Antes de mais nada, os últimos meses do fim de ano são um período de ouro para quem vende. Pois, é o período […]
Antes de mais nada, os últimos meses do fim de ano são um período de ouro para quem vende.
Pois, é o período que ocorre a tão sonhada Black Friday e também o Natal.
Além do grande volume de vendas, nesses períodos, as pessoas gastam mais com presentes e acabam comprando itens mais caros!
Logo, aí está uma ótima oportunidade para você aproveitar essas datas tão especiais para vender mais.
No entanto, você sabe como fazer isso do jeito certo?
Então, leia esse texto que vamos te contar tudo sobre como aumentar as suas vendas no fim de ano!
Primeiramente, vamos contar como você pode aumentar as suas vendas no época natalina.
Para incentivar ainda mais os seus clientes a comprarem, crie:
Tendo isso em vista, busque ter mais interação com seus clientes e faça ações que não necessariamente tenham foco apenas em vender.
Mas sim, em aproximar e fazer o seu cliente se identificar com sua marca.
Quando se tem uma unidade física, a gente pensa em toda uma decoração de Natal, músicas e até de brindes para deixar a nossa loja ainda mais no clima para esta data.
Por outro lado, quando se tem um negócio na internet , é importante fazer mudanças no design do site.
Ou seja, elaborar uma campanha de marketing com uma identidade visual mais natalina.
Além do site, você também pode colocar as imagens de promoção com o tema lá nas redes sociais!
Porém, tome cuidado para que essas mudanças não atrapalhem a usabilidade do seu site ou a interação do cliente no espaço físico!
Faça mudanças, mas sempre entregando a melhor experiência possível para o cliente.
Outro fator importante para ser um sucesso de vendas natalinas é o prazo de entrega estimado para os clientes.
Pense o seguinte: Não adianta nada oferecer descontos, ter um valor de frete mais competitivo e o presente de Natal não chegar né?
Ofereça prazos de entrega que possam ser cumpridos utilizando serviços confiáveis, como o dos correios por exemplo.
A maioria dos consumidores costumam procurar os presentes de natal no site de grandes varejistas.
E essa é uma ótima estratégia para ganhar mais visibilidade e atrair mais clientes para sua loja.
Mas, é melhor se preparar, porque pra vender nos marketplaces, você precisa passar por algumas etapas até que esteja pronto para finalmente vender.
Também é importante marcar presença não só em um, mas em vários marketplaces ao mesmo tempo.
Em 2021, 80% dos consumidores brasileiros se declararam satisfeitos com suas compras durante a Black Friday.
Para 2022, 50% da população já está animada com a ideia de pagar bem mais barato e garantir ótimas oportunidades!
Isso está mapeado em uma pesquisa divulgada pela revista Exame em Julho deste ano.
O grande mistério é: Como Garantir a Satisfação dos Clientes?
A palavra que manda é preparação!
Já diria Benjamin Franklin: “Se você falha em planejar, você está planejando falhar!”.
E certamente, não queremos nada de falhas na sua operação da Black Friday!
Por isso, agora, vamos aprender 4 dicas essenciais para transformar a última sexta-feira do mês na sua “Best Friday”.
Embora seja possível vender de tudo e um pouco mais nesta data, é importante saber que nem todo produto convém ao consumidor.
Ainda mais se retratando da maior data com movimentação no comércio.
Então, comece selecionando bem os produtos que você vai ofertar na Black Friday.
Foque no que é tendência e não se esqueça de destacar os best sellers, ou seja, os produtos que você já vende bem e têm alta procura na sua loja.
Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados, principalmente, se for digital.
Então, realize um planejamento antecipado, pense em ações e campanhas com pelo menos 30 dias de antecedência.
Uma das melhores apostas, para quem possui e-commerce, é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual.
Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday, por isso, analise a sua base de clientes.
Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação.
Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos.
Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com desconto super agressivo).
Para se destacar e vender bem na Black Friday, também é preciso garantir uma boa reputação, e ela vem a partir de uma operação que funcione da forma certa!
Definitivamente, não é uma data para se faltar estoque.
Então, negocie muito bem com o seu fornecedor para conseguir uma quantidade maior dos best sellers.
Pois são com eles que você certamente vai fazer promoção para a Black Friday.
Sem dúvidas, isso evita que o carregamento demore e não corre perigo de não chegar a tempo.
Lembre-se: O tempo é um dos principais ativos agora!
Por isso, essa preparação é tão importante.
Além disso, com antecedência, você também consegue negociar um preço melhor para repor o estoque com o seu fornecedor.
Os consumidores da Black Friday irão pesquisar e ir atrás de ofertas e oportunidades que realmente são interessantes para eles.
Por isso, planeje bem o preço e as promoções que você vai ofertar ao seu público!
Isto é, se o perfil do seu consumidor é aquele que pesquisa, analisa e reflete muito, uma boa dica é oferecer kits com vários produtos em um!
Nesse sentido, ambos os lados saem beneficiados.
Você aumenta o seu ticket médio e o cliente economiza com o frete!
Já para os que comprar por impulso e amam um banner de “promoção”, a estratégia de oferecer frete grátis e descontos acima de 50% chamam mais atenção.
Por fim, agora que você já sabe como aumentar as suas vendas nas festas de fim de ano, é preciso que você MONITORE todas as ações que for realizar nessa época.
Em outras palavras, é importante você ir acompanhando como está sendo o andamento das suas ações de marketing, logística, promoções, organização, dentre outros, durante essa sazonalidade.
Além disso, é de suma importância que você ouça sobre a eficácia das suas ações da boca do seu próprio cliente.
Sendo a principal figura que consome na sua marca, a opinião dele vale muito e com certeza, ouvi-la fará a marca crescer ainda mais.
Aliás, é essencial ouvir e monitorar de forma constante e frequente, ou seja, não apenas uma única vez.
Assim, você terá o comparativo do que estava fazendo de errado anteriormente e como melhorou desde a última análise.
Nesse sentido, você pode monitorar a performance das suas campanhas de fim de ano com o Cliente Oculto.
Ele é uma metodologia, onde pessoas são enviadas para avaliar estabelecimentos, anonimamente, de forma a fornecer feedbacks ricos e construtivos para a empresa.
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Com determinação, foco, trabalho e a Seu Cliente Oculto, você conseguirá ir longe: Temos certeza!
As datas de sazonalidade como o Natal e Black Friday, são as melhores épocas do ano para aumentar as vendas e potencializar as receitas de uma marca.
Agora é com você!
Tenha dedicação e planejamento para seguir todas essas dicas que passamos aqui!
Até a próxima, boas festas e que elas sejam recheadas de vendas para o seu negócio!
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
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