Dia 8 de março é a data que celebra o dia Internacional da Mulher. Representa uma luta constante de mulheres por direitos e […]
Dia 8 de março é a data que celebra o dia Internacional da Mulher. Representa uma luta constante de mulheres por direitos e melhores condições de trabalho, e até mesmo de vida. A data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.
Em 1909, houve uma grande manifestação em Nova Iorque realizada por 15 mil mulheres que lutaram pelos seus direitos e melhorias de trabalho, sendo assim considerado o primeiro ato revolucionário feminino. Além da passeata também aconteceu um evento trágico que marcou essa data, em 1911, no mês de Março, houve um incêndio na fábrica de roupas Triangle em Nova Iorque, onde 146 pessoas morreram e 123 delas, mulheres. A partir de então houve uma grande mobilização para conscientizar a população sobre os direitos das mulheres.
Atualmente, a data é marcada por lutas como, a violência contra as mulheres, igualdade salarial, feminismo negro, preconceito contra mulheres LGBTQIAP+. Além de tratar de temas como aborto, feminicídio, assédio sexual e moral.
Cor roxa
A princípio, Roxa é a cor global que representa o dia internacional da mulher, entretanto, antigamente era roxo, verde e branco. O branco não se usa mais por representar a pureza em cada mulher.
QI’s registrados
Primeiramente, os dois maiores QI’s já registrados no mundo foram de mulheres. O maior deles entrou para o livro de recordes, é da colunista americana Marilyn Vos Savant, com 288 pontos.
Feriados nacionais
Apesar de ser um dia normal no Brasil, o dia internacional da mulher é feriado nacional na China, Romênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Cazaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão e Vietnã.
Direito ao voto
Em contrapartida, o primeiro país do mundo que concedeu às mulheres o direito ao voto foi a Nova Zelândia, em 1893.
Por exemplo, muito conhecida no mundo da química e física, a polonesa ganhou o prêmio Nobel duas vezes devido às suas pesquisas relacionadas à radioatividade.
A paquistanesa é a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel. Em outras palavras, é uma grande representante pela luta dos direitos humanos e um símbolo muito forte devido a sua história de vida.
Contudo, essa mulher trabalhou como diretora de engenharia de software para a NASA, e foi responsável pelo projeto Apollo.
Anne foi uma escritora judia que precisou se esconder dos nazistas, tendo uma história muito sofrida e relevante, é uma mulher reconhecida pelo o que viveu.
Por fim, Rosa foi um nome muito importante para a luta dos direitos humanos. Também é conhecida por ser a negra que deu seu lugar no ônibus para um homem branco se sentar.
Muito mais do que celebrar, o dia internacional da mulher precisa ser visto como um dia de conscientização. É um dia onde todos devem se lembrar da importância das mulheres terem direitos, já que mesmo depois de muito tempo, ainda existe uma grande diferença na vida do homem e da mulher, com direitos e privilégios diferentes. Logo, ter a consciência de que apesar de toda a luta os ideais não foram alcançados, é um motivo muito forte para se atentar todos os anos.
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.