Já pensou em entrevistar um cliente? A melhor maneira de descobrir o resultado final do trabalho é conversando diretamente com seu público, ou […]
Já pensou em entrevistar um cliente? A melhor maneira de descobrir o resultado final do trabalho é conversando diretamente com seu público, ou melhor, com quem foi atrás e pagou pelo serviço. E quais são as vantagens? A experiência do cliente, um dos pontos mais importantes na hora de vender um serviço ou produto. É necessário entregar não só um produto de qualidade, mas também uma experiência satisfatória durante toda a relação da empresa com o contratante.
O primeiro ponto é se atentar no seguinte fato: O que eu gostaria de descobrir? Se preparar com antecedência, criar perguntas estratégicas, simular diálogos, são ideias que podem te ajudar caso aconteça qualquer contratempo. Certifique-se que você está apto a responder e contornar qualquer objeção.
Hoje em dia, a maioria das entrevistas são feitas online, o que limita muito o contato com o cliente. Se possível, busque entrevistar pessoalmente. O cliente vai se sentir mais confortável e acolhido, e além disso, você consegue descobrir muito mais do que em um simples formulário online. É muito interessante utilizar um gravador ou um bloco de notas para entrevistar, já que em uma conversa longa, alguns pontos podem ser esquecidos, atrapalhando o aproveitamento da ação.
Uma maneira de ganhar a confiança do entrevistado, é praticando a escuta ativa, que é composta por 3 elementos práticos:
Contudo, na hora de escolher perguntas estratégicas para entrevistar, use e abuse de recursos online para te auxiliarem. Existem vários sites e portais que oferecem algumas ideias que, adaptadas para a situação, podem ser muito úteis. Dessa forma, é importante começar a entrevistar conhecendo a pessoa, fazendo perguntas introdutórias para entender com quem está falando. Essas perguntas dizem muito sobre o seu público e com quem você trabalha.
Logo em seguida, o interessante é pensar em perguntas mais amplas, que tocariam de fato na ferida inicial, que é saber o que o seu cliente está pensando sobre sua empresa. Perguntas como:
Podem ser extremamente úteis e servir como base na hora de entrevistar.
Se você considera importante ouvir o lado do cliente, buscar como o seu serviço está sendo entregue, mas pela rotina corrida ou até mesmo pelo número alto de clientes não possui tempo para entrevistar, existe um serviço chamado cliente oculto que pode realizar o mesmo papel, trazendo o feedback dos clientes reais.
Empresas que oferecem o serviço de cliente oculto, captam clientes reais e treinam os mesmo para recolherem informações assim como em entrevistas, porém de forma natural, orgânica e anônima, garantindo excelência na pesquisa de mercado. É uma ótima alternativa para quem preza manter ou melhorar o atendimento ao cliente e deseja saber o que mudar e onde está errando. Ao fim do serviço, é entregue um relatório com um plano de ação, solucionando todos os problemas!
Transforme a experiência dos seus clientes!
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