Avaliação Comparativa: O Que é e Como Fazer as Avaliações?

A avaliação comparativa é extremamente importante para que a empresa consiga se posicionar e entender exatamente como ela está no mercado e o […]

admin
17 de novembro de 2020

A avaliação comparativa é extremamente importante para que a empresa consiga se posicionar e entender exatamente como ela está no mercado e o que precisa ser feito para que ela se destaque e conquiste ainda mais espaço.

Importante saber que existem vários tipos de avaliações comparativas, elas podem ser feitas tanto internamente, para saber quais as forças e fraquezas da empresa, quanto também pode ser feita a pesquisa externamente, para saber as principais ameaças e oportunidades.

Tipo de avaliações comparativas

Neste texto vamos trazer 4 tipos de avaliações comparativas que podem ser usadas em uma empresa para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio.

1 – Avaliação Comparativa de vendedores

A avaliação comparativa de vendedores é importante para conseguir entender qual é aquele que mais se destaca em sua equipe e qual você deve acompanhar de perto para melhorar ainda mais o resultado. Porém, além disso, é importante desdobrar o resultado geral em outros indicadores que mostrem exatamente qual o melhor caminho a ser seguido.

Os vendedores podem ser avaliados em simpatia, abordagem inicial, normas e procedimentos, técnicas de vendas e conhecimento técnico. Nessa questão é importante entender alguns indicadores como por exemplo o ticket médio, produtos por atendimento e taxa de conversão.

Existem vendedores por exemplo que atendem muitos clientes, conseguem converter, porém tem um ticket médio baixo. Nesse caso, é importante a empresa conseguir realizar esse comparativo, avaliar quais são os pontos fracos de cada um, para poder focar em treinamentos que desenvolvam os principais pontos a melhoras. É Importante também que os vendedores sejam capazes de atender todo tipo de cliente.

Uma boa dica também é utilizar os vendedores destaque para expor para toda a equipe seus pontos fortes, como eles conseguem obter tal resultado e com isso, fazer com que toda a equipe esteja em um mesmo nível. Importante após realizar os treinamentos, avaliar novamente como está o desempenho da equipe e se teve melhoria.

2 – Avaliação Comparativa de unidades

Um cliente vai consumir de uma marca que ele gosta e tem uma boa experiência. Cenário ideal para acontecer, certo? Porém, em muitas vezes esse cliente tem um bom atendimento em uma unidade, mas tem um atendimento ruim em uma outra unidade da mesma rede. Isso faz com que ele perca a fidelidade que tinha anteriormente com a marca.

Para não deixar que isso aconteça é extremamente importante realizar uma avaliação comparativa de todas as unidades e com isso entender quais estão fora do padrão da rede. Lembrando que uma experiência negativa que um cliente tem, faz com que ele fale mal e seja um detrator da marca. Enquanto um cliente que tem uma experiência positiva, vai ser um promotor e trazer novos clientes para a empresa!

3 – Avaliação Comparativa de concorrentes

Não adianta você estar com bons produtos, uma boa equipe, se o seu cliente não está comprando de você e sim dos seus concorrentes. Nessa situação é extremamente importante realizar uma avaliação comparativa de concorrentes. Nesse caso, você conseguirá saber como você está no mercado e como os clientes estão enxergando seus concorrentes.

Essa pesquisa é bastante importante, principalmente se ela for feita de forma bem segmentada e com vários critérios claros. Imagine saber que o seu preço é o melhor do mercado, porém o seu prazo de entrega é muito alto e por isso você não está ganhando as cotações? Deixar o totalmente cliente satisfeito é muito importante e essa é uma informação extremamente valiosa, pois com um só ajuste, você consegue conquistas novos clientes e aumentar consideravelmente seu faturamento e Market share.

4 – Avaliação Comparativa de jornadas

O cliente hoje tem diversas opções para comprar da empresa e a venda cada dia mais está se tornando omnichannel. Dessa forma, podem surgir algumas questões sobre qual seria a melhor experiência do cliente?

Quando ele entrar na internet para comprar um produto ou quando ele vai pessoalmente até a loja?

Seria quando o cliente senta na mesa de seu restaurante, quando ele pede pelo app próprio da empresa no delivery, ou quando ele pede no delivery pelo aplicativo de terceiros?

Ou então quando o cliente faz o primeiro contato com a empresa por e-mail, por chat, por redes sociais ou pelo telefone? E se ele visitar a empresa sem ter realizado nenhum tipo de contato anterior ou agendamento?

É extremamente importante entender a Jornada do cliente. Nesse sentido, você consegue saber exatamente qual a maior taxa de conversão dos seus leads e trabalhar para melhorar aquela jornada que não está proporcionando uma boa experiência.

Como realizar as avaliações comparativas?

O Cliente Oculto é uma metodologia de pesquisa usada para medir com profundidade e precisão a experiência dos consumidores em uma determinada empresa. Cliente reais são selecionados e treinados para realizar avaliações sem se revelar como avaliador. 

Imagine você ter um quadro comparativo mostrando como guiar seu negócio? Esse é o sonho de todo empresário para direcionar as ações mais assertivas. A pesquisa de cliente oculto gera uma visão ampla do negócio de forma quantitativa e qualitativa, deixando os problemas mais claros e direcionando as mudanças.

Conheça mais sobre a avaliação comparativa de cliente oculto na concorrência:

O Cliente Oculto pode funcionar como um “espião” da concorrência. Com ele é possível avaliar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e comparar com os seus, a fim de criar uma boa estratégia para se destacar no mercado. Essa avaliação pode ser executada em empresas Business-to-costumer (B2C) e Business-to-business (B2B), sendo o último caso mais complexo por envolver clientes ocultos com cargos específicos. Algumas pessoas perguntam sobre a legalidade dessa avaliação, porém não há empecilhos jurídicos. Os clientes ocultos apenas avaliam as experiências do cliente comum em várias empresas diferentes de um mesmo segmento. Não é uma espionagem industrial, e sim uma avaliação para saber qual empresa oferece o melhor atendimento, possui os melhores diferenciais e é a preferida entre os clientes. 

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