Com certeza você já ouviu nomes muito populares por aí e podcasts de todos os tipos. Entretanto, você já pensou qual é o […]
Com certeza você já ouviu nomes muito populares por aí e podcasts de todos os tipos. Entretanto, você já pensou qual é o impacto desse canal para as empresas e para o atendimento ao cliente?
Combinando entretenimento e profundidade natural, os podcasts se tornaram uma ferramenta poderosa para educar, inspirar e conectar profissionais. Desde temáticas religiosas aos conteúdos empresariais, o formato tem se apresentado como um dos favoritos dos consumidores e profissionais ao redor do mundo. Por isso, é esperado que em 2025 o movimento de empresas que produzem podcast aumentem ainda mais buscando criar conexões verdadeiras com seus clientes.
Vamos discutir um pouco mais sobre o impacto que os podcasts estão promovendo na experiência do cliente e como isso pode afetar os seus resultados.
Considerados por muitos como os sucessores das estações de rádio, os podcasts começaram inicialmente como programas em formato de áudio reproduzidos somente em aparelhos Apple. Atualmente, o formato se estende para o audiovisual, disseminado em diversas plataformas conhecidos também como videocasts.
Mas, afinal de contas? É só juntar umas pessoas em uma sala para criar um podcast? Podemos dizer que sim!
Para criar um podcast basta você, sozinho ou com outras pessoas, gravar um conteúdo sobre um determinado tema e teremos um novo canal surgindo nas mídias. A verdade é que o podcast se encontra no limiar entre os conteúdos já consumidos nas redes sociais e um formato diferente. Basicamente, o que define se é um podcast ou não é o formato produzido e a dinâmica com a qual o conteúdo é apresentado.
Se você se perguntou qual os resultados que as pessoas alcançam com podcast ou quais os dados que comprovam sua usabilidade em estratégias empresarias: então agora é o momento de descobrir.
Segundo um senso estimado pelo Global Podcast Listener Forecast 2021–2025, o Brasil contou com mais de 39 milhões de ouvintes no ano de 2024. Espera-se que em 2025 o número de ouvintes cresça em 34% chegando ao total de aproximadamente 52 milhões de usuários consumindo o formato em questão.
Ainda assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela statista 51% dos consumidores de podcast entrevistados durante a realização do estudo no Brasil são considerados ouvintes frequentes. Ou seja, consomem semanal e diariamente conteúdos de podcast de diferentes gêneros. Entretanto, 45% podem ser considerados na faixa de escutam ocasionalmente, o que ainda assim é uma faixa consumidores grandes.
Dessa forma, podemos ver que é um público em grande potencial e que podem se tornar clientes fieis da sua marca. Hoje 90% das empresas que utilizam a estratégia de podcast estão satisfeitas com os resultados que alcançaram, segundo pesquisa realizada realitório da CoHost. Ainda assim, algumas descobertas interessantes que podem te ajudar a visualizar os resultados são:
Atualmente 76% das empresas que usam da estratégia querem construir uma visão de mercado e liderança no pensamento do consumidor. Ainda assim, as empresas destacam a eficácia do formato para atingir seus objetivos propostos e a viabilidade de investimentos de até US$ 100.000,00. Por fim, os empresários também apontam o poder do podcast para fortalecer o branding e o alcance.
Os podcasts oferecem uma forma acessível e flexível de consumir conteúdo. No mundo corporativo, isso significa ter acesso a insights valiosos enquanto se está a caminho do trabalho, durante uma atividade física ou em um momento de pausa.
Empresas visionárias estão explorando essa mídia para compartilhar estratégias, estudos de caso e ideias inovadoras sobre como melhorar o atendimento ao cliente. Além de, obviamente, conquistarem mais pessoas para a marca.
