com base em dados existentes, e não suposições.
Ana precisa criar a persona da sua recém inaugurada loja de doces caseiros. De acordo com os clientes reais que ela já tem, Ana levantou alguns perfis de clientes.
Antes de mostrar qual é a persona da loja da Ana, é importante lembrar que existe uma diferença entre persona e público alvo.
Ana levantou que o seu público alvo são mulheres, acima dos 30 anos e abaixo de 65, que tem um emprego fixo, com média de renda de 4.000,00, da cidade de São Paulo, e estão bastante presente nas redes sociais.
Com isso podemos exemplificar a persona. (Para construir essa etapa, conte uma breve história de como seria a vida e os hábitos da sua persona.
Vamos lá:
Paula tem 40 anos, é casada e mora com seu marido e 1 filho de 5 anos na cidade de São Paulo. Ela é gerente de uma loja de roupas de um centro comercial. Antenada no mundo digital, ela gosta de consumir conteúdo de moda, culinária e ler notícias atualizadas nas redes sociais e em blogs. Paula é muito ligada à família e no fins de semana gosta de levar o filho para espaços públicos e curtindo uma natureza. Gosta também de praticar atividades ao ar livre e ir no cinema. O trabalho ocupa alguns horas das suas noites durante a semana, por isso ela é prática e prefere atividades que geram menos trabalhos domésticos para ela em casa no seu dia a dia.
Dando esse exemplo foi possível entender como construir uma persona, certo? Agora pense que Ana sempre irá lembrar da Paula (sua persona) na hora de criar estratégias para alavancar ainda mais as suas vendas.
Vimos até agora como criar uma persona, mas, quase toda empresa não tem somente UM perfil exclusivo de cliente. É essencial entender isso para saber como atender da melhor maneira cada um deles. Existem clientes que buscam mais atenção e são indecisos no momento da compra. Existem aqueles outros que já são mais diretos e decididos. Mas, os diferentes tipos de clientes não interferem na criação da sua persona.
Justamente pensando nessa diversidade de consumidores de uma mesma marca ou produto, que podem (e devem) ser criadas mais de uma persona para uma empresa.
Depois que forem criadas, é fundamental planejar todas as ações pensando nelas. Assim como a Ana vai criar pensando na Paula.
Agora que você entendeu como criar a persona do seu negócio e a importância de definir um perfil de cliente, vamos aplicar essa definição ao perfil de um cliente oculto.
Ao contratar os serviços de cliente oculto você deve informar qual é a persona do seu projeto. Dessa forma, a empresa de cliente oculto consegue selecionar a pessoa que melhor se enquadra dentro do perfil, e assim, obter os resultado satisfatórios nas respostas e nos insights gerados pelo cliente oculto.
Você chegou até aqui, entendeu o que é a persona e a importância da sua definição para um negócio, mas ainda não sabe o que é cliente oculto? Entenda como essa metodologia pode melhorar o seu negócio.
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