Conduzindo um Bom Treinamento de Atendimento ao Cliente

Um dos tópicos essenciais que muitas empresas pecam é na não criação de um “Customer Service” para seus clientes, ou seja, criar um […]

Barbara Brugger
9 de junho de 2021
Como garantir uma renda extra mesmo na Pandemia?

Um dos tópicos essenciais que muitas empresas pecam é na não criação de um “Customer Service” para seus clientes, ou seja, criar um treinamento de atendimento ao cliente para guiar os seus colaboradores e também para valorizar da maneira correta os seus clientes. E assim, eles conseguiriam ter uma experiência de “Customer Sucess” adequada.

Neste conteúdo, abordaremos estratégias que você poderá aplicar em qualquer negócio do ambiente interno ao ambiente externo, e assim conseguir alcançar o sucesso esperado.

Treinamento de atendimento ao cliente para toda empresa

Para criar uma sinergia de boa experiência, todos os setores devem ser treinados para criarem o mesmo nível de um bom atendimento ao cliente.  

O bom treinamento de atendimento ao cliente funciona quando os gestores entendem os objetivos daquele treinamento, sobre a missão, visão e valores da empresa e saibam deixar claro quais os pontos precisam ser intensificados, e assim melhores resultados sejam alcançados.

Os 4 tópicos para um bom treinamento de atendimento ao cliente

Clareza no tipo de treinamento

Inicialmente, a etapa de transparência e conseguir objetivar expectativas que devem ser levadas em consideração, não deve ser ignorada. Sendo assim, antes de convocar esse tipo de treinamento não se pode esquecer de traçar metas e objetivos para a sua equipe. 

Por outro lado, quando se fala de treinamento de atendimento ao cliente, muitos pensam que deve ser trabalhado apenas os conhecimentos técnicos de cada colaborador. Também é necessário trabalhar a inteligência emocional, para que eles saibam passar por um momento inoportuno que pode ocorrer no seu dia a dia de trabalho.

Sincronize a comunicação interna e externa da empresa

Escute os clientes mais críticos da empresa, faça uma pesquisa e anote todos os comentários relevantes recebidos. Com isso, na hora de planejar o treinamento essas opiniões serviram como exemplos de situações, em que todos os setores poderão observar os detalhes, se identificar e ter um treinamento de atendimento ao cliente mais prático e com humanização.

Além disso, a linguagem da empresa deve ser definida e reforçada para todos constantemente.

Crie um equilíbrio entre fracassos e conquistas

Afinal, existem inúmeras situações desagradáveis que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Mas também, dias esplêndidos, onde tudo ocorre da melhor forma. Saber balancear as qualidades e os defeitos dos colaboradores também é uma técnica de treinamento de atendimento ao cliente. 

Assim, o gestor da empresa consegue apresentar para cada membro da equipe quais os pontos fortes que ele precisa sempre manter-se na mesma intensidade e os pontos fracos que necessitam de uma atenção maior, onde um treinamento em foco ajudaria, mas também com cursos na área.

Foco na equipe de vendas

Por tanto, é aconselhável idealizar um treinamento de atendimento ao cliente para o setor de vendas. Um treinamento semanal para o setor de atendimento ao cliente é um investimento com retorno garantido. Você terá uma equipe mais preparada, confiante e engajada, pronta para superar os desafios do dia a dia e contribuir para o sucesso do seu negócio.

Dessa forma, a equipe de vendas deve saber ouvir e lidar com objeções, manter uma aparência cordial com a empresa, porém não devem julgar aparências. Entender que cada cliente é único, e mesmo que exista um padrão, o atendimento precisa ser empático e direcionado. Para finalizar, focar nos benefícios sem extrapolar e evitar expressões negativas. Organizar respostas para certos momentos e excluir o “não” para resolver os problemas dos clientes. 

Dica Extra para o treinamento de atendimento ao cliente

Esses foram os tópicos que a Seu Cliente Oculto criou para apresentar resumidamente como montar um treinamento de atendimento ao cliente ideal para empresas. Mas, sobre a metodologia de clientes ocultos? Já ouviu falar?

É uma metodologia usada para avaliar a experiência dos consumidores com uma determinada empresa. Ao contrário das avaliações e pesquisas tradicionais, o cliente oculto é anônimo. Assim, selecionando um projeto de cliente oculto é possível conseguir ter todo um controle do ambiente interno e externo de uma empresa, se está sendo feito um bom trabalho e se a expectativa dos clientes estão sendo atendidas como esperado!

Se gostou desse conteúdo deixe um comentário e volte para ficar sempre atualizado nas novidades do nosso Blog!

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.







      [cf7sr-simple-recaptcha]