Podcast: O que é e Como Fazer em 2023?

Primeiramente, vamos entender o conceito do termo Podcast! A principio, ele é uma transmissão de áudio, e/ou de vídeo, feito pela internet através […]

Vittor Santos
25 de abril de 2023
Podcast: O que é e Como Fazer em 2023?

Primeiramente, vamos entender o conceito do termo Podcast!

A principio, ele é uma transmissão de áudio, e/ou de vídeo, feito pela internet através de episódios.

Em outras palavras, é como um programa de rádio, mas que pode ser escutado a qualquer momento do dia.

Em seguida, você saberá como surgiu esse veículo de comunicação, a sua importância nos tempos atuais e como montar o seu neste ano.

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Sumário Podcast: O que é e Como Fazer em 2023?

 

Sumário Podcast: O que é e Como Fazer em 2023?

 

O que é um Podcast?

O podcast utiliza uma tecnologia chamada RSS, que automaticamente atualiza em nossos computadores, celulares, tablets, dentre outros aparelhos eletrônicos, os novos episódios assim que são postados.

Além disso, um grande diferencial do podcast é o fato ser muito mais “cru”, honesto e livre para abordar temas diversos, em comparação a programas de TV ou rádio convencionais.

Afinal, nos podcasts não existe uma preocupação em agradar os anunciantes para ganhar mais patrocínio.

Nesse sentido, a maioria deles é criado de forma independente, ou seja, por pessoas comuns mesmo, muitas vezes sem conhecimento prévio.

Claro que existem podcasts com patrocinadores e anunciantes, não é uma regra geral.

Mas, definitivamente, isso não tira o caráter “natural” que eles possuem.

 

O que é um Podcast?

 

Como Surgiu o Podcast? – Origem

Mas, você sabe como surgiram os podcasts?

Saiba agora que o termo “podcast” é a junção entre “pod“, de ipod, e “cast” de broadcasting, que significa “transmissão” em inglês.

Sendo assim, uma transmissão entre Ipods.

A princípio, lançado em 2001, o ipod era o aparelho portátil mais popular de se ouvir música no começo do milênio.

Para se ter uma noção, o primeiro Iphone seria lançado somente em 2007, seis anos depois.

Antes, era preciso baixar músicas no computador e em seguida, transferi-las para o Ipod.

Para todo mundo daquela época, o ipod era apenas um MP3 player, menos para um homem chamado Adam Curry.

Ele era um DJ da MTV e conta que ao ver o aparelho pela primeira vez, pensou: “Isso daqui não é um walkman digital e sim um rádio”.

A partir desse pensamento, ele resolveu criar um aplicativo que baixasse automaticamente e em seguida, sincronizasse conteúdos com o computador e um ipod.

Para que quando a pessoa desse play em alguma mídia, o conteúdo já estivesse lá e assim, não precisaria aguardar para ele ser baixado.

 

Como Surgiu o Podcast? - Origem

 

RSS e Podcast

Anteriormente, já existia uma tecnologia que mostrava atualizações de blogs e de sites chamada “RSS”.

Porém, ela não permitia anexar arquivos de mídia e sim, incorporar elas nestes updates.

Então, o que o Adam fez foi procurar um dos criadores do “RSS”, o Dave Winer, para contar sobre essa ideia que ele tinha.

Os dois começaram a trabalhar na programação destes novos recursos e o Adam começou a criar conteúdos em áudio online.

Neles, ele conversava com programadores e desenvolvedores do mundo todo que estavam trabalhando no código, e em escrever este RSS para consumo de mídias.

Posteriormente, a implementação de mídia em feed RSS deu certo e assim, esses conteúdos em áudio do Adam acabaram se tornando o primeiro podcast.

Em 2004, o Adam acaba recebendo um chamado do grande criador da Apple Steve Jobs.

Os dois realizam uma reunião e Steve faz uma proposta para Adam, perguntando se ele poderia levar essa ideia para o Itunes.

O Dj aceitou e disse que ajudaria ele com essa ação.

No ano seguinte (2005), é anunciado o knout oficial que os podcasts viriam para o Itunes e consequentemente, chegariam nos Ipods.

Isso contribuiu demais para a expansão e popularização dos podcasts que atualmente, é um dos mercados de conteúdo que mais cresce digitalmente no mundo inteiro.

 

RSS e Podcast

 

Como Encontrar um Podcast?

Hoje em dia, é possível encontrar e se inscrever em podcasts pelo Applepodcast, Spotify, Deezer, Tidal, dentre outros milhares de agregadores.

Os temas são variados, podendo ser encontrados como por exemplo de tecnologia, marketing digital, culinária, moda, política, entretenimento, enfim, aquilo que você tiver como paixão, terá um podcast disponível.

Além disso, quando um novo episódio é postado, o seu feed é automaticamente atualizado com um conteúdo novo para não perder nenhum episódio.

 

Como Encontrar um Podcast?

 

Como Criar um Podcast? – 4 Passos Simples, Rápidos e Práticos

Definitivamente, o consumo dessa mídia vem sendo cada vez maior nos últimos anos.

Pois, diferente de um programa de rádio que é Ao Vivo, você pode baixar e ouvir o podcast na hora que quiser.

Além disso, ele também exige menos sentidos do que o vídeo para ser consumido, sendo preciso apenas segurar, ouvir e prestar atenção no que é dito.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode criar um canal de podcast dentro da própria casa.

