Análise SWOT: O Que é e Como Fazer Esta Matriz?

A princípio, você já deve ter ouvido que a análise SWOT é uma ótima ferramenta para qualquer tipo de negócio. Certamente, ela é muito poderosa, tanto para quem tá planejando montar um negócio próprio, quanto para uma empresa já existente. Neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos ensinar como fazer uma análise SWOT simples, direta […]

Vittor Santos
25 de julho de 2022
Análise SWOT: O Que é e Como Fazer Esta Matriz?

A princípio, você já deve ter ouvido que a análise SWOT é uma ótima ferramenta para qualquer tipo de negócio.

Certamente, ela é muito poderosa, tanto para quem tá planejando montar um negócio próprio, quanto para uma empresa já existente.

Neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos ensinar como fazer uma análise SWOT simples, direta e prática.

Além disso, vamos dar exemplos e dicas incríveis que irão facilitar o seu entendimento deste processo.

 

O que é Análise SWOT?

Antes de mais nada, é importante saber que a SWOT é uma ferramenta simples, mas incrivelmente poderosa que irá ajudar a desenvolver suas estratégias de negócios.

Ela tem como principal objetivo identificar as características chaves de uma empresa, bem como do mercado onde ela atua.

Sendo assim, a divisão ocorre em:

1 – Ambiente Interno: Onde serão identificados os pontos fortes e fracos da empresa.

2 – Ambiente Externo: Onde serão identificadas as oportunidades e ameaças do mercado.

Em resumo, Análise Swot é uma ferramenta que:

  • Realiza o diagnóstico da empresa e do mercado;
  • Auxilia na tomada de decisão da empresa;
  • Descobre os pontos de melhoria;
  • Identifica itens chaves para a gestão da 0rganização, o que implica em estabelecer prioridades de atuação.
  • Prepara planos estratégicos para aproveitar a oportunidade de mercado e resolver problemas/risco.

Isto é, pode ser utilizada como base para a gestão e planejamento da empresa.

 

O que é Análise SWOT?

 

O que significa cada uma das letras da Análise S-W-O-T?

Primeiramente, essa palavra é uma abreviação, em inglês, de quais pontos serão observados nesta ferramenta.

Strenght > Força

Weakness > Fraqueza

Opportunity > Oportunidade

Threat > Ameaças

Aliás, em alguns lugares, essa análise é chamada de “FOFA”, que é a junção de todas as palavras traduzidas para o português.

 

O que significa cada uma das letras da Análise S-W-O-T?

 

Ambiente Interno dentro da SWOT

Desde já, forças e fraquezas são encontradas no ambiente interno da organização.

Ou seja, elas representam os itens que a empresa tem controle e pode mudar quando necessário.

Como por exemplo: produtos, equipes, preços, localizações, estruturas, etc.

Em primeiro lugar, forças são os elementos e características do seu ambiente interno que representam a vantagem sobre a concorrência e no mercado que atua.

Exemplificando, a sorveteria x possui uma excelente localização no centro da cidade turística Y. Certamente, isso pode ser considerado uma força, visualizando o mercado daquela sorveteria.

Da mesma forma que o restaurante detentor do melhor cozinheiro do local, possui grande vantagem sobre a concorrência.

Entretanto, as fraquezas são características e elementos do ambiente interno que desfavorecem a sua empresa, em relação a concorrência e o mercado onde atua.

Por exemplo, uma fábrica de roupas, que possui equipamentos muito antigos, tem um alto índice de problemas na fabricação.

Ou seja, isso é considerado uma fraqueza, pois afeta diretamente a carga produtiva desta empresa, além é claro, de gerar mais custos para a produção.

Tal qual um hospital que possui uma equipe pouco qualificada e desinteressada no trabalho, não entrega um atendimento de excelência para os seus pacientes.

 

Ambiente Interno dentro da SWOT

 

Ferramenta auxiliar da Análise SWOT

Aliás, você sabia que o cliente oculto é um excelente recurso para ajudar a construir sua análise SWOT?

Desde já, essa metodologia é excelente para descobrir tudo sobre o ambiente interno da sua empresa.

Em outras palavras, você conseguirá saber do ponto de vista de um cliente real, todas as qualidades e defeitos da usa empresa.

Além disso, em um dos nossos planos, entregamos um planejamento de ação completo, com gráficos e dados, de todos os pontos observados na sua empresa e como você pode melhorá-los.

Enfim, confira mais informações sobre cada um dos planos clicando aqui embaixo:

Temos certeza que você fará a escolha certa e mais certeza ainda, que iremos ajudar a melhorar a experiência do cliente na sua empresa de forma rápida, eficiente e de maneira surpreendente.

 

 

Ambiente Externo da SWOT

Sobretudo, oportunidades e ameaças são encontradas no ambiente externo da organização.

E ao contrário do ambiente interno, representa itens que fogem do controle e alçada da empresa.

Por exemplo: Clima, taxas de juros, câmbio, mudanças de legislação, desastres naturais, crises econômicas, eleições, etc.

Certamente, você pode aproveitar das oportunidades e se proteger das futuras ameaças.

Primeiramente, as oportunidades representam quando um fator externo cria um cenário favorável para a empresa.

