Em primeiro lugar, neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar tudo que você precisa sobre o storytelling, a arte de contar histórias […]
Em primeiro lugar, neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos falar tudo que você precisa sobre o storytelling, a arte de contar histórias memoráveis.
Nesse sentido, vamos passar algumas dicas de formatos de histórias para você aplicar na sua narrativa.
Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento e para o crescimento do seu negócio.
A princípio, storytelling é a forma mais antiga de passar conhecimento através de gerações.
Em outras palavras, ela representa como olhamos para diversos fatos e formamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.
Uma boa história é autêntica, criativa, promove uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.
Além disso, as pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes.
A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos.
Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.
Histórias, valores, visões de mundo, dentre outras formas de compartilhamento.
Isto é, a ideia de pertencer a um grupo específico ou uma tribo.
Sem uma história não há conflito, porque não é possível existir “nós”, se não houver “eles”.
Felizmente, a arte de contar histórias pode ser traduzida em algumas fórmulas.
Ou seja, um padrão que você pode seguir, adaptando cada etapa para criar a sua história única.
Por isso, agora, vamos listar 6 tipos de histórias que você pode adaptar para os seus próprios conteúdos.
Primeiramente, a história do inimigo público comum é utilizada quando existe uma força opressora na sociedade e você é quem apontará o dedo para esse inimigo.
Logo, irá persuadir novas pessoas a se juntarem, ao seu favor, em prol do bem comum.
Esse é um tipo de história que se conecta facilmente, porque as pessoas adoram participar de grupos e ambientes polarizados.
Em seguida, para construir uma narrativa no estilo de “inimigo público comum”, você precisa seguir estas 4 etapas:
Por outro lado, a história da jornada do idiota tem como principal objetivo mostrar como qualquer pessoa poderia ter sucesso, através de todos os erros cometidos no caminho até chegar onde chegou.
É um tipo de storytelling que se conecta bem com o público porque, apesar de todos os erros que você cometeu ao longo do caminho, conseguiu chegar aonde está.
Então, as 5 principais etapas desse tipo de história são:
A história do fracasso á fama se parece com a jornada do idiota.
Porém, você precisa ter um problema bem específico e, além de encontrar a solução dele, se tornar uma referência nesse assunto.
Um tipo de história a ser contada seria uma pessoa que que tinha pavor de falar em público, estudou muito sobre o assunto e hoje é um palestrante renomado que ensina outras pessoas a perderem esse medo.
Posteriormente, as 5 principais etapas desse tipo de história são:
A história do herói por acidente é usada quando você praticamente cai de paraquedas para ensinar mais pessoas sobre uma habilidade que você tem, mas que nunca foi sua intenção.
Geralmente, esse herói também é relutante, porque ele não tem a intenção de se tornar uma referência, mas a pressão e demanda é tão grande que ele precisa seguir esse caminho para o bem de todos.
As 4 principais etapas desse tipo de história são:
A história dos “nós somos parecidos” é a mais simples dessa lista e busca uma conexão rápida com a pessoa.
Ela busca reforçar a ideia de que o contador da história, assim como quem a escuta, são muito parecidos e podem seguir juntos uma jornada de conhecimento.
As 4 principais etapas desse tipo de história são:
Finalmente, o storytelling número 6 é a jornada do herói.
Ela é o principal tipo de história dessa lista e é muito utilizada em filmes de Hollywood, por exemplo.
Sendo assim, a jornada é construída em cada detalhe para adicionar todos os elementos que você geralmente não observa em um filme, mas os sente vivamente através de fortes emoções.
As 7 principais etapas desse tipo de história são:
Enfim, esperamos que agora você tenha entendido o que é o storytelling e qual a importância de aplicar essa técnica em seu negócio.
Como vimos, contar boas histórias vai permitir que o público tenha uma identificação e, portanto, muito mais engajamento com seus conteúdos.
Pratique cada vez mais, estude todos os tipos de storytelling possíveis e se especialize.
Temos certeza que você vai agregar muito conhecimento para si mesmo e para seu negócio.
Afinal, uma boa história nunca sairá de moda.
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
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Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.
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