Upsell: Como Usar essa Técnica de Venda?

Antes de mais nada, você tem utilizado a técnica de Upsell (ou Upselling) para aumentar as vendas e os lucros do seu negócio? […]

Vittor Santos
7 de outubro de 2022
Upsell: Como Usar essa Técnica de Venda?

Antes de mais nada, você tem utilizado a técnica de Upsell (ou Upselling) para aumentar as vendas e os lucros do seu negócio?

Ele é uma estratégia usada para promover produtos, ou serviços, aumentar as vendas e o faturamento da empresa.

Se ainda não utiliza, descubra agora neste post da SCO, como implementar isso agora mesmo na sua rotina.

Esse texto tá bem simples e prático, confira!

 

O que é Upsell?

Primeiramente, Upsell é uma técnica de venda em que oferece a possibilidade de incrementar ou melhorar a compra do consumidor, seja de produtos ou serviços.

Ou seja, ele ajuda a aumentar o faturamento de vendas que consequentemente, impacta positivamente a experiência de compra do consumidor.

Basicamente, esse método consiste em melhorar a compra inicial do seu cliente.

Em outras palavras, o intuito é fazer com que a sua empresa crie uma oportunidade de compra para os clientes adquirirem algo ainda mais completo do que tinham escolhido inicialmente.

Para a empresa, significa aumentar o ticket médio dos seus clientes.

Por exemplo, é muito comum as redes de fast food oferecerem uma batatinha ou refrigerante bem maior por apenas 1 ou 2 reais a mais.

Ou então, ir até um supermercado e comprar algum produto porque estava nas condições de “Pague 2 e Leve 3”.

Reparam que nestes exemplos que citamos, os produtos não foram oferecidos para os clientes do nada.

Na verdade, eles já estavam preparados para efetuar a compra, mas, acabou recebendo uma oportunidade de upgrade e acabou aumentando o valor da sua compra.

No fim das contas, todo mundo saiu satisfeito!

De um lado, a empresa faturou mais, por outro, o cliente ficou satisfeito porque essa compra foi vantajosa pra ele e é isso que o Upsell faz.

 

O que é Upsell?

 

Quando trabalhar o Upsell?

Agora que explicamos o que é Upsell, é preciso entender qual seria o momento ideal para usar essa técnica.

Basicamente, indicamos 3 momentos chaves para trabalhar o upsell, eles não são os únicos, mas são os principais.

1° Clientes Verdadeiros

Entenda se a pessoa que você ofereceu um Upsell já estava propensa a realizar uma compra com a sua empresa.

O Upsell acontece quando você convence os clientes a comprarem produtos/serviços de maior valor agregado.

Por isso, não tente vender algo mais caro para alguém que nem tinha interesse de ser seu cliente.

Isso só fará com que você gaste mais os seus esforços para alguém que talvez nem quisesse comprar os seus produtos ou serviços.

Por isso, foque nos clientes que já estavam propensos a comprar com você.

O objetivo principal do Upsell é aumentar o ticket médio de uma compra.

 

1° Clientes Verdadeiros

 

2° Relevância do Produto ou Serviço

Depois de avaliado que a pessoa realmente quer comprar algo na sua empresa, certifique se realmente o Upsell será relevante e de valor para ela.

Caso não seja, os clientes acharam apenas que a compra ficará mais cara, ou seja, não agregando valor suficiente para eles pagarem um valor a mais por isso.

Além disso, fará com que muito provavelmente eles acabem desistindo da compra.

Lembre-se de criar uma oferta que esteja relacionada ao item que já ia ser adquirido e que tenha utilidade para as pessoas.

Além disso, preste atenção se o valor que está oferecendo é realmente condizente e coerente.

A nova compra tem que valer a pena, tanto para você quanto para o seu cliente.

 

2° Relevância do Produto ou Serviço

 

3° Mostre que é Vantajoso pro Cliente

Isto é, faça o cliente perceber que o Upsell valerá a pena pra ele.

Por exemplo, quando você vai em um restaurante Fast Food, provavelmente já ofereceram uma batatinha frita ou refrigerante por tamanho maior ou até uma sobremesa extra por um valor bem pequeno a mais.

