Primeiramente, o Tik Tok é uma das redes sociais de maior sucesso nos últimos tempos, tendo mais de 1 bilhão de usuários ativos […]
Primeiramente, o Tik Tok é uma das redes sociais de maior sucesso nos últimos tempos, tendo mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês (internacionalmente) e em apenas 8 anos.
Neste postblog da Seu Cliente Oculto, vamos contar como esse fenômeno surgiu e sua importância no mundo digital.
Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento e para você ficar mais antenado ao cenário digital.
Antes de mais nada, ele é uma mistura entre aplicativo e rede social que tem como objetivo o compartilhamento de vídeos com até 3 min de duração e acompanhado de uma música, viral ou não.
Nesse sentido, você pode gravar vídeos dentro do próprio aplicativo, e usando as ferramentas que tem disponível nele, ou subir um vídeo já gravado/editado da sua galeria.
Aliás, outro recurso muito utilizado são os duetos.
Isto é, quando o criador de conteúdo interage com um vídeo de outro já publicado e grava um novo por cima.
Isso pode resultar em músicas cantadas por duas pessoas ou interações bem criativas.
Também tem outra forma de clipe que é a “reação”, onde o usuário reage a outro vídeo postado na plataforma.
Os efeitos são os mais variados possíveis, desde câmera lenta ou acelerada, até filtros para o rosto e mudanças de cenário.
Por fim, a API do Tik Tok cria um feed personalizado baseado nos conteúdos que você mais gosta.
E lá você encontra vários tipos de conteúdo, como “dancinhas”, dublagem e enquetes curtas de humor, por exemplo.
É importante ter mente que a rede social não é sobre repostagem de memes ou cópia de publicações, e sim produção em massa.
Pela facilidade de criação de vídeos, os usuários do Tik Tok se tornam produtores de conteúdo mais rapidamente.
E olha só o poder do APP, o hit “Old Town Road” de Lil Nas X teve sua origem por lá. Não sabia dessa né?
Além disso, o público jovem vê o Tik Tok hoje como um espaço longe dos adultos e como uma fonte de diversão maior do que nas outras redes sociais.
O Twitter tem muito “hate”, o Instagram é considerado por muitos como uma rede “só de aparências” e o Facebook está sendo menos utilizado a cada dia.
Além disso, os influencers do aplicativo tem bem menos pressão para conseguirem serem monetizados e podem até mesmo, investirem em anúncios pagos para conseguirem ter mais visibilidade no aplicativo.
Muitos acreditam que o Tik Tok chegou do nada, sem mais nem menos, mas a história não é bem assim.
A história começa na China, mais precisamente, em Setembro de 2016.
Na época, foi lançado o “DOUYIN” que traduzindo significa “Som Vibrante”, versão original local do aplicativo.
Em um só ano de funcionamento e sem sair da terra natal, a rede social já conseguiu números altíssimos, incluindo 1 bilhão de vídeos vistos todos os dias.
A desenvolvedora por trás do aplicativo é a ByteDance, criada em Pequin em 2012 e hoje é uma das empresas privadas mais valiosas de todo o mercado.
Além de criar, essa empresa também costuma comprar startups e aplicativos que explodem rapidamente (guarde essa informação).
Em setembro de 2017, o DOUYIN é lançado internacionalmente e logo de cara, alguns mercado asiáticos explodem com o serviço.
No entanto, ele demorou um pouco para viralizar no ocidente.
O motivo? O fracasso de um aplicativo e a ascensão de outro.
Você se lembra do VINE ?
A plataforma de vídeos curtos com até 6 segundos foi lançado em 2012 e meses depois foi comprado pelo Twitter.
No entanto, essa rede social fechou os serviços a partir de 2016.
O motivo, além de falta de opções para monetizar o app, era o interesse cada vez mais do público em outras redes sociais, principalmente no Instagram.
Além disso, o estilo de criação do VINE era bem diferente.