Quando falamos de podcasts no mercado, estamos pensando em uma estratégia omnichannel, ou seja, que visa o cliente como o centro e que entrega conteúdos diferentes, em formatos diferentes, para a pessoa consumir e se aproximar da sua marca. É uma ótima forma de conquistar o público e aplicar a humanização de marca.
Esse tal humanity branding é um processo que acontece e forma exponencial no decorrer dos anos e com a imersão das redes sociais, onde os clientes e possíveis compradores de uma determinada marca buscam interagir com a mesma como se fosse um usuário por trás de suas redes. Cada vez mais os consumidores querem se sentir conectados com os ideais de uma empresa e criar uma ligação com os membros que a compõe.
Com um podcast isso é ainda mais fácil de conquistar, uma vez que a pessoa vai conhecer figuras que representam a empresa em questão. Isso ajuda o consumidor a se conectar com a marca, seus princípios e ideias de mercado/mundo.
Se você se perguntou isso a resposta é: sim. Para te explicar isso vamos usar um case de sucesso.
No ano de 2024 o podcast mais popular foi o Café com Deus Pai, um podcast apresentado por Junior Rostirola. O apresentador é o escritor de um livro homônimo que foi sucesso de vendas no ano de 2023. Ele utilizou da modalidade de podcast para continuar a manter o nome e a proposta de conteúdo na mente de seus consumidores.
Além disso, muitos dos ouvintes só descobriram a existência do livro a partir do podcast, gerando a curiosidade e o interesse em adquirir o material físico. Isso fez com que o consumidor se conectasse ainda mais com o conteúdo, dessa forma se fidelizando ao autor e apresentador. Mediante a isso, Junior pode ter ainda mais resultados de vendas em futuros lançamentos.
O atendimento ao cliente é um dos pilares mais importantes para qualquer negócio, e ouvir sobre boas práticas pode ser transformador. Por isso, muitos empresários, especialistas e profissionais do atendimento estão cada vez mais consumindo de insights valiosos por podcasts para otimizar a interação com o consumidor.
Aqui estão algumas formas como os podcasts estão influenciando positivamente esse campo:
Podcasts são uma excelente plataforma para empresas compartilharem histórias inspiradoras de transformações no atendimento. Um exemplo é como pequenas mudanças em processos, como personalizar o atendimento ou investir em treinamento de equipe, geraram resultados surpreendentes. Essas histórias oferecem ideias práticas e tangíveis que outros profissionais podem adotar.
Além de contar histórias, os podcasts destacam frequentemente as inovações tecnológicas e comportamentais que estão moldando a experiência do cliente. Desde o uso de IA no atendimento até as estratégias de omnichannel, esses conteúdos ajudam profissionais a se manterem à frente da concorrência, trazendo insights diretos de especialistas e cases reais do mercado.
Para líderes e gestores, podcasts oferecem a oportunidade de aprender diretamente com profissionais renomados do setor. Essas conversas abordam desde a formação de equipes de alta performance até a gestão de crises, mostrando como a liderança pode impactar positivamente a experiência do cliente e promover transformações culturais dentro das empresas.
Os podcasts estão revolucionando o atendimento ao cliente ao proporcionar informações acessíveis, dinâmicas e relevantes. Eles conseguem transformar a maneira como profissionais enxergam e executam suas estratégias, trazendo mais criatividade e conexão às experiências oferecidas aos clientes.
O cliente oculto é uma ferramenta poderosa para garantir que seus produtos e seus canais de atendimento ou contato entreguem a melhor experiência possível para os seus usuários. Ao investir em um programa de cliente oculto você estará dando um passo importante para o sucesso do seu negócio e para a fidelização dos seus clientes de forma efetiva.
Com avaliação de clientes reais que estão dispostos a exprimir as experiências que vivem com a sua marca, você consegue definir da melhor forma possível se vale a pena investir em uma estratégia multi ou omnicanal. Além disso, você pode validar as ações e conteúdos, assim como maneiras de contato, que eles acreditam ser mais eficientes para convencê-los a comprar de você!
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