Antes de mais nada, com certeza você já deve ter ouvido falar da Black Friday, um evento anual que oferece descontos impressionantes. De […]
Antes de mais nada, com certeza você já deve ter ouvido falar da Black Friday, um evento anual que oferece descontos impressionantes. De origem estadunidense, a Black Friday no Brasil teve início no ano de 2010. E a cada ano que passa ganha mais força e confiança dos consumidores para continuar acontecendo.
Primordialmente, existem muitas teorias do início do termo Black Friday, uma muito conhecida defende que o evento se originou na Filadélfia, na década de 90. Dessa forma, quando consumidores iam às lojas após o dia de Ação de Graças para fazer compras de natal e congestionam a cidade. Era necessário a ajuda de policiais e os mesmos denominaram tamanha lotação em Black Friday, um período caótico. Assim, muitos dizem que a Black Friday se originou no início de 1980, quando no mundo varejista a cor vermelha era utilizada para mostrar baixas financeiras e a cor preta, quando o mercado estava em alta. O período negativo era datado de janeiro a novembro, e o mês de dezembro era considerado preto, positivo.
Ao longo dos anos a Black Friday foi se tornando cada vez mais popular. Considerado um dos eventos mais importantes para o setor varejista, abre as portas para as compras de natal. É também, outra época que costuma trazer muitos lucros para os empresários. A importância nos Estados Unidos é tão grande que mesmo não sendo considerado um feriado, muitas pessoas ganham folga no trabalho para poderem aproveitar as ofertas e realizar compras na promoção.
Contudo, é notável a relevância da cultura norte-americana para os brasileiros. Convivemos com elementos criados pelos Estados Unidos diariamente, inclusive nosso vocabulário é composto por diversas palavras em inglês, e na hora de garantir um desconto não seria diferente. A primeira Black Friday no Brasil aconteceu totalmente online, no dia 28 de novembro de 2010. Em 2013, bateu o seu recorde faturando R$770,00 milhões no comércio online. Nesse sentido, para proteger o consumidor de possíveis “maquiagens” nos preços, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um código de ética do consumidor para Black Friday no Brasil e publicou uma lista com o nome de lojas que divulgam preços falsos no evento.
A aceitação da população foi muito grande, apenas em 2019 a Black Friday foi responsável por movimentar R$3,2 bilhões, um aumento de 23,6% em relação aos números do ano anterior, de acordo com Ebit – Nielsen. O evento acontece sempre no mês de Novembro, mas varia um pouco de acordo com o calendário americano. Acontece sempre na sexta-feira seguinte da Ação de Graças, no qual é celebrado na última quarta-feira do mês.
Como o povo brasileiro aceitou tão bem participar desse grande desconto, a Black Friday no Brasil começa dia 01/12, promovendo assim um mês inteiro de ações, e descontos para todos. Se você gosta de garantir seu desconto, vem cá entender como funcionam os números nessa época do ano.
Fonte: google
Antes mesmo da Black Friday no Brasil, os indicadores econômicos já eram positivos nessa época do ano devido ao natal e às épocas comemorativas. Mas, com o evento acontecendo até presencialmente, é impressionante o aumento no número de consumidores.
E para aproveitar os melhores descontos do evento é necessário estar de olho em fontes confiáveis, ou seja, sites oficiais, canais de venda.
Edu Neves, CEO do Reclame Aqui, realizou uma visita no site para entender o porquê da resistência de uma parte da população com a Black Friday. Entre os motivos para não participar do evento, 64,4% falaram que a Black Friday não apresenta descontos de verdade. Outros 15,4% citaram os valores altos por conta da pandemia. Os 8,3% citaram a falta de dinheiro, 6,6% não precisam de nenhum produto novo e 5,3% já aproveitaram as promoções ao longo do ano.
Uma dica muito importante para conseguir averiguar de fato os valores é acompanhar durante todo o ano. Os itens de desejo, em sites diversos, para em momento de Black Friday, garantir que a oferta não é falsa.
A Black Friday no Brasil só tende a crescer, as maiores companhias brasileiras como Magazine luiza, Americanas, Casas Bahia, e até mesmo micro e pequenos varejistas estão provando que conseguem fazer parte do evento com qualidade e custo benefício. Participar de picos comerciais como a Black Friday é uma ótima maneira de gerar um aumento nas vendas e garantir que a empresa seja bem vista no mercado, bem posicionada e querida pelos consumidores.
Gostou desse conteúdo?! Acompanhe o nosso blog.
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.