Entenda o que é FLoC, o novo recurso do Google que promete impactar a vida digital.

Primordialmente, novas regulamentações estão mudando o cenário da internet o tempo todo. A importância de proteger os usuários e seus dados vem se tornando um assunto evidente cada vez mais. O termo vem do inglês, Federated Learning of Cohorts, e é visto como a solução criada pelo Google para proteger os dados sem prejudicar os […]

Vitória Coimbra
30 de setembro de 2021
Empresa Google e o FLoC

Primordialmente, novas regulamentações estão mudando o cenário da internet o tempo todo. A importância de proteger os usuários e seus dados vem se tornando um assunto evidente cada vez mais. O termo vem do inglês, Federated Learning of Cohorts, e é visto como a solução criada pelo Google para proteger os dados sem prejudicar os anunciantes que utilizam do algoritmo para a criação de anúncios e direcionamento de campanhas. Nesse sentido, vamos te explicar de maneira fácil tudo que você precisa saber sobre o FLoC.

 

O que é o FLoC?

 

O FLoC, é basicamente um novo plano da empresa Google que visa fornecer aos anunciantes os dados dos usuários de maneira segura, sem colocar ninguém em risco. Um grande diferencial do FLoC é sua capacidade de eliminar cookies de terceiros pelo navegador da empresa, o Google chrome. Os cookies de terceiros ou third-party cookies, são os dados registrados no histórico de navegação de um usuário, dessa forma o que pode ser muito útil para profissionais da área do marketing digital, auxiliando no direcionamento de promoções e anúncios.

 

O que o FLoC irá fazer?

 

O principal objetivo é extinguir os third-party cookies. O processo já teve início em em janeiro de 2020 e a empresa projeta seu fim até 2022. É um projeto gradual e pode parecer pequeno apenas um navegador optar pela política FLoC, mas, o Google Chrome é o navegador mais usado do mundo, fazendo com que o fim dos cookies de terceiros seja de fato um grande problema para o mundo do marketing e estrategistas digitais. 

 

Quais são os impactos da implementação desse recurso?

 

A mudança não significa o fim da publicidade online, e sim a necessidade dos profissionais da área de se reinventarem e aprenderem a gerar tráfego com menos dados. Sem o third-party talvez seja a hora de usar o first-party, os dados coletados diretamente pelas empresas que os utilizam. 

 

Existem inúmeras maneiras que podem driblar a ausência de dados, os profissionais da área podem por exemplo, investir em um conteúdo interativo. Esse tipo de conteúdo estimula a interação do público, esboçando opiniões, gostos, e sendo uma estratégia menos invasiva na hora de recolher dados. 

 

Boas estratégias no email marketing podem ser uma outra alternativa para manter uma boa relação com o público. O envio de conteúdo recorrente, cria um laço com o leitor e muitas vezes gera interação, o que indiretamente pode fornecer dados.  

 

Concluímos então que a implantação do FLoC pode ser um desafio, mas com sabedoria e boas estratégias pode ser driblado.