Prazer, Mr shopper! Conheça as Formas de Dizer Cliente Oculto

São tantas denominações atribuídas à pessoa que desempenha o trabalho do cliente oculto, que às vezes você pode confundir o significado de algumas […]

Maria Julia Bamberg
9 de abril de 2021

São tantas denominações atribuídas à pessoa que desempenha o trabalho do cliente oculto, que às vezes você pode confundir o significado de algumas delas. Por isso, preparamos um texto para você se familiarizar com as expressões existentes no mundo de um mr shopper! Além disso, separamos dicas de como ficar por dentro de assuntos relacionados ao cliente oculto.

Diferentes maneiras de dizer

Separamos 3 formas de se referir ao cliente oculto que são utilizadas mundialmente, e as regionalidades que existem do Brasil. Continue lendo o texto para conhecer todas elas.

Entendendo o mr shopper

Vamos começar pelo mr shopper, que significa “sr. comprador” (chique ser chamado assim, não é mesmo?) Pois bem, muitas pessoas se referem ao cliente oculto como shopper, mr shopper ou shoppers (plural). A tradução da palavra shopper, significa “comprador”. Já o  mr. é a abreviação usada para se referir a “senhor – sr”.  Portanto, mundialmente, o cliente oculto é conhecido como sr shopper, e os brasileiros também adotaram essa expressão. 

Mr shopper x mystery shopping

Outra maneira de se referir ao cliente oculto é com a expressão completa “mystery shopper”. Agora que você já sabe que shopper significa “comprador”, fica fácil deduzir o significado da expressão mystery shopper. Mystery que dizer misterioso, traduzindo: “comprador misterioso.”

Essa expressão traduz ao pé da letra o que um CO faz  (e por falar em CO, saiba que é a abreviação para Cliente Oculto).

Outra palavra vinda do inglês que é muito presente no vocabulário de um cliente oculto é mystery shopping . Shopping significa “compra”. Portanto, a expressão mystery shopping fala sobre o ato do fazer uma “compra misteriosa”.

Algumas pessoas ainda deram uma “abrasileirada” em mystery shopper e escrevem mistery shopper, trocando o “y” pelo “i”.

Lista que todo shopper precisa saber

Resumindo:

  • Mr shopper – Sr. comprador.
  • Mystery shoppercomprador misterioso.
  • Mistery shopper – forma abrasileirada do mystery shopper.
  • CO – cliente oculto
  • Mystery shopping – compra misteriosa

Outra expressão de origem inglesa que utilizamos bastante é a palavra feedback para referir ao relatório do cliente oculto. Essa palavra já está bastante inserida no vocabulário dos brasileiros no sentido de “retorno sobre algo que foi feito”, ou “comentário de uma pessoa sobre alguma ação feita por você”.

Leia mais sobre o feedback de cliente oculto.

O regionalismo dentro do Brasil

Sendo o 5º maior país do mundo em extensão territorial, não era pra menos ter diferentes formas de falar sobre cliente oculto dentro do Brasil.

  1. Bastante usado na região norte – Cliente Espião
  2. Muito falado na região nordeste – Cliente Misterioso
  3. Usado em diferentes estados desde o Norte até o Sul- Cliente Secreto
  4. Usado nas regiões citadas acima e em todas as outras do Brasil -Cliente Oculto.

Onde encontrar conteúdos sobre mr shopper?

As redes sociais são os melhores canais de informações para você se atualizar do que acontece no universo do mr shopper. Através do instagram, grupos de facebook, youtube e outras redes, você pode interagir com outros clientes ocultos e com empresas do ramo.

Listamos algumas indicações de perfis para você seguir:

Instagram

  • @euclienteoculto – instagram produzido por uma cliente oculta que busca levar informação para quem é novo no mercado. A Aninha I Cliente Oculta responde dúvidas, produz conteúdo diariamente, compartilha as experiências e troca informações com os shoppers. Ótimo canal de informações para quem busca se inteirar sobre o outro lado do trabalho de cliente oculto, o dos próprios shoppers.
  • @seucliente_oculto – instagram da Seu Cliente Oculto onde divulgamos as vagas que abriram recentemente na plataforma, publicamos conteúdos e dicas para o CO ter mais chances de ser chamados para novas avaliações e interagimos com nossa comunidade de Clientes Ocultos.

Facebook

Seu Cliente Oculto II Renda Extra – grupo do facebook fechado para quem já é cliente oculto e quer receber em primeira mão as oportunidades da Seu Cliente Oculto, pelo canal do facebook.

LinkedIn

No LinkedIn – página no LinkedIn com conteúdos voltado para o público B2B que buscam melhorar o atendimento com o mr shopper, e para os próprios shoppers entenderam como funciona o trabalho do lado de cá.


Ainda não é um mr shopper? Cadastre-se agora mesmo.

Gostou do nosso conteúdo? Comenta aqui como você se refere ao cliente oculto, de qual região você é, e qualquer outra dúvida caso tenha 🙂 Responderemos com o maior prazer!

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.







      [cf7sr-simple-recaptcha]