Como utilizar feedbacks anônimos para impulsionar o crescimento do seu negócio

  Receber feedbacks é essencial para o crescimento de qualquer pessoa e, no seu negócio, não seria diferente. Os feedbacks anônimos são vantajosos […]

Barbara Brugger
19 de julho de 2023

 

Receber feedbacks é essencial para o crescimento de qualquer pessoa e, no seu negócio, não seria diferente. Os feedbacks anônimos são vantajosos pois, muitas vezes, as pessoas se sentem inibidas ao expressar suas opiniões sinceras abertamente, especialmente quando há questões sensíveis envolvidas. Sendo assim a estratégia de feedbacks anônimos se torna uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento de uma empresa. Neste conteúdo, discutiremos como utilizar feedbacks anônimos de maneira eficaz para identificar áreas de melhoria, fortalecer a cultura organizacional e transformar a experiência do cliente.

 

 

O Cliente Oculto

Também conhecido como cliente anônimo, a metodologia do cliente oculto consiste em conectar reais consumidores de um estabelecimento com a missão de avaliar, de forma oculta, sua experiência na empresa avaliada. É um consumidor, como qualquer outro, mas com um papel fundamental no desenvolvimento da sua empresa. Aqui na SCO, antes da realização da avaliação, nossos COs passam por um teste a fim de qualificá-los para uma análise mais minuciosa. 

 

 

Feedbacks anônimos, o que são?

O feedback anônimo é a melhor estratégia para reconhecer e monitorar a qualidade do padrão de atendimento de um negócio. Por ser realizado a partir de um consumidor “normal”, o cliente oculto consegue vivenciar a real experiência ofertada pelo estabelecimento. Por isso, o relatório final é tão valioso para as marcas, pois é a ferramenta utilizada para identificar as áreas de melhoria do negócio.

 

Benefícios da avaliação oculta 

O feedback anônimo oferece uma série de benefícios para o cliente oculto, mas também para o crescimento do seu negócio. Em primeiro lugar, ele permite que os clientes expressem suas opiniões de forma mais honesta e aberta, sem medo de represálias. Isso proporciona uma visão mais precisa sobre os pontos fortes e fracos da empresa, permitindo uma tomada de decisão mais fundamentada. Além disso, esse constante monitoramento estimula a colaboração e o engajamento dos funcionários, promovendo um alto padrão de qualidade da empresa avaliada.

Estratégias para Coletar o Feedback Anônimo 

Existem várias estratégias eficazes para coletar feedback anônimo em seu negócio. Aqui estão algumas delas:

 

  1. Pesquisas online: Crie pesquisas anônimas utilizando ferramentas online que permitam aos participantes fornecer feedbacks, de forma voluntária, sem revelar sua identidade. Certifique-se de fazer perguntas abertas que incentivem respostas detalhadas e honestas.

 

  1. Caixa de sugestões: Coloque caixas de sugestões em locais estratégicos da empresa, onde as pessoas possam depositar seus feedbacks de forma anônima. 

 

  1. Metodologia do cliente oculto: Atraia reais consumidores do seu negócio já com o objetivo de avaliar seu estabelecimento. Isso permite que você colete informações valiosas sobre qualquer área que deseja analisar.

 

Qual a estratégia mais eficiente?

Apesar de todas as anteriores terem seus pontos positivos, a metodologia do cliente oculto se destaca pela eficiência e qualidade dos feedbacks. Por essa avaliação não ser de forma voluntária, todos os clientes ocultos selecionados irão avaliar de maneira detalhada o estabelecimento, preenchendo todos os requisitos do formulário solicitado. Essa é uma estratégia mais assertiva de identificar os pontos necessários. 

Outro fator, é que os clientes ocultos são remunerados por essa avaliação. Ou seja, eles se sentem motivados a analisar de forma minuciosa e preencher todas as questões, com o máximo de detalhes possível. 

Gerenciando Feedbacks Anônimos 

Receber feedbacks anônimos é apenas o primeiro passo; a maneira como você gerencia é igualmente importante. Após a conclusão de uma campanha, nós da SCO desenvolvemos um relatório analisando todos os pontos da sua empresa, a partir dos formulários desenvolvidos pelos clientes ocultos. Conseguimos identificar melhorias a serem feitas e fornecer insights para o funcionamento da sua empresa.

 

Por fim, concluímos que a utilização de feedbacks anônimos pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o crescimento do seu negócio. Ao criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para compartilhar suas opiniões honestas e construtivas, você terá acesso a insights valiosos que podem ajudar a identificar oportunidades de melhoria, fortalecer a cultura organizacional e promover o crescimento da sua empresa. Ao utilizar feedbacks anônimos de maneira eficaz, você estará no caminho certo para o sucesso empresarial e de destaque no mercado.

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais 

Por fim, concluímos mais um incrível blogpost. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido enriquecedor para você e sua empresa. Todos os nossos canais são ricos em conteúdos, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 

 

 

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