Exemplificando, a empresa x produz canudos biodegradáveis e no atual cenário, o governo anuncia que será proibida a venda de canudos de plástico.

Esse acontecimento representa uma grande oportunidade para a empresa aumentar as suas vendas, já que ela segue corretamente as novas regras impostas.

Assim como uma empresa de turismo no ano de 2016, quando ocorreu as olímpiadas no Rio de Janeiro, que foi um grande eventos para atrair mais pessoas para a cidade.

Por outro lado, as ameaças são todos os elementos e conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa e sobre os quais ela também não tem controle.

Sendo assim, podemos citar casos como o aumento do preço do combustível, que influencia diretamente as transportadoras.

Nesse sentido, épocas de muita chuva e frio extremo, atrapalham os hotéis de praia para receber mais clientes.

 

Ambiente Externo da SWOT

 

Importância da Análise SWOT

Quando aplicá-la na sua empresa, você estará preparando uma estratégia sólida para um trabalho que precisa ser feito, tanto para consolidar, quanto para expandir o seu negócio.

Além disso, você pode pensar que já sabe tudo que precisa ser feito para expandir e alcançar o sucesso.

Porém, a SWOT irá fazer você analisar sua empresa com pontos de vistas diferentes.

Através dela, será possível visualizar pontos fortes/fracos e como utilizar cada um deles para aproveitar as oportunidades e se proteger das ameaças existentes no mercado.

 

Importância da Análise SWOT

 

Quem deve fazer a análise S-W-O-T?

Afinal, quem será o responsável por utilizar esta ferramenta?

Para que ela seja eficaz, os líderes da empresa precisam estar profundamente envolvidos.

Logo, não é uma tarefa que pode ser delegada para qualquer pessoa da empresa.

Entretanto, mesmo os líderes, não podem fazer o trabalho todo sozinho.

Para obter os melhores resultados possíveis, o ideal é reunir um grupo de pessoas com diferentes perspectivas sobre a empresa.

Feito isso, selecione pessoas de diferentes setores, por exemplo: o responsável pela área de produto, alguém de marketing/vendas, outra de finanças, outro de RH, etc.

Quanto mais pontos de vistas diferentes você conseguir coletar, mais completa e precisa será a sua análise.

Entretanto, se você está começando a montar o seu negócio sozinho, não se preocupe!

Ainda é possível fazer a análise tranquilamente.

Isto é, você pode adicionar pontos de vistas adicionais de familiares e amigos que conhecem a sua empresa.

Até porque, o mais recomendado é sempre ter pontos de vistas diversos para conseguir ter uma análise mais aberta da sua empresa e não limitada exclusivamente a sua.

 

Quem deve fazer a análise S-W-O-T?

 

Quando usar a Análise Swot?

Definitivamente, ela pode ser utilizada em qualquer momento que a empresa julgar ser necessário.

Apesar disso, é sempre bom manter essa ferramenta atualizada.

Isto é, você estará bem mais preparado e planejado para o alinhamento do seu negócio.

A princípio, para quem tá começando agora no empreendedorismo ou start-ups, uma análise swot faz parte do processo de planejamento de negócios.

Nesse sentido, ela ajudará a desenhar uma estratégia para que você comece com o pé direito e saiba qual rumo seguir.

Pois, ela irá fazer você enxergar sua empresa de maneira mais ampla e identificar muitos pontos importantes para futuras tomadas de decisões.

Além disso, as empresas já existentes podem usar a SWOT para avaliar a situação atual e determinar uma estratégia mais assertiva para avançar.

Entretanto, é importante lembrar que os cenários mudam constantemente, por isso, é importante reavaliar a sua estratégia sempre.

 

Quando usar a Análise Swot?

 

O que fazer depois de preencher a Análise SWOT?

Por fim, depois de ter a sua análise SWOT completa, você está pronto para convertê-la em uma estratégia real.

Afinal, o exercício é sobre a produção de uma estratégia que pode ser trabalhada nos próximos meses.

O primeiro passo é olhar para as suas forças e descobrir como você pode utilizá-las para aproveitar as suas oportunidades.

Em seguida, veja como as suas forças podem combater as ameaças existentes no mercado .

Além disso, é importante analisar como as fraquezas podem atrapalhar e como podem melhor.

Em suma, essa análise para produzir uma lista de ações que você pode, e deve executar, é de extrema importância para a sua empresa.

Por último, o mais importante é sempre tentar cruzar os 4 pontos da SWOT, de modo que as fraquezas e as ameaças sejam diminuídas, ou até mesmo, eliminadas.

E aproveitar as forças e as oportunidades para se estabelecer e crescer ainda mais.

Dito isso, com o objetivo definido e a sua lista de ações em mãos, olhe para o calendário da sua empresa e comece a colocar metas nele.

Isto é, colocar o que você deseja realizar em cada trimestre.

Mais uma vez, reforçando, análise SWOT fará com que você tenha uma lista de ações e tarefas que precisam ser organizadas em ordem de prioridade, e com datas definidas para serem executadas.

 

O que fazer depois de preencher a Análise SWOT?

 

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Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

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Quem é a Seu Cliente Oculto?

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