Atualmente ouve-se muito que, “os tempos são outros” e “tudo está modernizando rápido demais”, é a mais pura verdade, e se tratando do […]
Atualmente ouve-se muito que, “os tempos são outros” e “tudo está modernizando rápido demais”, é a mais pura verdade, e se tratando do comportamento dos consumidores não seria diferente. Neste conteúdo, vamos abordar os 4 tipos de consumidores e a sua evolução a partir dos anos e das tecnologias que foram surgindo.
Com novos hábitos e toda a transformação digital, os novos tipos de consumidores ficaram exigentes. Pesquisas apontam que o tipo de atendimento que o cliente recebe, é o que mais se considera na hora de escolher onde irá consumir. Pontos como, tempo, empatia e domínio precisam ser respeitados.
Para poder explicar melhor separamos toda a linha do tempo dos consumidores, desde o “consumidor 1.0” ao “consumidor 4.0” onde chegamos até aqui.
A princípio, essa foi a época em que o consumidor levava mais em consideração os preços dos produtos/serviços do que os valores agregados a ele. Apenas queria resolver o seu problema e geralmente não tinha variedade de marcas, e/ou formas de pesquisar o que queria, quando precisasse.
Com o surgimento de novas marcas e a concorrência entre elas aumentando, cria-se o consumidor 2.0. Será aquele consumidor que começa a ficar mais exigente, fazer comparativos de valores e benefícios que irá receber comprando de determinada marca.
Dessa forma, quando surgem esses tipos de consumidores, entra em jogo a conexão pela identificação com a marca. Produtos e/ou serviços não são mais vistos como os principais focos de avaliação. O consumidor quer se identificar com a marca e o que ela representa no mundo.
Tecnologia e novos hábitos de consumo fez surgir o que chamamos hoje de consumidor 4.0. Além disso, o consumidor está mais conectado com tudo e procura por marcas que vão se conectar com ele na mesma intensidade. Esse é um dos tipos de consumidores mais exigentes, quer fazer parte dos processos e deseja se sentir único.
Conforme as diferenças dos 4 tipos de consumidores citadas acima, temos em vista que, o consumidor 4.0:
Analisando os tipos de consumidores e o seu negócio
Logo depois de entender cada tipo de consumidor e suas diferenças, você acredita estar preparado para “o novo consumidor”?
Atualmente, com toda essa tecnologia e informação, estar se atualizando para ficar por dentro do mercado é o principal requisito para empresas que buscam crescer efetivamente. Apenas ter uma página em uma rede social não é o suficiente para ser lembrado, é preciso se conectar verdadeiramente com os consumidores. Isso ocorre com recorrência tanto em empresas grandes, quanto em empresas pequenas. Por outro lado, em empresas grandes o controle por um atendimento de excelência é mais difícil de se manter.
Quando a empresa vai crescendo, aumentando seu capital e construindo novas unidades, como por exemplo as franquias, nem sempre consegue-se medir se os resultados estão satisfatórios e se a expectativa dos consumidores está sendo atendida. Frequentemente, é contratado uma empresa especializada em pesquisas e consultorias, que até de forma anônima consegue estudar e avaliar toda a estrutura de uma empresa, desde a online à física.
Não sabia dessa? Mais uma modernização no mercado e no mundo que você precisa se atualizar.
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