Neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar sobre Marketing de Indicação e como você pode fazer os seus clientes te indicarem para […]
Neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar sobre Marketing de Indicação e como você pode fazer os seus clientes te indicarem para novas pessoas e consequentemente, fazê-las consumir no seu negócio
Se você é um prestador de serviço, ou é dono de uma empresa, ou até mesmo trabalha na área de vendas, com certeza, já se perguntou como é possível conseguir mais indicações de clientes.
Fica com a gente nessa leitura, pois falaremos quais técnicas você pode utilizar e como aplicá-las no seu negócio.
Lembra daquela história de que o boca-a-boca é uma das formas mais eficientes de se fazer marketing?
Então, como o diz o ditado, toda história tem um fundo de verdade.
Se você tem uma carteira de 10 clientes e recebe cerca de 2 indicações por mês, pode não parecer muita coisa.
Mas, ao longo dos meses, essas indicações vão ter um efeito exponencial na sua carteira.
Isto é, ao ponto de que as indicações passam a ser um canal extremamente relevante na aquisição de novos clientes.
Por isso, separamos aqui algumas dicas bastante simples que irão ajudar você na criação de uma cultura de indicações no seu negócio.
Sim, indicação é uma cultura! Infelizmente, muitas empresas não desenvolvem e não dão atenção para ela.
Reflita: Será que você não tem na sua base de contatos vários clientes que estão satisfeitos e também são apoiadores o seu negócio?
Mas, eles não te indicam para ninguém, simplesmente, porque você não pede?
Eles estão prontos para te recomendar, porém, não irão fazer isso pois não há uma pro atividade.
Seja porque não chegou uma oportunidade, ou eles nunca pensaram a respeito, ou não avaliaram o ciclo social, os motivos para não terem feito uma indicação são inúmeros.
Temos certeza que se for criada a cultura do marketing de indicação na sua empresa, você conseguirá obter ótimos resultados e posteriormente, colher ótimos frutos.
Você precisa fazer com que o processo de pedir indicações seja algo comum, corriqueiro e padrão no seu funil de vendas.
Pensa assim: Você realiza um atendimento, oferece o produto ao cliente, ele compra e fica feliz no final da compra.
Isso é uma grande brecha para você chegar nele e dizer: “Oii pessoa x, você poderia me indicar para alguém dentro do seu ciclo de amigos que possa gostar dos nossos serviços?”
Trabalhe para que isso faça parte do seu processo!
Além disso, também tem a opção de você deixar isso claro desde o início do atendimento.
Vamos simular outra situação: “Olá pessoa x, nós vamos te atender, espero que você goste muitos dos nossos produtos/serviços e ao final, caso você fique satisfeito com o resultado, nós ficaríamos muito felizes se você pudesse indicar nossa empresa para algum amigo ou conhecido.”
Nesse sentido, quando a indicação é colocada como algo normal, você faz com que o seu cliente deixe de enxergá-la como um favor e sim como algo comum, dentro do processo.
Já parou para pensar como é a experiência do seu cliente?
Ele teve uma boa jornada na sua marca (antes, durante e depois da venda)?
Será que você consegue entregar para ele uma experiência única?
Viemos contar que fornecer uma boa experiência não é um animal de 7 cabeças e você pode sim oferece-la de forma eficiente.
Na verdade, ela está na pequenas coisas como: um brinde após uma compra, água e bala no local do atendimento, música e ar condicionado para deixar a pessoa confortável, dentre outros.
Quando um empresário acrescenta esses detalhes na empresa, você tá criando uma experiência favorável para o seu cliente.
Se atente aos detalhes! Pense em cada ponto, desde a higiene, a fachada, o aroma, o som, tudo isso irá ajudar você na composição da experiência ideal para os seus consumidores.
Além disso, para começar a entregar uma boa experiência, não é preciso um alto investimento.
Por exemplo, o plano essencial da Seu Cliente Oculto possui o melhor custo beneficio do mercado usando essa metodologia para transformar a experiência dos clientes de pequenas a grandes empresas.
Clicando aqui (Plano Essencial da SCO) é possível conferir todas as informações e clicando em “contratar” (preenchendo todas as informações), você já terá o feedback de até 5 clientes ocultos em 7 dias úteis.
Além disso, você pode assistir este vídeo no nossa canal do Youtube, onde explicamos tudo que precisa saber sobre o plano.
Clientes que tem uma boa experiência tem uma chance muitoooooo maior de indicar a sua empresa.
Primeiramente, o NPS (ou Net Promoter Score) é uma metodologia que tem como objetivo mensurar o grau de lealdade que os consumidores tem com uma empresa.
Ela é amplamente utilizada, devido ao fato dela ser extremamente simples.
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”
Os clientes que respondem essa pergunta marcando de 0 a 6 são considerados detratores, de 7 a 8 neutros e por fim, de 9 a 10 são considerados promotores.
Nesse sentido, assista este vídeo do nosso canal do Youtube, onde explicamos detalhadamente como é possível calcular o NPS.
Se você sente dificuldades na hora de pedir indicações para os seus clientes, aplicar a pesquisa de NPS pode ser uma excelente pedida.
Isto é, quando ela for realizada, você conseguirá identificar aonde cada cliente se encaixa dentro daquelas categorias que citamos anteriormente.
Esteja pronto para trabalhar com várias oportunidades.
Agora, chegou momento da Seu Cliente Oculto pedir a sua indicação 🙂
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