Você sabe o que é experiência do usuário UI, CX e BX? Entende como essas ferramentas impactam na experiência do usuário? Essas siglas […]
Você sabe o que é experiência do usuário UI, CX e BX? Entende como essas ferramentas impactam na experiência do usuário?
Essas siglas estão cada vez mais presentes no vocabulário do mundo dos negócios, principalmente nas empresas que valorizam o relacionamento com o consumidor. Mas afinal, o que eles significam e onde se encontram? Fique tranquilo que iremos explicar tudo nesse post!
Com a expansão tecnológica muitas empresas passaram a investir na criação de sites, aplicativos e softwares com o intuito de estreitar as relações entre os consumidores e as marcas. Para isso, foi necessário entender os pontos que tornam essa interação positiva. Dessa forma, User Interface (UI) surgiu. Na busca de promover a Experiência do Usuário.
O UI é responsável pela parte visual, por onde o usuário interage com a empresa. Pode ser um botão, um som, um design diferente ou outra ferramenta que tem o propósito de facilitar a relação entre humanos e máquinas.
A Experiência do Usuário, ou User Experience, (UX) é um termo mais amplo. Ela representa uma maior compreensão do usuário para criar produtos e serviços focados no consumidor.
Entender o usuário é também entender o que eles precisam, as situações do cotidiano, seus valores, suas crenças, suas limitações, suas habilidades, seus hábitos. A partir disso, as empresas conseguem criar produtos totalmente focados no cliente. O UX então, é a experiência que os usuários têm ao consumirem os produtos e serviços de determinada empresa.
A Experiência do Consumidor, do inglês Customer Experience (CX), envolve todas as interações do consumidor com a empresa durante o processo de compra. Por exemplo, um cliente vai em uma loja comprar determinado produto. Durante o processo de escolha temos o CX, o contato com o vendedor tem CX, a disposição dos produtos tem CX, o pagamento tem CX, a embalagem tem CX, os canais de comunicação que a pessoa irá recorrer se houver algum problema tem CX. Toda a jornada do consumidor faz parte da Experiência do Consumidor.
A Experiência de Marca, em inglês Brand Experience(BX), é um conjunto de estratégias de marketing que tem como foco agregar valor à marca na percepção do consumidor afim de proporcionar uma experiência excepcional.
O BX, constrói a imagem da marca com base em crenças e opiniões do consumidor sobre a marca. É essencial que essa imagem seja baseada em verdades, ou seja, a marca deve estar orientada aos seus próprios valores e seu posicionamento.
A experiência do usuário está diretamente ligada a imagem da marca, ou o BX, e tal imagem é essencial para conquistar o cliente. Após passar por toda jornada de compra as empresas esperam que ele consiga estabelecer uma relação com a marca, ou melhor dizendo tenha uma boa CX, e se torne um embaixador dela.
Para atingir isso, as ferramentas de UX são aplicadas, afim de facilitar o contato do consumidor com os produtos e serviços. E por fim, temos o UI que facilita a o contato do cliente com as plataformas digitais da marca.
Todas essas nomenclaturas fazem parte da tendência de foco no consumidor e da era da experiência do usuário que vivemos atualmente. Os consumidores são pessoas repletas de sentimentos e cada vez mais as empresas estão entendendo a importância disso.
É preciso criar um relacionamento com o cliente, entendê-lo, ter empatia para que ele alcance suas expectativas e obtenha sucesso com sua compra.
Também está preocupado com as experiências dos consumidores em sua empresa? Podemos te ajudar!
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.