Plano de Ação Empresarial: Entenda Como Colocar Em Prática as Estratégias

O plano de ação empresarial é uma das armas mais importantes que um gestor pode ter. É a ferramenta que fará com que […]

Barbara Brugger
10 de dezembro de 2020

O plano de ação empresarial é uma das armas mais importantes que um gestor pode ter. É a ferramenta que fará com que ele realmente consiga monitorar e implementar as melhorias e correções que precisam ser realizadas na empresa. Dessa forma, é extremamente importante que todos os gestores saibam como implementar e utilizar o plano de ação empresarial.

Existem diversas metodologias como 5W2H e inúmeros formatos de plano de ação que podem ser baixados na internet. Porém, o mais importante de tudo é ele ser de fácil utilização e ter uma meta bem específica.

A importância de traçar metas

Uma meta é algo que você deseja alcançar e para que uma meta seja efetiva, é necessário ter objetivo, valor e tempo.

Vamos a um exemplo: se uma pessoa falar apenas que tem uma meta de vender mais, isso não deve ser considerado de fato uma meta. Provavelmente essa pessoa não vai conseguir vender mais sem ter um plano traçado. Agora se uma pessoa falar: “Eu quero vender 1 milhão de reais nos próximos 3 meses”, ela traçou uma meta com um propósito. Assim, essa pessoa com certeza estará mais perto do objetivo, já que conseguiu quantificar o que precisa, quanto ela precisa e qual será seu prazo para concluir o desafio.

Consultoria de planos de ação

Em consultoria, o plano de ação empresarial é quase sempre aplicado, por ser teoricamente simples e de fácil implantação.

Agora então, vamos explicar como utilizar o plano de ação na pesquisa de cliente oculto, metodologia utilizada para empresas que buscam melhorar seu atendimento, as vendas, a produtividade e aumentar seu ticket médio.

5 dicas de como utilizar o plano de ação empresarial

1 – Descubra sua situação atual

É muito indicado realizar uma pesquisa de cliente oculto antes de contar para qualquer funcionário. Nessa etapa, o gestor vai saber exatamente como está a situação atual da empresa. Quais são os seus gargalos e o que está acontecendo de errado. No caso da pesquisa de cliente oculto, é possível saber exatamente qual é a nota de cada setor e quais funcionários não estão desempenhando um bom trabalho.

2 – Repasse para a equipe os resultados

Uma vez apurado os resultados, é importante repassar para a equipe tudo aquilo que teve de positivo e de negativo. É importante que todos saibam onde estão e para onde querem chegar. Nesse momento, o gestor deve mostrar quais são suas insatisfações e mostrar onde quer chegar. Veja o exemplo a seguir: “Estamos com nota 6 em técnicas de vendas, pois 80% dos vendedores não estão oferecendo itens adicionais para os clientes. Precisamos trabalhar isso com todos os clientes, rodando pela loja e mostrando os diversos itens que nós oferecemos. Espero que no próximo mês a gente suba a nossa nota para no mínimo 7, ou seja, pelo menos 50% dos clientes tem que ter conhecido todos os nossos produtos”.

3 – Informe que haverá um monitoramento

Não adianta realizar um trabalho seja de cliente oculto, de auditoria ou de qualquer outra metodologia uma única vez. É importante ter constância e fazer com que a equipe crie o hábito e a autodisciplina para que os resultados aconteçam. Portanto, é imprescindível que nessa etapa o gestor conte para toda a equipe que eles vão continuar sendo monitorados pelo cliente oculto.

Logicamente, não será dito o dia e o horário em que o cliente oculto vai comparecer. Justamente para criar o ambiente de monitoria constante e fazer com que os funcionários fiquem sempre atentos em seguir os padrões para melhorar o resultado geral da empresa.

Nesse caso é muito importante ter uma empresa confiável de cliente oculto, que tenha uma boa base de clientes ocultos, uma plataforma que consiga fazer o link entre a persona da empresa contratante e o cliente oculto, e também que seja eficiente nos treinamentos para que os vendedores não descubram quem é o cliente oculto. Isso acabaria influenciando negativamente o trabalho.

Com a correta aplicação dessa etapa, a produtividade da equipe aumenta e com certeza os resultados vão aparecer nas vendas também. Isso porque os funcionários não saberão quem é o cliente oculto e vão melhorar seu comportamento com a maioria das pessoas que eles forem atender.

4 – Realize uma nova etapa de avaliação

Nessa nova etapa de avaliação, outro ponto imprescindível é que os funcionários saibam exatamente quais são os blocos e as perguntas que eles serão avaliados. Assim, eles poderão se esforçar e realmente executar tudo aquilo que a empresa espera deles.

Se um funcionário souber que existe uma pergunta do cliente oculto: “O vendedor te apresentou o novo lançamento da marca?”, a chance dele oferecer esse lançamento para todos os clientes que entrarem na loja, sejam eles clientes ocultos ou não, é bem maior e isso vai fazer com que o empresário atinja um de seus objetivos que é divulgar o novo lançamento.

5 – Tomar decisões com base nos resultados

Vamos exemplificar este ponto. Se todos os setores da empresa estão com a nota acima de 9, e existe um setor que está com nota 5, é importante o gestor tomar algum tipo de atitude para que os funcionários vejam que a pesquisa é realmente relevante e que a empresa pretende melhor com ela.

Nesse caso, cada empresa vai definir quais medidas adotar mas existem basicamente dois tipos de ações que podem ser utilizadas:

Ações punitivas

Essas são ações em que a empresa aumenta a cobrança em cima desse setor, ou até mesmo, rescindir com funcionários que não estejam seguindo os valores e diretrizes da organização.

Ações de premiação

Nesse caso a empresa vai premiar os funcionários ou setores que obtiveram o melhor desempenho da avaliação de cliente oculto. Isso vai fazer com que se crie um ambiente de competição positiva na empresa e os funcionários queiram melhorar cada vez mais para serem premiados e valorizados.

Plano de ação empresarial

Deu para perceber que o plano de ação empresarial é uma arma muito importante que o gestor pode ter. Agora que apresentamos como ele funciona e qual a melhor forma de aplicá-lo, é hora de colocar em prática para conseguir obter todos os resultados expressivos que a metodologia pode oferecer.

Tendo qualquer dúvida ou caso queiram saber mais dicas sobre o plano de ação ou o cliente oculto, estamos a disposição para ajudar cada vez mais empresas a obterem o resultado positivo e transformarem a experiência dos clientes.

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