A princípio, para iniciar o assunto sobre omnichannel é importante entender que o comportamento dos consumidores mudou. Junto a rotina e hábitos de […]
A princípio, para iniciar o assunto sobre omnichannel é importante entender que o comportamento dos consumidores mudou. Junto a rotina e hábitos de compra. Tal fator está atrelado a internet, que vem sendo cada vez mais usada como fator determinante da decisão de compra do consumidor. Antes de realizar uma compra, virou um hábito buscar online, pesquisa por sites, modelos, opiniões em vídeos, resenhas em blogs, antes mesmo de visitar a loja física.
E o que é de fato o omnichannel? É basicamente a integração do físico com o digital. Nesse sentido, fazer com que todos os canais da sua empresa conversem, desde o telefone, email, Whatsapp, etc. O cliente pode entrar em contato com a empresa em qualquer canal e seguindo a estratégia omnichannel, deverá ser atendido da mesma maneira em todas elas. Caso os canais não estejam integrados, a empresa recebe o título de multicanal.
A integração e praticidade promovida pelo omnichannel, tem como função aperfeiçoar a experiência de compra do cliente. A estratégia sendo aplicada de forma correta, traz dinamismo e praticidade para o cliente. Sendo assim, qualquer atendente seja ele do canal de voz, da loja física ou do digital, está apto a atender o cliente com excelência, tem acesso ao histórico, dados e informações adicionais, facilitando todo o processo.
TIMING
Um recurso básico é a compra online com retirada na loja física. O que é necessário se atentar é o tempo. Ainda mais com o PIX, o pagamento sendo feito de maneira rápida, exige que o processo de retirada funcione de forma mais acelerada.
SHIP FROM STORE
É um recurso que irá otimizar sua logística, diminuir o custo de entrega e consequentemente, proporcionar um grau de satisfação elevado para o cliente, já que a entrega é mais dinâmica, e atende de maneira mais rápida.
P.D.V PONTO DE VENDA
Ao invés de pensar em lojas físicas, em um shopping por exemplo, proporcionar uma experiência P.D.V dentro de outras lojas, como por exemplo um tablet vendendo um produto específico dentro de uma loja de departamento parceira. As vantagens são muito grandes, já que o fluxo de clientes será aproveitado para o seu negócio e os custos são muito mais baixos.
SELF CHECKOUT
Uma loja física com poucos ou até nenhum funcionário, onde os consumidores possam fazer o self checkout. Requer um investimento maior porém o retorno é muito interessante.
Atualmente existem vários cases de sucesso que buscaram inovar com o self checkout.
QR CODE
É um recurso simples e fácil de se aplicar. Promove a integração da loja física com a virtual, uma vez que o QR code fornecido ao lado do produto físico, pode trazer várias informações adicionais que irão auxiliar o vendedor a convencer o cliente a realizar a compra.
Os clientes buscam lojas físicas justamente pelas experiências. A tendência é automatizar todas as ações, mas sabendo mesclar o físico com tecnológico de forma enriquecedora e inteligente, é possível usar recursos tecnológicos na melhoria no atendimento e experiência do seu cliente.
Portanto, fique de olho no seu cliente e fique por dentro dos conteúdos aqui em nosso Blog!
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