O usuário precisava de uma agilidade, criatividade e até mesmo habilidade de edição bem maior para conseguir criar os vídeos e contar uma boa história em tão pouco tempo.
Em paralelo a isso, nasce outro aplicativo de sucesso na China em 2014, o Musical.Ly.
Mas, ele demorou muito para estourar.
Contudo, se aproveitou do fim do VINE para herdar boa parte dos exs usuários da rede.
Como o nome indica, o app tinha como carro chefe os vídeos com música, sendo os usuários dublando canções famosas ou apenas dançando.
Percebendo o sucesso do aplicativo chines, a ByteDance viu uma grande oportunidade de expandir seu império.
Em novembro de 2017, ela compra o Musical.Ly por 1 bilhão de doláres.
E em outubro de 2018, ela fez algo ainda mais ousado.
Como as duas plataformas “DOUYIN” e “Musical.Ly” se pareciam muito, tinham funcionalidades parecidas e poderia até mesmo existir uma competição de público entre elas, foi tomada uma decisão.
A empresa chinesa descontinuou o Musical.Ly e daí surgiu uma nova plataforma com as características e qualidades de ambas, o Tik Tok.
Assim como as funcionalidades, as contas criadas e a base de conteúdos postados se estabeleceram.
Dessa forma, ficou mais fácil concentrar esforços de marketing e de desenvolvimento.
Em 2019, o Tik Tok estorou e em 2021, foi a rede social mais baixada o ano inteiro, superando até mesmo o WhatsApp e o Instagram.
Além disso, atualmente, ele já está disponível em mais de 15o países e por volta de 75 idiomas.
O sucesso do Tik Tok foi tão estrondoso que as outras redes sociais vem tentado copiar as funcionalidades dele, como é o caso do “reels” no Instagram e o “shorts” no Youtube.
No entanto, ao contrário do Snapchat que teve um triste fim após o IG lançar os stories, o Tik Tok não perdeu nem um pouco a sua força e está crescendo cada dia mais.
Parcerias com outros softwares de edição, como o Capcut por exemplo, vem melhorando a usabilidade do aplicativo e chamando a atenção de mais usuários.
Assim como qualquer outra rede social que temo como principal foco o público jovem, o Tik Tok é constantemente acusado de passar conteúdo impróprio, como bullying, preconceito e discursos de ódio, por exemplo.
Em fevereiro de 2019, a ByteDance foi condenada a pagar uma multa de US$ 5,7 milhões de dólares para o governo dos EUA, sobre acusação de que o app estaria coletando dados pessoais de crianças e violando a política de privacidade.
Já em Abril do mesmo ano, o app saiu das lojas de Android e IOS na India, quando um tribunal decidiu que ele deveria ser banido do país.
O motivo? Ele era utilizado por pessoas maléficas para distribuir materiais impróprios e até mesmo pornográficos, deixando a população jovem vulnerável a predadores sexuais.
Atualmente, a Byte Dance mantém duas versões do app no ar.
O Tik Tok, como conhecemos hoje, e o Douyin, sim , ele nunca saiu totalmente do ar e possui quase que o mesmo funcionamento da versão internacional.
Porém, o Douyin possui algumas diferenças básicas para se adequar melhor ao difícil e controlado mercado local.
Você sabia que a SCO possui um perfil no Tik Tok?
Lá, postamos vários conteúdos incríveis e inovadores sobre cliente oculto de uma forma leve e divertida.
Mostramos situações do cotidiano de um CO de forma engraçada, dublamos trends famosas e até mesmo realizamos algumas dancinhas rsrsrs.
Temos certeza que você vai gostar muito do conteúdo publicado por lá, não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar com os amigos.
E se você quiser fazer um dueto com a gente, fique a vontade!
Amamos dividir experiências com vocês <3
Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
Enfim, não se esqueça de nos seguir em todas as nossas redes sociais.
Certamente, você verá um conteúdo inovador, criativo e totalmente fora da caixa em cada uma delas.
Qualquer dúvida, é só nos acionar em algum destes canais.
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