Como funcionam o treinamento e o teste que antecedem a avaliação do cliente oculto?

Você que acompanha por aqui nosso dia-a-dia, sabe que o tempo todo estamos deixando a disposição de vocês, dicas diárias de como ser cliente oculto exemplar. Entendemos que existem alguns processos que ainda podem ser uma interrogação na cabeça de vocês, e que durante o processo vocês passam por essa etapa, mas podem não entende-la […]

Maria Julia Bamberg
17 de dezembro de 2020
treinamento e teste são passos importantes no processo de como ser cliente oculto

Você que acompanha por aqui nosso dia-a-dia, sabe que o tempo todo estamos deixando a disposição de vocês, dicas diárias de como ser cliente oculto exemplar.

Entendemos que existem alguns processos que ainda podem ser uma interrogação na cabeça de vocês, e que durante o processo vocês passam por essa etapa, mas podem não entende-la muito bem.

Se você chegou até aqui é porque já passou pela etapa da candidatura e seleção, (se ainda não passou sugiro ler esse texto para saber como ser selecionado), e agora está querendo saber como funciona os próximos passos, ou que entender o processo até chegar o momento da avaliação.

Então, se liga no que vamos aprender no post de hoje:

  • O que é treinamento?
    • Por que é importante fazer o treinamento?
  • O que é teste?
    • Por que é importante fazer o teste?
    • Qual a aprovação mínima para ser aprovado no teste?

Tudo que vamos aprender durante nossa jornada na leitura deste post, te ensinará como ser cliente oculto que é sempre selecionado para os projetos.

O que é o treinamento?

O treinamento é o pré-requisito básico que o Cliente Oculto deve passar, antes de ser aprovado para realizar o preenchimento de um feedback.

Neste treinamento, nós apresentamos para o Cliente Oculto tudo que é importante ele saber, e tudo que é pertinente à jornada de avaliação e/ou compra referente aquela emprsa que ele está avaliando.

Geralmente colocamos os pontos cruciais, como por exemplo: fotos que devem ser anexadas, objeções que devem ser avaliadas, detalhes que devem ter uma atenção maior, instruções claras do que deve ser avaliado, o que pode e o que não pode fazer e dicas de como o feedback deve ser enviado para atingir a nota máxima.

Como funciona?

Todo treinamento é disponibilizado em formato de arquivo pdf. Nesse arquivo você terá todas as especificações citadas assim, com exemplos de fotos, detalhes de acordo com a jornada, imagens ilustrativas do que deverá observar.

Vale lembrar que o treinamento é um material valioso que você pode sempre utilizar para sanar as suas dúvidas, mesmo depois da conclusão do teste (que explicaremos logo mais) e até mesmo na hora da visita.

Por que é importante fazer o treinamento?

Cada visita que é aberta em nossa plataforma tem um roteiro diferente. Em alguns casos ela pode ser mais complexa, com uma persona bem específica. Em outro, ela pode ser mais simples, com um tipo de persona mais acessível a todos os gostos. Existem jornadas em que o cliente oculto deve comprar algum produto, e existem jornadas em que não é necessário a compra. Por isso é muito importante fazer o treinamento e estar ciente de todas as especificações.

Cada visita é única, exclusiva e tem seus detalhes próprios sendo complexa ou não. Ela com certeza tem um roteiro a ser seguido, pontos cruciais a serem observados e abordados durante a execução do projeto.

Depois dessa etapa, você terá que comprovar a sua atenção e dedicação ao treinamento, fazendo um teste.

Atenção no treinamento para ter um bom resultado no teste.

O que é teste?

Aaaah! Que pergunta boa. O teste ele é aquele momento em que vamos ‘’testar’’ se você realmente leu o treinamento, se você observou os detalhes e o mais importante, se entendeu o que fazer durante a sua visita de cliente oculto.

O teste tem a finalidade de ajudar você a fixar na memória os pontos que são fundamentais e que não podem faltar de jeito nenhum na hora de realizar a sua visita de cliente oculto.

Por que é importante fazer o teste?

Talvez depois da explicação sobre o que é o teste, essa pergunta ficou até meio óbvia. Mas é sempre bom falar, mesmo que o óbvio!

Como já dissemos anteriormente, o teste tem a finalidade de ajudar a fixar na sua mente alguns dos pontos mais importantes. Esses pontos deverão ser abordados durante sua visita de cliente oculto, por isso é importante fazê-lo com a maior atenção possível. Até mesmo porque você deve ter uma pontuação exata para ser aprovado no teste e ter o feedback liberado para realização do projeto.

Leia também: O que eu preciso para trabalhar como cliente oculto.

Qual pontuação necessária para ser aprovado no teste?

Na verdade, não existe uma aprovação mínima. Você deve ter 100% de aproveitamento no teste para que consiga ter acesso ao seu feedback.

Mas poxa, 100% não é muita coisa?

Não é! Acredite, quando você faz um treinamento bem feito, fazendo anotações importantes e de fato prestando atenção no arquivo que é disponibilizado pra você as chances de ser aprovado realmente são altas.

Caso a aprovação não aconteça de primeira você pode repetir o teste até que perceba qual resposta não está correta e possa enfim se atentar para aquele ponto e fazer uma boa visita.

Como ser cliente oculto traz responsabilidades?

É importante vocês lembrarem, que ser um cliente oculto é uma grande responsabilidade. Isso porque, neste momento, além de consumidores vocês são pessoas que estão avaliando e levando ao dono do negócio, dicas para melhorar a sua experiência de compra daquela marca.

Por isso, seguir as dicas de como ser cliente oculto exemplar é fundamental para se tornar uma referência no negócio, e quem sabe não viver da renda do Cliente Oculto?

Leia também: Quanto ganha um cliente oculto?