Tom de Voz da Marca: Como definir o Seu?

Você sabe o tom de voz da marca, como utilizá-lo para trazer novos clientes e aumentar autoridade da sua empresa?” Neste blog post, […]

Seu Cliente Oculto
24 de novembro de 2022

Você sabe o tom de voz da marca, como utilizá-lo para trazer novos clientes e aumentar autoridade da sua empresa?”

Neste blog post, falaremos sobre como o tom de voz da sua marca pode influenciar na forma em que os seus clientes interagem com ela

 Dessa forma, se ainda não tem conhecimento sobre esse tema, fique com a gente, garantimos que será muito enriquecedor para sua empresa.

 

Sumario do Post:

O Que é Tom de Voz Da Marca?

A princípio, o tom de voz é  como a marca se comunica e interage com o público de maneira geral. 

Sendo assim, saber o tom de voz da sua marca é de extrema importância, pois  ter a sua própria forma de comunicação te ajudará a se destacar da concorrência.

Por exemplo, o banco Itaú tem um tom de voz que passa credibilidade, consistência e acolhimento. Como, o banco que entende as pessoas e que deseja acolhê-las do jeito que são.

Não só isso, o mesmo também demonstra que está  disposto a ajudá-las a conquistar seus sonhos e que tudo é possível. Por isso, para conseguir transmitir essa mensagem, construíram um tom de voz saudável e amigável. 

Ou seja, todos os seus sonhos não só podem como vão se tornar realidade com a ajuda do Banco Itaú.

Mas, você deve estar se perguntando “como posso definir o tom de voz da minha marca?”

É exatamente sobre isso que falaremos logo abaixo. 

 

 

 

Como Definir o Tom de Voz da Marca?

Inicialmente, para determinar o tom de voz ideal da sua marca é preciso conhecer muito bem o seu público. Além de já ter definido, a missão, a visão e os valores da empresa.

Para isso, é de extrema importância responder alguns questionamentos como: 

  •  Quem é a minha marca?
  •  No que minha marca acredita?
  •  Quais são os valores dela?
  •  No que ela se difere de outras do mesmo ramo?
  •  Qual é a personalidade dela?
  • Quem é o seu público?

 

Logo após essas perguntas serem respondidas, é necessário pensar na humanização da sua marca.

Ou seja, a partir desse momento você vai enxergá-la  como se fosse uma pessoa.

Nesse sentido, também existem algumas perguntas que precisam ser respondidas, como:

  • Qual o tipo de personalidade ela teria?;
  • Quais adjetivos a representariam melhor?,
  • Quais frases e palavras ela usaria em uma conversa?;
  • Qual seria a relação dela com o consumidor?;
  • O que ela deseja que pensem dela?

Tendo essas respostas em mãos, você já pode traçar o perfil do tom de voz da sua empresa.

Por exemplo, vamos supor que seu tom de voz é amigável e tem um atendimento por WhatsApp. Nesse caso, você pode criar mensagens padrões de como deseja se comunicar com os seus clientes,  seguindo o estilo de tom de voz implementado. 

Assim, ficará fácil de manter o padrão e a qualidade  para todas as suas comunicações. 

Nesse ponto, você pode estar se perguntando “mas qual a importância de ter um tom de voz na minha marca?” e falaremos sobre isso logo abaixo.

 

 

Tom de Voz da Marca Por Que é Importante? 

As peças gráficas e a forma de linguagem que você usa em sua comunicação moldam  como o seu cliente enxerga sua marca.

Por isso, é fundamental que o cliente tenha essa percepção do seu negócio. Pesquisas apontam que a confiança é considerada crucial para os consumidores na hora de efetuar a compra em uma marca.

Pense assim, a sua marca precisa ter um tom de voz para se conectar  com o mundo , e  assim transmitir  a mensagem que deseja passar.

Ter o seu tom de voz único pode ajudar em:

  • Construir autoridade;
  • Superar a concorrência;

Afinal, quando você define o seu tom e ele é compatível com seu cliente, ele se sente bem em consumir um produto com os valores que ele acredita.

Lembrando que, com um tom de voz bem estabelecido você pode se tornar referência no segmento em que está inserido.

Isto é, quando o cliente for comprar um produto que você oferece e por saber que a sua empresa possui um tom de voz já definido que ele se identifica, a mesma  será a primeira a vir à cabeça dele quando pensar sobre onde efetuar sua compra.

 

O Que Podemos Concluir Sobre o Tom de Voz da Marca?

Por fim, podemos concluir que para se destacar no mercado, uma das maiores estratégias é definir o tom de voz da sua marca.

Afinal, ao ter seu tom de voz definido você traz autoridade para sua empresa, fazendo com que ela seja  lembrada pelos consumidores por ter uma comunicação totalmente personalizada para ele.

Por isso, investir no tom de voz da sua marca é o caminho certo para que sua empresa cresça, e chame a atenção dos consumidores para que se identifiquem com ela quando necessitarem dos produtos oferecidos.

É importante se lembrar sempre daquela frase: “Quem não é visto não é lembrado”.

Ou seja, ter o seu tom de voz definido faz com que você  seja visto e lembrado pelo consumidor não só no momento de compra.

Além disso,  a sua marca será a melhor opção quando o seu cliente for recomendar seus produtos e/ou serviços para alguém.

Contudo, por ter uma comunicação definida  ele agira como um cliente promotor da sua empresa. 

 

 

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Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

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Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

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