Como entrevistar os clientes da sua empresa?

Já pensou em entrevistar um cliente? A melhor maneira de descobrir o resultado final do trabalho é conversando diretamente com seu público, ou melhor, com quem foi atrás e pagou pelo serviço. E quais são as vantagens? A experiência do cliente, um dos pontos mais importantes na hora de vender um serviço ou produto. É […]

Vitória Coimbra
16 de setembro de 2021
Entrevista de empresa e clientes

Já pensou em entrevistar um cliente? A melhor maneira de descobrir o resultado final do trabalho é conversando diretamente com seu público, ou melhor, com quem foi atrás e pagou pelo serviço. E quais são as vantagens? A experiência do cliente, um dos pontos mais importantes na hora de vender um serviço ou produto. É necessário entregar não só um produto de qualidade, mas também uma experiência satisfatória durante toda a relação da empresa com o contratante. 

 

Então como devo entrevistar meus clientes?

 

O primeiro ponto é se atentar no seguinte fato: O que eu gostaria de descobrir? Se preparar com antecedência, criar perguntas estratégicas, simular diálogos, são ideias que podem te ajudar caso aconteça qualquer contratempo. Certifique-se que você está apto a responder e contornar qualquer objeção. 

 

Hoje em dia, a maioria das entrevistas são feitas online, o que limita muito o contato com o cliente. Se possível, busque entrevistar pessoalmente. O cliente vai se sentir mais confortável e acolhido, e além disso, você consegue descobrir muito mais do que em um simples formulário online. É muito interessante utilizar um gravador ou um bloco de notas para entrevistar, já que em uma conversa longa, alguns pontos podem ser esquecidos, atrapalhando o aproveitamento da ação. 

 

Uma maneira de ganhar a confiança do entrevistado, é praticando a escuta ativa, que é composta por 3 elementos práticos: 

 

    • comportamento: A linguagem corporal traz seriedade na hora de entrevistar além de passar confiança, portanto, sente-se com postura e peito aberto. Mantenha sempre contato visual e não cruze os braços ou pernas. Assim, você irá passar a ideia de que é receptivo e cordial. 
  • afeição: Tenha foco e ofereça ao entrevistador 100% da sua atenção, o gravador será seu aliado nesse quesito. 
  • cognição: é um ponto baseado na sondagem, repita o que foi dito pelo entrevistado no final da entrevista, é uma boa estratégia para esclarecer qualquer dúvida e dar uma chance para quem está sendo entrevistado de revisar as respostas e talvez adicionar pontos importantes. 

 

Você quer saber como o serviço da sua empresa está sendo entregue?

 

Contudo, na hora de escolher perguntas estratégicas para entrevistar, use e abuse de recursos online para te auxiliarem. Existem vários sites e portais que oferecem algumas ideias que, adaptadas para a situação, podem ser muito úteis. Dessa forma, é importante começar a entrevistar conhecendo a pessoa, fazendo perguntas introdutórias para entender com quem está falando. Essas perguntas dizem muito sobre o seu público e com quem você trabalha. 

 

Logo em seguida, o interessante é pensar em perguntas mais amplas, que tocariam de fato na ferida inicial, que é saber o que o seu cliente está pensando sobre sua empresa. Perguntas como: 

 

  • Quais os últimos produtos que você comprou?
  • Quem você costuma envolver em suas decisões de compra?
  • O que motivou a procura pela sua marca?
  • Você foi bem atendido? A empresa dispunha dos produtos ou serviços que 
  • você buscava inicialmente ou você mudou de ideia durante o processo?

 

Podem ser extremamente úteis e servir como base na hora de entrevistar. 

 

Quero ouvir meus clientes mas não tenho tempo

Se você considera importante ouvir o lado do cliente, buscar como o seu serviço está sendo entregue, mas pela rotina corrida ou até mesmo pelo número alto de clientes não possui tempo para entrevistar, existe um serviço chamado cliente oculto que pode realizar o mesmo papel, trazendo o feedback dos clientes reais. 

 

Empresas que oferecem o serviço de cliente oculto, captam clientes reais e treinam os mesmo para recolherem informações assim como em entrevistas, porém de forma natural, orgânica e anônima, garantindo excelência na pesquisa de mercado. É uma ótima alternativa para quem preza manter ou melhorar o atendimento ao cliente e deseja saber o que mudar e onde está errando. Ao fim do serviço, é entregue um relatório com um plano de ação, solucionando todos os problemas! 

 

Transforme a experiência dos seus clientes!