A importância do relacionamento com a imprensa na era digital

Por: Marcelo Costa | 8 de abril de 2025

Em uma época em que as marcas estão fortemente presentes nas redes sociais, por que empresas ainda buscam espaço e visibilidade nos veículos tradicionais de imprensa? A resposta é simples e direta: credibilidade. Ganhar destaque em portais reconhecidos, como Exame, Estadão, CartaCapital, Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Diário do Comércio, entre outros, confere uma autoridade e legitimidade que milhares de curtidas dificilmente proporcionariam.

 

Conquistando os espaços através da mídia

Conquistar espaço nesses veículos ou alguns minutos em telejornais requer muito mais do que simplesmente enviar releases ou contratar influenciadores digitais. É fundamental oferecer um conteúdo relevante, coerente e, acima de tudo, verdadeiro. Afinal, a imprensa busca boas histórias que realmente impactem a vida das pessoas e da sociedade como um todo. O que é dito pela imprensa sobre uma marca pode abrir ou fechar portas perante o consumidor, tornando essencial que o discurso público esteja alinhado com as ações concretas da empresa.

 

A mídia com quarto poder

Historicamente considerada como o “quarto poder”, a imprensa ainda é um canal poderoso para promover marcas, pessoas e empresas. Muito diferente do trabalho dos influenciadores digitais, aparecer na capa de uma revista importante, como aconteceu recentemente com a empresa mineira Seu Cliente Oculto na revista Exame, não só promove a marca, mas demonstra sua seriedade e compromisso. As redes sociais, por sua vez, são ferramentas valiosas de propagação de notícias e espaços de interação onde as pessoas expressam livremente suas opiniões sobre marcas, empresas e produtos. Por isso, manter um discurso coerente é fundamental.

No growth hacking, disciplina que leciono na PUC Minas, discuto com os alunos a primeira pergunta da pesquisa NPS: “Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou colega?”. Não será apenas a boa relação com a imprensa ou a contratação de influenciadores que vai determinar a resposta. Atualmente, os consumidores buscam transparência e relações autênticas com as marcas.

Veja também: NPS x Cliente Oculto: Saiba como funcionam e as suas vantagens

 

Mas como medir e melhorar o relacionamento da marca com seus clientes?

A Seu Cliente Oculto oferece uma ferramenta valiosa para entender exatamente o que está sendo comunicado e como os clientes percebem sua marca. Um cliente fictício visita o estabelecimento para avaliar detalhes que podem passar despercebidos pela gerência ou até pelo dono da empresa. Aspectos como limpeza, uniforme dos funcionários, cordialidade, tempo de espera e organização são cuidadosamente analisados.

A partir de um diagnóstico detalhado é possível encontrar respostas claras para questões comuns como “Não consigo reter clientes” ou “Estou recebendo muitas reclamações”. Muitos consumidores abandonam as marcas ou porque não foram bem atendidas ou não deixar explícito o motivo, elas simplesmente vão embora. Isso me faz lembrar uma frase do livro “Desmarquetize-se”, de João Branco: “Para o cliente, uma pessoa que trabalha na sua empresa é a sua empresa”. Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira. O atendimento realizado por seu funcionário é o ponto crucial de contato com o consumidor, onde muita coisa está em jogo.

Para legitimar uma percepção positiva da sua organização por parte da imprensa, é preciso que haja verdade em suas ações. Você pode estar estampado nas capas das maiores revistas e portais do mundo, mas o que realmente conta para o cliente é a experiência que ele vive no ponto de venda e como é tratado. A pergunta que toda empresa deve se fazer é: “O que estamos comunicando está realmente alinhado com aquilo que o consumidor experimenta?”.

 

Conclusão

A imprensa raramente oferece espaço para pautas puramente comerciais, que tentam atrair público a qualquer custo. As histórias mais atraentes são aquelas que influenciam positivamente a vida das pessoas e são relevantes para a sociedade. Um bom exemplo é a InnoVec, startup que desenvolveu um repelente aplicado em tecidos, capaz de afastar o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Malária. Trata-se de uma solução inovadora e relevante, tanto para o Poder Público quanto para setores empresariais como mineração e construção civil. Esse é um excelente exemplo de um conteúdo aderente e de fácil propagação pela mídia. 

Por fim, estar na mídia é muito mais do que simplesmente aparecer nas redes sociais. Significa ser reconhecido por formadores de opinião, ter sua história divulgada nos grandes veículos e, assim, ganhar notoriedade. Esse espaço não é fácil de conquistar porque para uma empresa alcançar visibilidade nos grandes portais de notícias, é fundamental que tenha algo realmente interessante e genuíno.