Hoje não existe praticamente nenhum mercado que seja monopólio. Talvez apenas a distribuição de energia e água de determinadas cidades. Se você não […]
Hoje não existe praticamente nenhum mercado que seja monopólio. Talvez apenas a distribuição de energia e água de determinadas cidades. Se você não faz parte desse mercado específico, seu cliente tem inúmeras opções de empresas concorrentes para escolher. Sendo assim, ele certamente irá avaliar antes de realizar uma compra ou a contratar um serviço. Isso faz com que, nesse cenário, seja extremamente importante a sua empresa estar sempre atenta aos movimentos dos seus concorrentes. Por isso, é essencial saber utilizar técnicas de análise de concorrência que vão te dar informações valiosas para se destacar no mercado.
É importante pontuar que existem diversas técnicas de análise da concorrência e cada empresa poderá optar pela que mais se adequa ao seu perfil. Essa escolha será feita de acordo com o porte da sua empresa e também com a sua área de atuação. Uma microempresa de comércio, terá menos dificuldade em conhecer seus concorrentes e ao mesmo tempo terá também menos recursos para investir. Ao contrário de grandes companhias de software, por exemplo, que tem uma dificuldade muito grande em obter informações confiáveis dos grandes players de mercado.
Você vai conhecer agora as principais ferramentas de análise de mercado para poder escolher a melhor para sua empresa:
Você já entrou na internet para ver quais ações seus concorrentes estão fazendo? Existem milhares de informações que podem ser obtidas apenas entrando nas principais redes. Hoje no Instagram é possível ter fotos do local, comentários de clientes e ações de marketing que estão sendo realizadas. O Linkedin é a rede social mais indicada para saber sobre quais são as pessoas que trabalham no local, sua experiência, quantos funcionários a empresa tem e quais são as premiações dela. Já o site, é o local onde se encontram as informações básicas da empresa, como história e produtos.
Outro local bem importante de entrar é no Reclame Aqui e no Google meu negócio, pois nesses sites, é possível entender quais são as maiores reclamações dos clientes em relação as empresas concorrentes. A técnica de análise feita pela internet é um meio barato e acessível para todas as empresas. Porém, dependendo do mercado, ele requer muito tempo e fica muito difícil compilar todas as informações e realizar a análise para tomar ações efetivas.
É a avaliação mais completa que uma empresa pode ter para analisar os seus principais concorrentes. A metodologia consiste em selecionar pessoas e treiná-las para se passarem por consumidores comuns de forma anônima. Elas vão até o concorrente com a intenção de consumir os produtos ou serviços e depois disso passam um relatório de como foi a experiência com a marca.
O interessante é que a pesquisa de cliente oculto na concorrência, pode ser realizada tanto em empresas B2B como softwares, consultorias e contabilidades, quanto também em empresas B2C, como comércio, vendas online e clínicas.
Vamos imaginar o Cláudio, dono de uma empresa de softwares. Ele está precisando fechar mais contratos para aumentar o faturamento do seu negócio, mas percebe que suas vendas não alavancam e ele não sabe exatamente onde pode melhorar. Agora imagine se o Cláudio recebesse um relatório completo com diversas informações da empresa concorrente que está fechando vários contratos. Nesse relatório ele teria informações como: preços e orçamentos, prazos de resposta e entrega, descrição do ambiente e do atendimento, técnicas de venda, diferenciais competitivos e posicionamento na internet da marca concorrente. Seria ou não informações valiosas que direcionaram o Cláudio a tomar decisões certeiras no seu negócio? Esse tipo de relatório tem um valor incalculável, principalmente se as informações vierem já de forma consolidada e prontas para a tomada de decisão pelos gestores e donos das empresas!
Um caso muito interessante também na pesquisa de cliente oculto é a avaliação da própria empresa que contrata a pesquisa. Nesse caso, fica ainda mais imparcial a análise e é possível saber dentro todas as empresas, qual é a que o consumidor escolheria comprar e por qual motivo. Isso faz com que a organização saiba exatamente suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e consiga transformar a informação em lucro para a organização.
O cliente oculto sempre foi um método bem assertivo, pois te dá a visão real não só das ações de seus concorrentes, como também te mostra qual a percepção dos clientes em relação as empresas. Ele sempre foi um método caro, porém algumas empresas como a Seu Cliente Oculto vieram para trazer uma pesquisa de análise de concorrência com preço acessível e com um plano de ação integrado, o que evita qualquer tipo de trabalho para a empresa contratante. Importante ressaltar que a pesquisa de cliente oculto é totalmente legal e autorizada, diferentemente da espionagem industrial que será citada a seguir.
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É importante lembrar que essa técnica é conhecida mas não é permitida por lei. Portanto, não é indicada por nós e por nenhuma organização séria. A pessoa que prática a espionagem industrial pode responder criminalmente caso realize esse tipo de espionagem. Existem vários casos emblemáticos no mercado, de grandes corporações que infiltraram funcionários falsos a fim de obter informações sigilosas de seus principais concorrentes, como fórmula de medicamentos e produtos.
Agora que você já sabe quais são as principais técnicas de análise da concorrência, quais são os pontos positivos e negativos das estratégias e qual seria mais indicada para a sua empresa, coloque a mão na massa. Descubra de forma legal tudo que o seu concorrente está fazendo e o que você deve fazer para se destacar no mercado! Nenhuma empresa pode ficar parada no tempo. E tempo é dinheiro. Portanto busque conhecer agora mesmo quais as principais formas de você ganhar mercado e gerar lucro para o seu negócio.
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