Você sabia que as faixas etárias também podem ser divididas por gerações? Já ouviu falar no termo “geração z” ou “gen z” e […]
Você sabia que as faixas etárias também podem ser divididas por gerações? Já ouviu falar no termo “geração z” ou “gen z” e quais são os impactos deste grupo no seu negócio?
No postblog de hoje, iremos explicar mais sobre esta geração e como os padrões de consumo foram mudando ao longo dos anos nos comércios.
A Geração Z é a primeira nativa digital, isto é, são aquelas pessoas que já nasceram em um mundo cheio de tecnologia, como por exemplo: internet, celulares, inteligência artificial, etc.
Isto é, eles são um grupo de pessoas que está sempre “ online” nas redes digitais e também são mais rápidos e menos pacientes na hora de buscar informações na web. Profissionalmente, as pessoas da geração Z são multitarefas, competitivas e independentes.
Mas, afinal, como lidar com esse perfil do consumo mundial?
A Geração Z está crescendo e dividindo seu tempo entre dois mundos: o digital, desafiador e envolvente, e o físico, que passa por importantes transformações, cada vez mais rápidas.
Os nascidos depois de 2000 criaram hábitos de consumo que refletem sua infância. O trânsito entre o físico e o digital molda a forma como os jovens olham para as marcas.
O mundo físico passou a ser visto com o filtro do mundo virtual. Por isso, é perda de tempo diferenciar um e-commerce de um quiosque em shopping center, por exemplo. A WGSN, empresa que prevê tendências, organizou um relatório mostrando seis pontos fundamentais para entender como o comportamento da Geração Z hoje vai mudar o mercado de beleza no mundo. Confira:
Além disso, os Gen-Z valorizam a diversidade em todas as formas. Por estarem conectadas com pessoas de todo o mundo, eles ouvem e buscam entender todos os pontos de vista sobre qualquer assunto.
Para entender melhore sobre a geração z é importante saber diferenciá-la daquelas que vieram anteriormente.
A Geração X estava acostumada a ficar anos numa mesma empresa, fazer carreira e guardar dinheiro para ter seus bens duráveis.
Quando chegam os millennials, o foco muda para o famoso “ser feliz no trabalho”, contradizendo a geração anterior e buscando novas maneiras de empreender e investir – o foco de consumo fica mais relacionado ao bem-estar.
No entanto, a Geração Z não segue à risca o caminho de nenhuma das duas anteriores. Ela é realista em relação a trabalhos mais estáveis e com carteira assinada, mas é motivada por causas relacionadas a seus valores pessoais e precisam estar alinhados com isso para ficarem bem em um trabalho.
Mesmo assim, é uma geração que vê mais possibilidades criativas, como por exemplo o marketing digital, a economia circular e o famoso influenciador. Alternativas como essas trazem uma percepção de que não é preciso esperar tanto para ganhar dinheiro.
A Geração Z também se comporta de maneira diferente dos millennials quando se trata de monitorar e gastar dinheiro.
Enquanto os gastos dos millenials eram ditados pela quantidade de dinheiro disponível na conta bancária, a Geração Z estabeleceu limites para quanto podem gastar: ela usa aplicativos que acompanham em tempo real o fluxo de dinheiro, porque assim tem uma visão geral sobre quanto tem disponível para gastar em despesas maiores, como festivais ou “impulsos”.
Além disso, esses jovens querem manter seus hábitos de consumo dentro de suas possibilidades. Ao acompanhar cuidadosamente o orçamento, podem manter seus custos sob controle. É uma geração que, acima de tudo, valoriza as experiências em relação aos produtos e serviços.
Como são financeiramente cuidadosos, os Z evitam a armadilha de se tornarem compradores impulsivos. Eles procuram conselhos financeiros de pais e amigos, mas estão igualmente confortáveis acessando dados digitalmente para obter mais informações e buscar melhores negócios.
É uma geração que prefere ler comentários antes de fazer uma compra online.
Por outro lado, desde que o mundo é mundo, jovens são questionadores, afeitos a novidades tecnológicas, inclinados ao idealismo e às causas sociais. Em linguagem contemporânea: disruptivos, colaborativos e engajados.
A Geração Z é tão fruto das anteriores quanto Geração Silenciosa, Baby Boomers, X e Y, só que com o verniz da atualidade. Os nativos digitais são o atual grupo de jovens mais jovens, mas em breve, também serão substítuidos por outra geração, a Alpha.
Outras gerações virão. O certo é que marcas atentas a este movimento contínuo geracional garantem longevidade ou, pelo menos, uma comunicação efetiva.
Enfim, conhecer os hábitos de consumo das gerações é essencial para quem trabalha com vendas. Já imaginou se algum empreendedor decide abrir uma loja de roupas com uma comunicação voltada para a Gen Z e enche a vitrine com calças skinny? Como os Z diriam, isso é muito “cringe”.
Por isso, entender quem é o público do seu negócio e estar por dentro das tendências do que essas pessoas consomem, discutem e rejeitam é essencial para que sua empresa cresça de maneira sustentável.
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