Inicialmente, nesse post, falaremos sobre e-commerce Brasil e as vantagens de utilizar esse mercado virtual. Sendo assim, o intuito é explicar para […]
Inicialmente, nesse post, falaremos sobre e-commerce Brasil e as vantagens de utilizar esse mercado virtual.
Sendo assim, o intuito é explicar para você,caro empreendedor, quais as vantagens que um e-commerce pode trazer para o seu negócio.
O e-commerce também é conhecido como comércio eletrônico, que tem como modelo toda e qualquer transação realizada on-line
Nesse sentido, todo o processo é feito de forma digital, desde a escolha do produto até o pagamento do pedido.
Porém, todo o processo, desde a separação da mercadoria até entrega no destino final, ainda é feito de forma tradicional, ou seja, fisicamente.
Contudo, além do processo de comprar o produto, o e-commerce é baseado, principalmente, na promoção e divulgação dos seus produtos e serviços.
Para isso, utiliza-se o marketing digital, já que tanto a captação de clientes,quanto a divulgação as vendas é feita pelo meio digital.
Agora que você já sabe do que se trata o e-commerce, falaremos um pouco mais sobre como é o funcionamento de um na prática.
A princípio, para efetuar uma compra no e-commerce, o cliente geralmente faz uma jornada de compra muito semelhante ao que faria em uma loja física.
Primeiramente, o cliente entra no site e faz a escolha dos produtos que deseja, sem quantidade mínima ou máxima.
Em seguida, os produtos são enviados para o seu carrinho de compras e após isso, segue para a página de finalização da compra.
Logo depois, o cliente preenche alguns dados como: nome, email e CEP, que será utilizado para calcular o frete de entrega dos produtos.
Posteriormente a criação de login no site, o cliente pode escolher qual forma de pagamento, dentre várias, ele quer escolher, sendo algumas delas PIX, boleto bancário e cartão de crédito/débito.
Por fim, após ser feita a aprovação do pagamento, o comerciante envia o pedido do cliente para os correios ou alguma transportadora que seja parceira da empresa.
Agora, falaremos sobre as vantagens de utilizar o e-commerce em seu estabelecimento e melhorar sua vendas com ele.
Atualmente, compras pelo meio on-line não causam tanta desconfiança como antigamente.
Nesse ponto, o e-commerce acabou conquistando seu espaço e a cada dia que passa possui mais compradores adeptos.
Dessa forma, mesmo que seja uma loja de pequeno porte, a empresa que possui um e-commerce passa mais um tom de seriedade, profissionalismo e segurança, algo que nem sempre acontece com vendas em redes sociais.
Inicialmente, por não ter um horário de funcionamento estipulado, no e-commerce, a compra de produtos pode ser efetuada em qualquer horario do dia.
Ou seja, as vendas podem ser feitas mesmo sem o responsável pelo e-commerce estar presente na empresa, fato que irá fazer toda a diferença no seu faturamento ao final do mês.
O e-commerce Brasil funciona também como uma vitrine digital,ou seja, ele irá divulgar todos os produtos que a sua loja possui.
Nesse sentido, eles podem ser segmentados em categorias ou blocos, facilitando na busca de alguma mercadoria específica da sua marca.
Ao contrário das redes sociais, onde as informações podem se perder no fluxo alto de postagens diárias.
Nos sites, os produtos são dispostos de uma forma mais organizada e segmentada, para serem encontrados com facilidade.
A princípio, no e-commerce, você consegue ter os dados de forma bem mais detalhada e conseguirá acompanhar a sua empresa mais de perto ainda.
Nesse sentido, ao ter as informações do perfil de compra do cliente, fica mais simples saber qual é a melhor técnica de venda a ser utilizada com ele, como o Upsell, por exemplo.
Também é possível enviar mensagens para os potenciais clientes que ainda tinham produtos em seu carrinho, os incentivando a finalizar sua compra.
Por fim, com as informações fornecidas pelos clientes em mãos e você seguindo direitinho as regras da LGPD, é possível fazer uma ótima estratégia de disparo de e-mails.
Primeiramente, investir em SEO é de suma importância para destacar o seu e-commerce, afinal, quem não sonha em aparecer logo em cima na pesquisa do Google?
Nesse sentido, a loja virtual precisa ser facil de encontrar pelo buscador do google e o SEO ajuda muito nisso.
Pois, colocando conteúdos relevantes e que chamem atenção do seu público, fará com que o seu e-commerce seja ranqueado de forma melhor no Google.
Por isso, investir no SEO ajuda muito a melhorar o mecanismo de pesquisa para que seu e-commerce se destaque da concorrência.
Enfim, agora falaremos de um método que você, empreendedor, pode monitorar de forma mais ampla o seu e-commerce e saber como melhorá-lo ainda mais.
Antes de mais nada, implementar o cliente oculto em seu e-commerce fará com que você tenha uma visão mais detalhada de como é a jornada de compra de seu cliente.
Com intuito de trazer o melhor resultado para a avaliação, o cliente oculto avalia o e-commerce em sua disposição de produtos, a facilidade em encontrar um produto, se todos os passos estão transcorrendo de forma certa e prática.
Nesse sentido, também será avaliado se após a compra, foi enviado um email ao cliente para confirmação da transação e os detalhes de entrega.
Por fim, na entrega do pedido, é avaliado se a mesma foi feita corretamente, devendo o produto estar em bom estado e acompanhado de sua nota fiscal.
Por exemplo, eu contratei a SCO para avaliar meu e-commerce, após ouvir reclamações dos clientes e assim, descobrir as falhas do negócio.
Ao iniciar a avaliação, foi constatado que o problema esta localizado em um erro na hora de efetuar o pagamento do produto.
Com o cliente oculto pode se encontrar a raiz do problema e melhorá-lo visando entregar uma experiência cada vez mais personalizada e única ao cliente
Sendo assim, você consegue visualizar se o seu e-commerce pode melhorar em algum ponto, para que a compra dos seus produtos possa ser feita de forma mais ágil e segura.
Investir em cliente oculto é um passo mais próximo para melhorar cada vez mais a experiência do cliente em seu e-commerce.
Certamente, optar por ter um e-commerce é uma excelente forma de dar mais visibilidade e autoridade a sua empresa, bem como trazer novos clientes em potencial para ela.
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blog post.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
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