E na maioria das vezes, o cliente acaba aceitando a oferta, porque entende que pelo valor extra, vale a pena realizar a compra para se beneficiar ainda mais.

É preciso mostrar para os clientes que existe uma necessidade por parte deles que ainda não tinham percebido.

Essas foram só algumas dicas de momentos que o Upsell pode ser utilizado.

Agora, cabe a você, avaliar o que se encaixa melhor com a sua empresa.

 

3° Mostre que é Vantajoso pro Cliente

 

5 Dicas para Fazer o Upsell do Jeito Certo

Agora, vamos mostrar as 5 dicas fundamentais de como montar um Upsell que funcione de verdade.

1°Dica: Conheça Bem os seus Clientes

Antes de oferecer Upsell, conheça bem os clientes alvos.

Isto é, entenda as suas necessidades e os que eles acreditam ser valiosos para aceitar uma compra de valor maior.

Lembre-se que o Upsell serve também para melhorar a experiência dos compradores.

Por isso, analise as preferências não só de produtos/serviços, mas também de preços e qualidade do que será adquirido.

Além disso, foque na satisfação do cliente, sendo fundamental para converter em uma venda.

 

1°Dica: Conheça Bem os seus Clientes

 

2°Dica: Deixe Claro os Benefícios

Sempre ofereça vantagens e mostre ao seu cliente as razões pelas quais é muito melhor optar pelo Upsell.

O importante é que caso o cliente aceite essa tática, ele terá grandes vantagens e benefícios.

Em outras palavras, deixe bem claro porque essa compra valeria realmente a pena para ele.

 

2°Dica: Deixe Claro os Benefícios

 

3° Resolva Problemas Reais

Não tente empurrar produtos ou serviços com o Upsell, isso não vai funcionar.

Ao invés disso, estude as necessidades dos seus clientes e ofereça aquilo que realmente é relevante para os problemas ou necessidades deles.

 

3° Resolva Problemas Reais

 

4° Faça Sugestões Simples

Quando for oferecer uma nova opção de compra pro seu cliente, seja direto e simples.

Evite um Upsell exagerado e ofereça aquilo que realmente tem valor para a pessoa.

Pois, isso pode fazer com que o cliente perca o foco e acabe se confundindo com tanta informação.

Através de uma boa análise com cada consumidor, você conseguirá entender o que uma sugestão simples de upgrade poderá ser muito mais eficiente do que tentar vender qualquer coisa a qualquer custo.

 

4° Faça Sugestões Simples

 

5° Satisfação do Cliente

Definitivamente, o mais importante é o cliente sair satisfeito depois da compra.

Se isso acontecer, pode ter certeza que ele vai voltar a comprar com a sua empresa.

E ainda, indicar para conhecidos fazerem o mesmo.

Tente não só atender a demanda deles, mas também, trabalhar para surpreendê-los e encantá-los de forma positiva.

Lembre-se: Clientes satisfeitos são altamente lucrativos e fiéis.

Essas foram as nossas cinco dicas de como trabalhar o Upsell para que ele funcione de verdade.

Quando bem trabalho, ele pode se tornar uma ferramenta extremamente poderosa.

Agora, é sua função analisar sua empresa e encontrar outras possibilidades que se encaixem com o perfil e objetivos do seu negócio.

 

5° Satisfação do Cliente

 

Cliente Oculto e Upsell

Você sabia que o cliente misterioso é uma excelente ferramenta para melhorar o upsell da sua empresa?

Isto é, nós, da Seu Cliente Oculto, enviamos pessoas para avaliarem o seu estabelecimento ou e-commerce de forma anônima, e assim, saber se os seus vendedores estão utilizando esta técnica para aumentar as vendas.

Temos um questionário completo, onde informamos tudo que o cliente oculto precisa contar pra gente sobre a empresa, e um dos blocos, é avaliar se as táticas de venda estão sendo usadas e são efetivas.

Vendemos o Plano Exclusive e o Plano Essencial de Cliente Oculto no nosso site. Clique no link abaixo para saber qual dos dois é o ideal para a sua empresa.

Plano de Cliente Oculto: Qual é o melhor?

Vem transformar experiências com a gente! Temos certeza que podemos melhorar a experiência do seu cliente, bem como a produtividade de seus funcionários.

 

Cliente Oculto e Upsell

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.

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Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

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