Antes de mais nada, foi realizado nos Estados Unidos e na Inglaterra um estudo pela Edit, especialista em dados de clientes, que constatou […]
Antes de mais nada, foi realizado nos Estados Unidos e na Inglaterra um estudo pela Edit, especialista em dados de clientes, que constatou que mais de um quarto (27,4%) dos consumidores não possuem fidelidade alguma a marcas. Assim, nesse post, vamos te mostrar maneiras que podem ajudar a sua marca a fidelizar seus clientes.
Vamos começar falando qual a importância de fidelizar o seu cliente? Quando a marca exerce esse trabalho, além da recorrência nas compras, ela ganha um promotor, isto é, uma pessoa que acredita nos valores, confia e indica a marca para outras pessoas.
Temos um forte exemplo na área da tecnologia, a Apple. A marca é adorada por muitas pessoas, estando presente em camisetas, bonés e até tatuagens. Foi feita uma pesquisa que mostra que mais de 90% dos usuários pretendem comprar outro Iphone. E como a marca consegue tamanha força? A Apple cuida carinhosamente da experiência do cliente, visando sempre se posicionar da melhor forma e assim, conseguir se conectar com seu consumidor, mesmo sendo uma marca de produtos de custo mais elevado. Existem outros exemplos como Coca-Cola, Disney, Starbucks, que vendem não só o produto mas principalmente a experiência. Do mesmo modo, o maior diferencial da rede americana de cafés, é receber um copo com seu nome escrito. Essa ação faz com que o consumidor se sinta querido e importante, podendo até pagar mais caro em um simples café apenas para viver essa experiência.
Sabe-se como é importante ter essa relação com o consumidor. Mas, para micro e pequenas empresas, como agir tal qual a Apple e Starbucks e conseguir conquistar a confiança dos clientes?
A criação de um programa de fidelidade pode ser uma boa ideia para começar a conquistar o seu cliente. De acordo com o estudo da Edit, as pessoas alegaram que um fator que aumentaria a fidelidade com a marca seria ganhar recompensas.
É muito importante ressaltar que o programa de fidelidade não funciona sozinho, ele precisa estar interligado a uma experiência para além de conquistar, reter o cliente. De nada adianta fazer uma promessa em cima de uma certa frequência se quando o consumidor é atendido, se decepciona com a abordagem da marca.
Marcas não vendem apenas produtos ou serviços, elas vendem ESTILOS DE VIDA. Quem consome motocicletas da Harley Davidson busca além da qualidade do equipamento, a ideia que a marca vende, o lifestyle de um viajante, alma livre, aventureiro. Estamos falando da filosofia e do valor agregado. Consumidores de bolsas de luxo não compram apenas pela beleza e qualidade, visam também o status que a marca carrega, e o poder ganhado ao utilizar o item.
Pense no propósito da sua marca, o que te motivou a criá-la e como você quer que ela seja vista em uma roda de amigos. Se você tem uma marca de roupas masculinas, você quer ser vinculado a surfistas? A empresários? Ou até funkeiros. Não importa onde você deseja chegar, apenas trabalhe para que sua filosofia seja vista e desejada, utilize recursos visuais, marketing digital, linguagem como um todo, ações publicitárias, as pessoas corretas para propagandas e divulgações, faça um planejamento estratégico para atingir o ponto certo.
Os dados da sua empresa são seus maiores aliados, afinal eles mostram exatamente com quem você está se relacionando, o quanto é duradoura essa relação e onde está falhando. Uma ótima estratégia para adquirir dados é a partir da metodologia de cliente oculto. Ou seja, quando você contrata uma empresa que oferece esse tipo de serviço, ela fica responsável por captar clientes exatamente iguais a sua persona que vão avaliar o seu serviço de forma anônima, buscando os pontos fracos que sua empresa apresenta que podem ser um problema na hora da fidelização.
A partir dessa avaliação, é feito um plano de ação onde você irá saber como contra atacar. Realizando as melhorias necessárias para que seus clientes saiam 100% satisfeitos e querem promover o seu serviço.
Essa metodologia muito comum nos Estados Unidos e Europa, e vem ganhando forças no Brasil. Uma vez que a satisfação do cliente, tornou-se cada vez mais uma pauta importante dentro do universo do empreendedorismo brasileiro.
E você? Como anda a experiência proporcionada no seu negócio? Conheça o site www.seuclienteoculto.com.br e saiba mais sobre como fidelizar o seu cliente.
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