Mas, antes de partir para a prática, é importante que você entenda uma coisa.

Fazer um programa de áudio é menos complexo do que um de vídeo. Mas, isso não significa que você pode gravar algo qualquer e postar.

Ou seja, criar um podcast exige planejamento, pois necessita de periodicidade.

E para manter uma frequência de publicações, o planejamento é imprescindível.

 

Como Criar um Podcast? - 4 Passos Simples, Rápidos e Práticos

 

1 – O que Falar em Podcasts?

Primeiramente, você precisa escolher o tipo de assunto que irá abordar.

Falar sobre tudo e mais um pouco dificulta na hora de fidelizar a sua audiência.

Por exemplo, se alguém se inscreve em um canal sobre tecnologia e recebe conteúdos sobre como adestrar um cachorro, ela provavelmente ficará insatisfeita, correto?

Afinal, ela não consumiu o conteúdo que estava procurando.

A menos que os temas tenham alguma conexão, como mostrar um robô inteligente que tem a capacidade de adestrar cachorros.

Enfim, o ideal é que você escolha um nicho para atuar.

Além disso, é muito importante também definir o seu público.

“Quem são as pessoas que você está querendo se comunicar?”

 

1 - O que Falar em Podcasts?

 

2 – Como Falar em um Podcast?

Depois de definir o seu foco, você vai escolher o formato.

Em outras palavras, defina se vai realizar entrevistas com especialistas, um bate papo mais divertido, ou se o conteúdo é mais educacional, e por fim, criar um roteiro em cima disso.

O roteiro pode ser texto corrido, com uma escrita mais informal para não parecer que tá lendo, ou tópicos, escolha aquele que você achar melhor.

A ideia é que a mensagem passe da forma mais natural possível para o seu ouvinte.

Uma boa dica também é deixar alguns podcasts gravados para caso tenha algum imprevisto.

Assim, sua periodicidade não será prejudicada, como por exemplo, se um entrevistado cancelar de última hora.

 

2 - Como Falar em um Podcast?

 

3 – Como Fazer um Podcast?

Partindo para a prática, na hora de gravar existem várias opções de microfone no mercado.

Nesse sentido, você pode usar microfone de USB, lapela ou até mesmo, o próprio do celular.

Independente da sua escolha, grave em um local silencioso e sempre faça um teste antes também.

Recomendamos também que edite o seu áudio, você pode inserir vinhetas, trilhas sonoras, efeitos especiais, intervalos, dentre outros.

Investir em uma boa edição vai deixar o seu episódio muito mais dinâmico.

 

3 - Como Fazer um Podcast?

 

Aplicativo para Editar Podcast

Uma opção gratuita para editar o seu áudio é o Audacity.

Para celular existe também o Anchor, que foi comprado pelo Spotify.

Ele é um app completo, pois é possível gravar, editar, publicar, tudo em um único aplicativo.

Isto é, o próprio Anchor distribui o seu podcast para as plataformas mais conhecidas, como o Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts, dentre outros.

Na hora de publicar, você vai adicionar uma foto de capa para dar um visual mais chamativo para o seu episódio.

Aliás, um ótimo software gratuito para criar essa capa é o Canva.

Outra coisa muito importante é a descrição e as palavras chaves.

Elas permitem que o seu podcast seja encontrado na pesquisa do Google.

 

Aplicativo para Editar Podcast

 

4- Como Divulgar um Podcast?

Por fim, compartilhe!

Divulgue nas redes sociais e crie parcerias com os seus entrevistados, por exemplo.

Tik Tok, Instagram, Facebook, YouTube (os recortes são ótimos), Twitter, explore as outras redes sociais ao máximo e crie uma grande cadeia de conteúdo digital para a sua marca

Mão na massa!

 

4- Como Divulgar um Podcast?

 

Cliente Oculto em Podcasts

Para inspirar a sua criatividade, nós da Seu Cliente Oculto também estamos sempre antenados as novidades digitais.

Por isso, com o objetivo de explicar melhor sobre a nossa metodologia para as pessoas, participamos de podcasts super didáticos e leves sobre Renda Extra e Experiência do Cliente.

Separamos abaixo uma lista de 05 Podcasts que nosso CEO (Bruno Vasconcelos Cabral) e Diretor Comercia (Anderson Barreto) participaram e deram entrevistas.

Além disso, você pode assistir no YouTube ou nas principais plataformas de streaming do Brasil!

 

Cliente Oculto em Podcasts

 

5 Podcasts de Cliente Oculto

1 – Descubra a Verdadeira Experiência do Seu Cliente – EvexCast #Ep46;

 

 

2 – [Live] Atendimento que encanta: como fazer seu cliente indicar sua loja

 

3 – CLIENTE OCULTO como ferramenta de marketing | BRUNO CABRAL EP.036

 

 

4 – O melhor ano para sua empresa vender mais com Anderson Barreto – Diretor Comercial do Cliente Oculto

 

 

5 – Podcast #30 | ​​ Cliente oculto: o que é e como usar a estratégia para melhorar o seu atendimento?

 

 

 

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.

Enfim, não se esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais.

Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.

Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.

Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

Temos uma plataforma exclusiva com dashboards para acompanhar os resultados e saber exatamente como está e o que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes.

 

 

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