O comportamento do consumidor mudou muito após os últimos 3 anos e se você deseja que sua marca se destaque no mercado, além […]
O comportamento do consumidor mudou muito após os últimos 3 anos e se você deseja que sua marca se destaque no mercado, além de entregar um produto de qualidade, é preciso priorizar a experiência do cliente. Nesse post, vamos descobrir os impactos e benefícios do CX na taxa de conversão de vendas e oferecer insights para você aplicar no seu negócio.
Customer Experience, CX ou experiência do cliente é o conjunto de impressões e percepções criadas para encantar e atrair os consumidores ao fazer uma compra ou simplesmente entrar em contato com uma empresa. Além de prestar um serviço de qualidade, o diferencial é colocar o cliente em primeiro lugar, com foco em otimizar, aprimorar o atendimento e envolver o público em sua cultura. E pensar nisso é fundamental para destacar seu negócio, já que hoje o consumidor não está interessado somente no produto em si.
Apesar de atualmente existirem diversas estratégias de marketing, a divulgação “boca a boca” é uma das ferramentas mais influentes e poderosas para acelerar os processos de compra. Por elas serem de forma espontânea, acabam tendo mais credibilidade e é bem mais provável de conquistar novas pessoas.
E com as redes sociais (principalmente o TikTok), os relatos alcançam grandes massas rapidamente e isso pode ser algo bom ou não. Caso a experiência de uma pessoa seja negativa em sua loja, basta compartilhar nas redes sociais para que haja uma contaminação desfavorável que afete a imagem da sua empresa, desestimulando potenciais clientes, consequentemente interferindo na taxa de conversão de vendas da sua empresa.
Entretanto, se a jornada de compra de um cliente for simples e prazerosa, ao compartilhar o relato positivo, novas pessoas serão influenciadas a ter aquela mesma experiência. Cria-se então, o desejo de viver aquela sensação, o encorajando a procurar pelo seu serviço e atendimento.
Alguns exemplos de estratégias mais comuns são embalagens atrativas e unboxings personalizados, entretanto essa ferramenta deve ser pensada desde o pré ao pós-venda. O relacionamento com o cliente é construído a partir do atendimento, bem como no físico ou digital, e muitas das vezes, o responsável por esse desenvolvimento é o vendedor consultor. Este que agora além de vender, deve ouvir as dores do cliente, promover uma venda customizada e alcançar maior satisfação dos clientes.
Ao priorizar o cliente, pensar em entender a dor dele e criar uma identificação, ao invés de somente vender, você conquista e fideliza um consumidor, consequentemente, aumenta sua taxa de conversão de vendas. Trabalhando nessas medidas, sua empresa se torna referência no nicho e pode ser autoridade em determinado aspecto, construindo um maior valor de marca e sendo destaque na área.
Crie uma comunidade forte através da comunicação entre as mídias digitais. Estreite os laços e torne o cliente parte da empresa, tanto quanto seus colaboradores.
O vendedor/consultor é o contato direto da marca com o consumidor. Invista no treinamento da sua equipe para que ela mantenha e cumpra o propósito da marca.
Mesmo já sendo um cliente ativo, é importante fidelizar esse consumidor. Um retorno humanizado, newsletter com novidades e promoções são exemplos atrativos do que fazer.
Na Era do Cliente, para priorizar as experiências do consumidor, é necessário que a liderança desenvolva alternativas de orientar, motivar seus colaboradores e acompanhar o desenvolvimento dessas competências. Sendo assim, uma forma de avaliar a qualidade do atendimento da sua empresa e zelar por uma experiência 360º é investir no Seu Cliente Oculto, que irá fazer a análise e estudo do desenvolvimento da equipe.
Por fim, concluímos mais um incrível blogpost. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido enriquecedor para você e sua empresa. Continue nos acompanhando em todos os canais e não perca mais nenhum conteúdo.
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