Ferramenta de CRM: 5 Motivos Para Investir

  CRM é uma ferramenta multiuso, ideal para organizar as informações dos clientes em um só lugar. Ao mesmo tempo, com automação de […]

admin
4 de dezembro de 2024
Ferramenta de CRM motivos para investir

 

CRM é uma ferramenta multiuso, ideal para organizar as informações dos clientes em um só lugar. Ao mesmo tempo, com automação de tarefas, a plataforma facilita os processos do dia a dia de uma empresa e principalmente do setor de atendimento (como o comercial, por exemplo). Por mais que seja reconhecido como um software de vendas, o CRM é voltado principalmente para a promoção de melhores relacionamentos com o cliente.

 

Afinal, o que é uma ferramenta de CRM?

O CRM é um software que atua no gerenciamento de três pontos fundamentais para qualquer empresa: vendas, produtividade e contato

Para vendas, a plataforma funciona muito bem, por exemplo, para auxiliar na captura de leads. Já para a produtividade, o software consegue mensurar o desempenho individual e por equipes. Agora sobre os contatos, poucas são as ferramentas que conseguem organizar os contatos dos clientes como o CRM. 

No software é possível encontrar, além de informações básicas como nome, telefone e e-mail, dados sobre o histórico de interações do cliente com a empresa, a jornada de compras dele e muito mais.

 

o que significa CRM (Customer Relationship Management)

 

Benefícios do CRM e motivos para investir na ferramenta.

 

Atendimento 

Por meio de um software CRM, qualquer empresa, seja pequena ou seja grande, tem a oportunidade de oferecer um serviço de atendimento ainda melhor. Basta que a empresa realize a integração de seus perfis nas redes sociais com a plataforma. 

Com isso, sempre que um cliente enviar uma mensagem para o perfil do Instagram ou para o WhatsApp, por exemplo, todo esse conteúdo é enviado para uma caixa de entrada única. Dessa forma, um profissional de vendas ou atendimento pode responder o cliente diretamente da ferramenta CRM. Além disso, ele pode acompanhar todo o processo de jornada do mesmo e garantir que o resultado seja um atendimento mais rápido e também personalizado.

Quer saber mais sobre como o CRM pode auxiliar o seu atendimento é só conferir aqui!

Atendimento personalizado

Melhor conhecimento do cliente

Para uma estratégia de vendas com CRM funcionar, é preciso analisar todos os dados sobre os clientes apresentados pela ferramenta. Se uma empresa verifica, por exemplo, que os clientes sempre desistem da compra no topo do funil de vendas, o negócio tem a oportunidade de aperfeiçoar suas ações e melhorar seus resultados. 

Nesse caso, o empreendimento pode escolher disparar um e-mail marketing para a base de clientes ou até mesmo acionar o departamento de vendas para realizar um contato direto. O mais importante é aproveitar os benefícios dos CRM para compreender o que agrada ou não o público-alvo. Dessa forma, você conhece mais sobre seu cliente e também sobre o funcionamento da sua jornada de compra, auxiliando para que seu time elabore estratégias mais assertivas para conversão.

 

Centralização da informação

Esse talvez seja um dos principais motivos para se investir em um CRM. Para uma equipe de vendas, a rapidez nos processos é vital. Portanto, ter todas as informações do cliente em um só lugar pode fazer toda a diferença na hora de fechar a venda.

Imagine que, por algum motivo, o vendedor X não pode mais atender um determinado cliente e o vendedor Y precisa assumir a tratativa. Tudo isso pode ser completamente estressante para o cliente! Com um CRM o vendedor Y, no caso, pode ver todo o processo que o vendedor X realizou e como abordar da melhor forma possível o consumidor.

 

Chatbots & Inteligência Artificial

Atualmente é quase impossível que uma pessoa não tenha tido contato no mínimo uma ou duas vezes com um Chatbot ou uma Inteligência Artificial durante suas várias experiências como consumidora.

Esses bots podem ser criados sem muitas dificuldades por meio de uma ferramenta CRM, por exemplo. Basta criar um fluxo conversacional para que esses robôs possam prestar atendimento através de um chat. Por exemplo, suponhamos que você seja uma empresa de compra e venda de roupas e quer filtrar melhor em seu site quem entra em contato para vender e para comprar de você. Você pode elaborar um fluxo em que a pessoa te transmite essa informação! Essa informação vai diretamente para o CRM e assim o lead pode ser direcionado para a tratativa correta.

Exemplo de fluxo conversacional básico de chatbot

Os chatbots são “profissionais de vendas” que trabalham 24 horas por dia, e podem responder as perguntas mais frequentes dos clientes. Além disso, em alguns casos, você pode ter ainda mais personalização utilizando o poder de uma Inteligência Artificial para te auxiliar. Muitas empresas hoje já fazem essa mescla para dar mais autenticidade para o atendimento.

 

Criação de oportunidades de negócios.

Ao analisar os dados provenientes das interações dos clientes, uma empresa pode não apenas investir no atendimento, mas também em produtos ou serviços que possam surpreender o cliente. Se um e-commerce de roupas verifica que muitos clientes perguntam sobre roupas infantis, essa talvez seja uma oportunidade de montar um braço de negócios exclusivos para os pequenos!

Portanto, como visto neste artigo, o CRM vai muito além de ferramenta de vendas. É um sistema completo que permite a qualquer negócio entender ainda melhor quem é o seu cliente. Isso proporciona maiores condições de personalização e o que sempre reforçamos aqui na Seu Cliente Oculto:

Um atendimento com autenticidade, personalidade e cuidado transforma o seu cliente em fã!

 

Mas como avaliar os dados do CRM?

Ter as informações é somente o primeiro passo para melhorar seu atendimento! Para priorizar a experiência do consumidor você precisa saber ler e entender os dados que você tem com o software que você possuí. Muitas das vezes as informações que você conseguir não serão muito claras ou objetivas para fornecer uma orientação detalhada do que fazer.

Uma forma de avaliar a qualidade do atendimento da sua empresa e zelar por uma experiência 360º, é investir no Seu Cliente Oculto. Com a ajuda do nosso time especializado, você pode alinhar os dados que possuí e buscar uma pesquisa mais personalizada com base nisso e entender de fato o que cada um desses dados significa!

Enviamos pessoas de forma anônima para avaliar seu negócio e sugerir melhorias para sua empresa por meio da metodologia de Cliente Oculto. Nosso principal objetivo é oferecer uma visão única e valiosa da experiência do cliente. Melhore a experiência do seu consumidor!

 

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