O marketing digital é uma área que sempre se reinventa, afinal, estamos falando de uma profissão que depende da tecnologia para acontecer. Sendo […]
O marketing digital é uma área que sempre se reinventa, afinal, estamos falando de uma profissão que depende da tecnologia para acontecer. Sendo assim, acompanhar os avanços e tendências é de extrema importância para os profissionais que desejam estar por dentro das novidades e ser pioneiro em estratégias.
Em 2021 a rede Tiktok teve um destaque muito grande, graças aos seus vídeos dinâmicos de curta duração, hoje em dia é considerada uma das maiores startups do mundo. E não vai ser diferente em 2022, a presença de sua empresa na rede implica um reconhecimento de marca muito forte, uma vez que a rede social está na boca do povo. A Live é uma outra maneira de utilizar o recurso vídeo para conversar com as pessoas online, ganhando um grande papel no início da pandemia, tende a continuar fazendo sucesso principalmente no Instagram.
Falando em Instagram, a rede percebeu o boom do Tiktok e não ficou de fora. Além de proibir e censurar o nome da “rede vizinha”, criou a plataforma REELS, que é basicamente uma aba na qual é possível postar vídeos exatamente igual ao Tiktok. Sendo assim, é mais uma lacuna que o marketing digital precisa ocupar, para ser onipresente em todas as tendências.
Fizemos um post recentemente mostrando a importância do marketing de influência e porque você deve contratar influenciadores digitais para a sua empresa. Essa nova profissão está em ascensão e só tende a se tornar ainda mais comum no nosso dia a dia. Os influenciadores conseguem impactar fortemente na vida de uma grande massa, ajudando mais ainda no marketing de uma empresa. Pensar num macro e adaptar os veículos de comunicação para o digital, já são itens essenciais para o andamento de qualquer corporação. Nesse sentido, junto ao marketing de influência, podem ganhar ainda mais peso e renome, construindo assim uma rede concreta de apoio à marca online.
Muitas empresas costumam terceirizar essa função e optam por contratar agências de marketing e publicidade. Como tudo está cada vez mais versátil e rápido, uma tendência forte para 2022 é internalizar esse marketing. Isto é, criar uma equipe apta e de confiança, que consiga desenvolver todo esse trabalho inteiramente focado na empresa e em seus objetivos. Devido a importância que o marketing possui tanto internamente no endomarketing, quanto para os próprios consumidores, contar com um time que viva a cultura da empresa diariamente e consiga centralizar as demandas pode ajudar muito no rendimento. Além disso, quando uma equipe consegue executar as ações, o trabalho fica mais dinâmico e objetivo.
A pandemia forçou uma grande parte da população a trabalhar remotamente, principalmente os profissionais que conseguem executar todas suas funções no digital. Foi feita uma pesquisa pela Prudential que relatou que a maioria das pessoas rendem muito mais no trabalho remoto do que no presencial.
Na área do marketing, 76% dos profissionais vão seguir no trabalho remoto nos próximos anos. Uma vez que buscar um ambiente mais agradável e confortável, focar nas demandas e conseguir realizar todas as entregas além da produtividade aumentada são fatores benéficos. Tanto para a corporação tanto para o colaborador, não existe motivo para voltar ao presencial.
A junção desses dois setores, marketing e vendas, é muito importante para o bom andamento da empresa. Uma vez que o marketing gera leads, o famoso inbound para que o time de vendas consiga reter e convencer esses clientes de que o produto é bom, é necessário uma comunicação muito bem feita para que não haja nenhuma dúvida.
O indicado para que tenha essa comunhão, são reuniões de alinhamento onde os setores comuniquem suas necessidades com uma certa frequência.
Quando se fala de inteligência artificial, muitos se assustam pensando que o que está sendo referido são máquinas super tecnológicas e robôs. Mas nós já utilizamos esse recurso diariamente sem ao mesmo perceber. A tecnologia é usada para simplificar a vida do ser humano, tornar mais ágil e fazer com que o tempo seja gasto da melhor forma possível. Logo, essa é uma das tendências da nossa realidade e será mais ainda com o decorrer do tempo utilizar recursos de inteligência artificial no dia a dia das empresas.
Estamos falando de robôs que conversam com os clientes nos sites de forma automática e programada, demandando menos mão de obra e garantindo que todas as dúvidas sejam sanadas. Os famosos bots em chats são cada vez mais comuns, podendo até serem adaptados a comando de voz, tornando ainda mais real a comunicação.
Outra tendência que foi muito forte em 2021 e tende a continuar em 2022, é utilizar os memes. Conte também com piadas, trends, assuntos do momento para falar da sua empresa e do seu produto são uma ótima estratégia. Reter o público com o assunto mais comentado do momento, exige muito planejamento e sagacidade, quanto mais fresco o meme, mais atenção ele irá chamar.
Ter uma equipe antenada é o ponto chave, acompanhando o Twitter, Instagram, sites de fofoca e todas as redes que atingem um público bem diversificado. O designer e o copy estarem bem alinhados é outro fator que auxilia.
Agora que você já sabe de algumas das tendências para 2022, que tal colocar em prática? Ainda dá tempo de fazer seu planejamento estratégico e garantir que seu time esteja antenado e não perca nenhuma oportunidade no universo do marketing digital.
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.