Entrega de Fast Food: Alerta Sobre os Cuidados Que Você Deve Ter ao Fazer Pedidos.

Diante das circunstâncias que enfrentamos na economia devido à pandemia do Coronavírus, o mercado mudou bastante e até quem não pensava em se […]

Maria Julia Bamberg
18 de janeiro de 2021

Diante das circunstâncias que enfrentamos na economia devido à pandemia do Coronavírus, o mercado mudou bastante e até quem não pensava em se modernizar, teve que aderir às tendências. Hoje, não existe praticamente nenhum estabelecimento no ramo alimentício que não faça entregas. Desde pedidos em redes de supermercado até entrega de fast food, todos segmentos ganharam força total no ano de 2020.

Essa foi uma comodidade que a tecnologia nos trouxe. É possível pedir comida sem precisar sair de casa, sequer do sofá.

Já é bastante antiga a prática de pedir por telefone, mas o mercado modernizou e tornou acessível o pedido por aplicativos de celular também. Isso mostra que, cada vez mais, as empresas se adaptam a correria do dia a dia das pessoas e a demanda que surge dessa rotina acelerada. O fast food e o delivery são provas disso.  

Apps de entrega

Com a demanda por entrega de produtos aumentando, surgiram também novos apps de delivery nos mais variados ramos. No alimentício, já existem algumas empresas consolidadas e gigantes no mercado. O Ifood, por exemplo, é responsável por 70% do mercado de delivery. Pensando no oligopólio que existe e no aumento da demanda por entregas, a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), propôs uma mudança para padronizar a forma como os deliverys recebem e entregam informações de pedidos, que seria chamado de Open delivery de restaurantes.

O projeto está nas fases iniciais, sem precisão para início de funcionamento.

Entrega de fast food

O próprio nome já diz “comida rápida”. O fast food é uma solução muito comum para quem tem pouco tempo para fazer uma refeição. Certamente você já comeu em grandes redes de fast food. Todos os dias, milhares de pessoas passam por esses estabelecimentos entre um compromisso e outro. Ele já caiu no gosto do povo.

Para atender ainda mais a necessidade das pessoas, o fast food também pode ser entregue em casa ou onde preferir. Convenhamos que isso pouparia um bom tempo de uma pessoa que não consegue nem pensar na possibilidade de cozinhar em casa ou esperar mais de hora por um pedido.

Mas é importante se atentar a algumas questões na hora de pedir entrega de fast food.

Fique com a gente que vamos listar alguns cuidados que você deve ter antes de pedir um delivery. 

O que observar antes de fazer um pedido por delivery:

É importante observar alguns pontos tanto relacionados aos estabelecimentos, quanto ao aplicativo de entrega que está sendo usado.
As responsabilidades de cada um são distintas e você precisa entender a diferença para conseguir escolher as melhores opções.

Por isso primeiro vamos listas 2 pontos importantes que devem ser levados em consideração na escolha do restaurante.

1) Notas do estabelecimento no app

A maioria dos apps de delivery tem um campo informando qual nota os clientes deram para aquele restaurante. Essas notas dizem muito sobre algumas questões do prato que não tem como você perceber pela tela de um celular. Então, atente-se às notas.

Como normalmente há muitas opções de restaurantes dentro dos apps, você pode trocar a sua escolha quando a nota não for lá grandes coisas assim.

2) Comentários

Os comentários são um complemento das notas e são super importantes para você conseguir saber as especificidades do prato. Por exemplo: se um prato só é bom de comer se estiver quentinho mas o tempo de entrega do restaurante é alto, provavelmente alguém já terá reclamado sobre isso nos comentários. Portanto, leia os comentários e veja se alguma reclamação também pode ser, para você, motivo de insatisfação, e evite passar por isso. 

Quais são as principais reclamações dos clientes sobre um app de entrega

Depois de apresentar os pontos que devem ser observados na escolha do restaurante ao pedir um delivery, é hora de falar sobre o que é importante observar no próprio app de entrega. Afinal, eles são os intermediadores da compra e da entrega e não adianta nada o restaurante ter nota máxima e comentários só positivos de o app falhar nos seguintes pontos:

1) Tempo de entrega

O tempo de entrega é um campo ótimo para aquelas pessoas que não estão dispostas a esperar muito pela comida. Para os que têm o dia a dia corrido, como no exemplo da entrega de fast food, provavelmente este será um diferencial na hora da escolha do pedido. Para facilitar ainda mais, é possível usar filtro Tempo de Entrega e já selecionar o máximo que você está disposto a esperar. Sobre isso você tem controle mas, se você escolheu um pedido mas o tempo está excedendo, esse é o momento de entrar em contato com o estabelecimento ou o app.

Basicamente, todo pedido passa por fases de aprovação. Se ele estiver na fase “sendo preparado”, a responsabilidade é do estabelecimento. Se ele já tiver saído para entrega, é do app.

Pedido aprovado – aguardando aprovação – sendo preparado – e saiu para entrega.

2) Dificuldade de contato em casos de erros

Infelizmente alguma falha pode surgir, e não é nada bom quando isso acontece. Erros de comunicação entre o app e o restaurante é uma das principais reclamações das pessoas.  E quando isso acontece, na maior parte das vezes, você consegue entrar em contato com o restaurante por telefone facilmente. Mas isso não acontece com o app.
Ao entrar em contato com o restaurante, o que mais acontece é  informarem que o pedido está pronto mas ainda não foi retirado, ou que já foi buscado há muito tempo. Dessa forma, a única saída é tentar resolver com o app pelo SAC, que muitas vezes também demora bastante. Ou seja, o cliente fica sem o pedido e com fome e tem que se submeter a fazer outro pedido e esperar todo o processo de pedido novamente.

Essa é uma situação muito desagradável que o usuário pode evitar de passar escolhendo usar um bom app, que tenha boas recomendações. 

3) Produto revirado

Outra reclamação que acontece é com a fase de deslocamento do produto até chegar no local de destino. Se o produto não for transportado com cuidado ele pode chegar revirado.
Isso pode ser culpa tanto do estabelecimento por não ter tomado os devidos cuidados para transportar o produto com embalagens de qualidade, tanto do entregador (que é de responsabilidade do app).  Por isso é importante sondar se o app que você pretende usar tem muitas reclamações desse tipo. 

Agora que você já tem informação suficiente para saber como funciona a entrega de fast food, restaurantes, lanchonetes, bares e todo tipo de estabelecimento que envolve alimento, preste bastante atenção antes de escolher qual irá usar e seja um cliente que que preza pelas boas suas experiências de consumo.

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