Como o CRM aumenta suas vendas? Entenda!

As plataformas de CRM contribuem bastante para aumentar as vendas no varejo e, neste artigo, nós vamos te explicar como isso acontece. Mas […]

Carlos Martins Nascimento
3 de maio de 2024

As plataformas de CRM contribuem bastante para aumentar as vendas no varejo e, neste artigo, nós vamos te explicar como isso acontece.

Mas antes, para que todos fiquem na mesma página, vale esclarecer que a sigla CRM, no cenário da tecnologia, é a abreviação para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com o Cliente”.

E se estamos falando de consumidores já existentes na base do varejista, então, podemos entender que o CRM, enquanto ferramenta e estratégia, visa, principalmente, aumentar a fidelidade e estimular a recompra.

Um software de CRM até pode ser usado para estimular leads a fazerem a primeira compra, contudo, o foco dessa solução é trabalhar o pós-venda.

Segundo uma matéria do IT Forum, 51% das empresas brasileiras ainda não utilizam uma ferramenta de CRM.

E isso é uma pena, afinal, em marcas como a Chilli Beans, por exemplo, as estratégias de CRM via WhatsApp já geram 20% da receita influenciada.

Mas feita essa introdução, vamos à resposta para a pergunta do título!

Como o CRM aumenta as vendas?

Reativação de bases inativas

Resumidamente, a base de um varejista consiste em clientes ativos e inativos.

Utilizando conceitos da Dito CRM, um consumidor ativo é aquele que fez, no mínimo, 1 compra nos últimos 12 meses e que tem o CPF e um contato válido (e-mail ou telefone) cadastrados.

E assim sendo, naturalmente, se o cliente não compra há mais de 12 meses, ele é considerado inativo.

Diante disso, um CRM para o varejo é importantíssimo para segmentar esses dois perfis de consumidores e buscar reativá-los por meio de campanhas hiperpersonalizadas de marketing.

Marcas que investem nesta estratégia, maximizam o faturamento e atingem taxas de recompra acima de 50%.

Automação de campanhas customizadas

Conforme levantamento da Seu Cliente Oculto, mais de 90% das empresas não executam estratégias de pós-venda e isso, claramente, é sinônimo de perda de receita.

 

Após o cliente fazer a primeira compra, é crucial automatizar campanhas promocionais para impactá-lo, por exemplo, no mês e no dia do aniversário, nas principais datas comemorativas do varejo e/ou com ações de relacionamento.

 

E, neste aspecto, novamente uma plataforma de CRM será muito útil, afinal, nela, você poderá configurar, além das campanhas citadas acima, outras de carrinho abandonado, “navegação confusa” e etc.

 

E a melhor parte! Sabendo que, atualmente, o consumidor é omnichannel, um CRM de qualidade irá permitir que você aborde o seu cliente em canais diversificados (mail, SMS, WhatsApp, push) e, consequentemente, cresça o seu lucro.

Integração e unificação de cadastros

Mencionando novamente o estudo do Seu Cliente Oculto, ele também descobriu que mais de 80% das empresas não solicitam os dados atualizados do cliente no momento do fechamento da venda.

 

Esse cenário é comum entre os varejistas, mas, aos poucos, ele está mudando. E uma prova disso está nesta matéria do E-commerce Brasil, onde foi relatado que, em 2024, o índice de qualidade dos cadastros de clientes chegou a 60% no varejo.

 

Apesar deste fato, ainda há muito o que melhorar. Porém, também neste sentido, um CRM Omnichannel pode contribuir bastante, pois, por meio dele é possível integrar e unificar dados oriundos de lojas físicas e virtuais.

 

Esse processo enriquece a base informacional do varejista e, de posse de mais dados sobre os consumidores, será possível customizar as ações de marketing, resultando assim no aumento das vendas.

Compartilhe esse conteúdo!

Agora que apresentamos algumas das maneiras pelas quais um CRM pode ajudar a aumentar as vendas, nós gostaríamos de te pedir uma gentileza!

Compartilhe esse conteúdo com os seus pares de trabalho e nos ajude a disseminar a cultura do CRM que, conforme descrito no início deste texto, ainda precisa ser bastante promovida.

 

Até breve!

 

Redes Sociais:

Em conclusão,  finalizamos este postblog feito pela nossa parceira Dito, para vocês.

Além disso, aproveite para nos seguir e acompanhar em todas as nossas redes sociais.

Por fim, qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.

Espero vê-lo em breve.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Preencha com os dados da sua empresa e entraremos em contato para o envio de um orçamento exclusivo.







      [cf7sr-simple-recaptcha]