O Termo Cringe: de Meme á Publicidade na Sua Empresa

Nos últimos dias o termo “cringe” é pauta nos meios de comunicação e principalmente na publicidade. Teve início no Twitter, e logo em […]

admin
2 de julho de 2021

Nos últimos dias o termo “cringe” é pauta nos meios de comunicação e principalmente na publicidade. Teve início no Twitter, e logo em seguida estava no Tiktok, Instagram, Youtube e Facebook.  Mas afinal, o que é cringe? Em inglês, significa vergonhoso ou algo como “mico”.

A discussão iniciou quando a geração z pautou todos os elementos “cringe” nos Millennials, e assim começou uma guerra virtual de gerações com seus costumes e modismos. 

Com o foco no termo cringe, as procuras no google aumentaram cerca de 70%, já que ao abrir qualquer rede social esse era o assunto discutido. Além disso, o cringe tem mais de 24 milhões de hashtags no instagram, e inúmeros vídeos no youtube falando sobre o assunto. Definitivamente o termo estava na boca do povo, e em alta pela internet. 

Fazer publicidade com trends é “mico”?

Utilizar termos e memes que estão bombando na internet para jogadas de publicidade e marketing é uma realidade na era digital. Empresas como UBER, NETFLIX, SANTANDER, MC DONALDS, possuem uma equipe de marketing que está ligada às tendências e, rapidamente, conseguem lançar campanhas. Criam posts em suas redes sociais e jogadas de marketing justamente para aproveitar o “boom” do momento. 

Para quem está conectado e entende das tendências, receber uma mensagem do UBER falando que andar a pé é cringe ou do Santander afirmando que quem não possui conta digital é cringe, gera interesse, descontração e compartilhamento.

A pessoa vê a empresa como uma empresa que está ligada às tendências. Além disso, compartilha com amigos, família e até em suas redes, aumentando a publicidade gratuita.

Cringe é não estar conectado em pleno século XXI

Saber o que é um meme, o assunto que está nos trend topics e conseguir aproveitar dentro do seu negócio é uma forma muito inteligente de estar presente e conectado. É cada vez mais importante frisar que, se uma empresa não está online, essa empresa não existe. E se adequar aos modismos do momento garante uma maior captação de clientes. É de extrema importância investir no marketing digital atualmente. 

É online que acontece a captação de clientes em nossa modernidade. Mesmo que haja uma indicação boca a boca, a primeira reação do cliente em potencial é buscar pela marca nas redes sociais antes mesmo de conhecer o local ou serviço.

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” (Philip Kotler)

Não seja cringe, esteja presente nas redes!

De acordo com a geração z, empresas que não estão nas redes em pleno século XXI são cringe…. Brincadeiras à parte, de acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil.

A internet ocupa um espaço muito maior na vida das pessoas do que mesmo a televisão, que é um meio de comunicação muito valorizado até hoje. 

Logo, investir em um bom profissional especializado em marketing digital. E dar o enfoque certo para o assunto, pode ser uma estratégia incrível para o crescimento da empresa não só a longo prazo, mas a curto também, devido ao dinamismo que a internet oferece.

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