Você sabe o que significa epp?

Para quem está no mundo dos negócios, pensando em abrir uma empresa ou é engajado em assuntos do mercado de empreendedorismo e afins já deve ter escutado falar na sigla epp e tantas outras que existe nesse mercado. Mas afinal o que significa epp? Epp é a sigla para Empresa de Pequeno Porte. Só de […]

Maria Julia Bamberg
24 de novembro de 2020

Para quem está no mundo dos negócios, pensando em abrir uma empresa ou é engajado em assuntos do mercado de empreendedorismo e afins já deve ter escutado falar na sigla epp e tantas outras que existe nesse mercado. Mas afinal o que significa epp?

Epp é a sigla para Empresa de Pequeno Porte. Só de falar as palavras que compõem essa sigla você já consegue imaginar as empresas que se enquadram nessa modalidade. Mas, assim como todas as categorias legais de empreendimentos aqui no Brasil, o EPP deve seguir as seguintes especificações:

Empresas que tenham o faturamento anual entre 350 mil até 3,6 milhões.
Tenham de 10 a 49 funcionários para serviços ou comércio.
Tenham de  20 a 99 funcionários para indústria ou empresas de construção.

O epp é um incentivo aos empreendedores que estão crescendo mas ainda precisam de auxílio na legislação e formalização do negócio.

O significado de outras siglas importantes

ME – microempresas.

Para as empresas que faturam abaixo do mínimo exigido para ser uma  EPP, existe o ME.  Se enquadram nessa categoria as empresas que têm faturamento anual de até 360 mil reais. 

MEI – microempreendedor individual.

Já para os empreendimentos que faturam até  81 mil reais por ano, de janeiro até dezembro, existe o microempreendedor individual. Se o MEI foi criado no decorrer do ano, por exemplo em junho, o valor total permitido é proporcional ao mês da abertura do MEI, sendo o máximo permitido de 6.750 reais por mês. Ou seja, nesse exemplo, o faturamento anual seria de 6.750 x 7 totalizando 47.250,00 no ano.

EPP – Empresa de pequeno porte

Agora que você já sabe o que significa epp, o que você pode fazer pela sua empresa de pequeno porte?

O mercado vem se intensificando cada vez mais. O Brasil está se tornando um do países com maior número de crescimento de empreendedores. Hoje, existe mais de 17 milhões de pequenos negócios no país, sendo cerca de 7 milhões de micro e pequenas empresas segundo dados do SEBRAE divulgado pelo portal de notícias G1. Ou seja, a concorrência é grande e tende a ser ainda maior à medida que que o tempo vai passando e leis de incentivo ao empreendedor vão sendo criadas.

Pensando nisso e entendendo o que significa epp, mei, me e tantas outras denominações, é importante pensar em maneiras de manter esses empreendimentos fortes no mercado e com projeção de crescimento. 

Como melhorar o meu negócio e crescer a minha empresa?

Um grande diferencial para as empresas de pequeno porte é criar estratégias que as diferenciam da ampla concorrência que existe no mercado. Diversas ações podem ser tomadas para isso. A principal, sem dúvidas é investir na experiência do cliente. 

Experiência do cliente 

Atualmente as pessoas se importam muito com a experiência completa e agradável de compra que tem. Um bom relacionamento com os clientes podem trazer ainda mais consumidores para o seu negócio. Para isso, escutar o que o próprio cliente tem a dizer sobre a sua empresa e a jornada de compra é uma estratégia inteligente e muito utilizada por grandes empresas há muitos anos.

A metodologia de cliente oculto voltada para pequenas e microempresas é uma saída para quem busca crescimento e melhorias no negócio aliado a experiência completa . 

Quer conhecer mais sobre a metodologia?