Você com certeza já ouviu em algum encontro de família ou de amigos alguém contando casos. É comum narrarmos a nossa experiência para […]
Você com certeza já ouviu em algum encontro de família ou de amigos alguém contando casos. É comum narrarmos a nossa experiência para transmitir para o outro o que foi positivo e negativo daquilo. E são casos dos mais variados tipo, até mesmo uma experiência de compra em determinada empresa. Sendo um cliente apaixonado ou um detrator daquela marca, as pessoas contam o que aconteceu, se foram bem atendidas, se vale a pena comprar naquele lugar, e uma série de outros detalhes.
Se ela tiver vivido um ótima experiência, vai querer que mais pessoas conheçam aquele serviço. Nessas horas, você até se pergunta se a pessoa trabalha no local para fazer tanta propaganda, mas no final, percebe que era apenas um cliente apaixonado falando bem da empresa.
Aqui neste texto você vai descobrir dicas do que fazer para que os seus clientes também sintam essa mesma sensação quando falam da sua marca. Vai aprender também a encantar os seus clientes e a arte de fideliza-los.
Ninguém quer ser atendido por um robô. Mesmo com o avanço da tecnologia, nada substitui um atendimento de um ser humano. É isso que faz com que a pessoa se sinta especial. Algumas marcas criaram uma Brand Persona para tentar encontrar esse meio termo entre a Humanização e a tecnologia. A Magazine Luiza, por exemplo, é um case de sucesso nesse quesito, pois com a criação da “Lu”, ela conseguir criar um elo muito mais forte com os seus consumidores que passaram a confiar muito mais na marca.
Para empresas menores que não tem toda essa estrutura, é importante que os funcionários tentem criar outras situação que os deixem próximos aos clientes. É interessante sempre perguntem o nome do cliente, e se apresentem. Isso cria um laço emocional muito mais forte e faz com que o cliente sinta-se seguro em relação a suas decisões.
É importante você entender as necessidades do cliente, conhecer um pouco mais dele para poder oferecer a melhor solução possível. Ninguém gosta do vendedor que fica oferecendo todos os produtos e falando que todos ficaram ótimos para a pessoa. O vendedor transmite muito mais confiança quando ele descarta aquilo que não vai agradar o cliente e oferece apenas o que realmente irá trazer sucesso para ele.
Essa é a melhor forma de fidelizar o cliente, pois ele terá uma confiança extrema em sua empresa e isso vai fazer ele se sentir completamente apaixonado pela sua marca.
Quando uma pessoa entra em contato com uma empresa e pergunta: Sua loja estará aberta amanhã? Em vários lugares a resposta é simplesmente uma: “Sim. Estaremos abertos amanhã de 8 às 18h”. Essa resposta atende as expectativas, porém ela não cria nenhum tipo de desejo especial ao cliente e não encanta ele desde o primeiro momento.
Nesse caso, o atendente pode além de falar do horário, agradecer a ligação, perguntar o nome da pessoa, perguntar se ele quer agendar um horário, falar que irá preparar todo o atendimento personalizado para ele e efetivamente conquistar o cliente para que ele se sinta apaixonado pela marca.
Além disso, existem várias opções diferenciadas que a empresa pode oferecer, como por exemplo colocar um cheiro especial no ambiente, deixar a temperatura agradável, proporcionar um design atraente. Tudo isso são fatores que vão influenciar positivamente toda a experiência do cliente.
Grande parte das pessoas valorizam a agilidade nos atendimentos. Hoje em dia, mais do que nunca, as pessoas buscam ter suas dúvidas respondidas imediatamente e ter seu problema resolvido rapidamente. Por diversas vezes é possível você ver empresas que não tem o melhor produto nem o melhor preço, mas ganham o cliente por causa da agilidade.
Com as redes sociais e com a velocidade com que as coisas estão acontecendo no mundo de hoje, a velocidade se tornou um atributo extremamente inicial e um grande diferencial competitivo. Voltando para o segmento de comércio eletrônico, existem empresas que entregam hoje em 2h. Isso é com certeza um fator que faz o cliente se apaixonar pela marca e virar um promotor dela.
Toda empresa tem um orçamento definido para telefonia, contabilidade, consultoria, folha de pagamento, marketing. Porém você tem uma verba da sua empresa destinada ao seu cliente?
Essa é uma grande dica e que pouquíssimas empresas no Brasil hoje têm. É muito importante possuir um orçamento específico para encantar o cliente. Dependendo, o cliente que sempre foi muito fiel teve uma experiência ruim por algum motivo, você pode dar um Mimo ou uma bonificação para ele, recuperando toda a credibilidade com a marca.
Essa experiência positiva que ele teve, com certeza vai ser compartilhada com outras pessoas e vai fazer com que ao em vez de ser um detrator, se torne um promotor da sua marca e um cliente apaixonado.
Se você não tiver um orçamento fixo para isso, defina um. Com certeza você terá uma recorrência muito maior e consequentemente muito mais vendas. Afinal de contas, é muito mais fácil reter um cliente do que conquistar um novo.
Todas essas dicas parecem tão comuns, mas quando vamos ver na prática, quase nenhuma empresa consegue aplicar as 5 juntas. Se você já aplica está no caminho certo. Se não aplica, a hora é agora. Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para avaliar se na ponta sua equipe está efetivamente atuando da forma que você espera e se o cliente está realmente apaixonado pela sua marca.
Dentre as ferramentas mais conhecidas estão o NPS e o Cliente Oculto. Enquanto o primeiro te ajuda a saber qual a nota da sua empresa em relação ao grau de fidelidade do cliente, a segunda faz você ter um relatório detalhado sobre tudo que o cliente pensa de você e dos seus concorrentes e te mostra também quais são os caminhos para aprimorar a experiência do cliente.
Você pode hoje mesmo começar a criar uma legião de clientes apaixonados e promotores da sua marca!
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.