Rede Social: Qual é a Diferença entre Cada Uma?

A principio, o que é rede social e qual é a diferença entre cada uma delas? Afinal, o que você deve postar no […]

Vittor Santos
4 de julho de 2022
Rede Social: Qual é a diferença entre cada uma?

A principio, o que é rede social e qual é a diferença entre cada uma delas?

Afinal, o que você deve postar no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e até mesmo no Tik Tok?

No post de hoje, vamos falar das principais redes sociais utilizadas hoje em dia e como é o mecanismo de cada uma delas.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois ela será muito enriquecedora para o seu conhecimento e crescimento nas redes sociais.

 

Qual é a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Antes de mais nada, é importante vocês saberem das diferenças entre estes dois conceitos.

Primeiramente, Redes Sociais são grupos de pessoas com interesses, objetivos, valores que interagem trocando informações e que possuem características em comum.

Já as Mídias Sociais são os meios pelos quais essas interações são realizadas online.

Isto é, englobam todas as mídias utilizadas para transmitir uma informação ou comunicação.

Em outras palavras, a rede social é o relacionamento e a troca de informações entre pessoas com interesses em comum.

E a mídia social é o meio que viabiliza essa conexão.

 

Qual é a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

 

Rede Social: Facebook

Primeiramente, vamos falar sobre o Facebook.

Nele, você consegue colocar diferentes tipos de conteúdo, como stories, GIFS, post estático e/ou carrossel, dentre outros.

Além disso, o Facebook já passou de mais de 2 Bilhões de usuários ativos.

Ela é uma rede social bem antiga, assim como o Linkedin.

Mas, nos últimos tempos, foi possível notar uma migração dos usuários da plataforma.

As pessoas que estão mais acostumadas com o Facebook são mais longevas, ou seja, possuem um pouco mais de idade.

Analogamente, tem pessoas que acreditam que ele não é mais tão relevante nos dias atuais.

Se você acredita nisso, basta observar a potência dos grupos e do facebook insights.

 

 

O que é Facebook Insights

Ele é muito utilizado pelas empresas quando elas querem buscar por público-alvo.

Pois, ao acessar esse recurso, é possível observar inúmeras especificações do seu público de interesse.

Por exemplo, você consegue ver o que usuários de determinada faixa etária estão consumindo dentro da plataforma.

Nesse sentido, essa informação dá um norte para você na hora de consumir um conteúdo.

 

 

Fortalecimento de Marca

O Facebook também é muito bom para o fortalecimento de marca, pois possui uma algoritmo bem poderoso, capaz de atingir pessoas que você nem esperava com as suas publicações.

O alcance orgânico dessa rede social é muito baixo.

Anteriormente, quando as pessoas postavam, a entrega do conteúdo era feita de uma maneira melhor, ou seja, mais pessoas tinham acesso á ele.

Atualmente, o cenário se inverteu, é preciso colocar dinheiro e investir em tráfego pago para a sua entrega ser melhor.

 

 

Rede Social: Instagram

Essa rede social é a mais queridinha nos tempos atuais.

Antes de mais nada, para que ele serve?

Desde já, o que mais se vende nele é a imagem.

O Instagram se consolidou naquela rede social que mostra a vivência de cada indivíduo.

Afinal, quem não gosta de saber da vida alheia por exemplo? hehehe

É importante ao manusear essa rede comunicar as informações de forma personalizada, que trazem um toque de individualidade e exclusividade do perfil, independente se é uma pessoa ou uma marca.

 

 

Recursos do Instagram

Nessa rede social, é possível postar conteúdo em vários formatos, como por exemplo:

Posts: É a “alma” ou a essência do seu feed no Instagram, pois serão o seu principal conteúdo.

Reels: Funcionalidade que permite a publicação de vídeos curtos, entre 3 e 30 segundos no formato vertical e com adição de música.

Stories: Ideal para gerar mais proximidade com os seguidores, ele permite a publicação de fotos e vídeos curtos que ficam acessíveis apenas por 24 horas;

IGTV: Permite a publicação de vídeos longos na vertical e é uma grande oportunidade de se aproximar do seu público com conteúdos mais profundos.

Lives: São transmissões feitas ao vivo que se popularizaram bastante no contexto da pandemia, em que as pessoas estavam mais tempo em casa e on-line. Elas podem ser realizadas em forma de shows, eventos e aulas diversas, entrevistas, bate-papos etc.

GIFS: Os GIFs, que são basicamente figurinhas/adesivos/imagens com animação, viraram queridinhos na internet. Eles já estavam disponíveis no Instagram Stories e nas DMs (ou direct messages) e, por último, o Instagram adicionou a função de responder Stories com GIFs.

Boomerang: Uma das ferramentas funcionalidades que mais faz sucesso no Instagram, o Boomerang ganhou novos efeitos além do clássico: câmera lenta, eco e duo. Depois de gravar, é só clicar no ícone do infinito no canto superior da tela e selecionar o efeito desejado.

Guias: Com elas, é possível organizar/agrupar seus posts por assunto, facilitando para que seus seguidores encontrem aquilo que buscam em seu perfil, principalmente se você tem muitos posts no feed e faz publicações sobre diferentes temas.

Instagram Shopping: Usando essa ferramenta, você monta um catálogo com todos os seus produtos dentro do seu perfil (ou do perfil da sua marca/loja).

 

 

Outras Vantagens do Instagram

Além disso, assim como no Facebook, é possível alavancar posts patrocinados com o objetivo de atingir mais pessoas.

Bem como outras ações, por exemplo, enquetes, lives compartilhadas com outros perfis, dentre outros.

Uma curiosidade é que o Brasil foi um dos campeões de lives durante a pandemia.

Foi possível perceber que o o público da América Latina, em especial o brasileiro, possui um alto consumo desse tipo de recurso.

Além disso, você pode utilizar as famosas hashtags (#) que serão palavras chaves que irão aumentar o alcance das suas publicações, não só no Instagram, como em qualquer outra rede social.

Esse recurso é muito útil para encontrar pessoas que estão falando do mesmo conteúdo que você.

Uma das desvantagens do Instagram é a impossibilidade de colocar links nas legendas dos posts, isto é, só é possível nos stories, na bio e em posts patrocinados.

É preciso também está atento aos textos longos.

As pessoas que consomem o Instagram não possuem tempo para ficar lendo grandes textos, pois querem ver um conteúdo mais dinâmico.

Caso você deseje falar de um assunto mais denso e que necessite de um aprofundamento melhor, é recomendado usar outra rede social, como o Youtube ou até mesmo o artigo do Linkedin.

 

 

Rede Social: Youtube

Primeiramente, essa rede social é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Outra vantagem é que quando as pessoas querem aprender sobre um tema e pesquisam no Google, ele mesmo já redireciona para o Youtube.

Essa rede social dá mais autoridade para falar de um certo assunto.

 

 

Data de Validade do Youtube

Além disso, outros recursos de outras redes sociais possuem um tempo de permanência menor dos usuários.

No Instagram, o stories dura apenas alguns segundos e o reels, por mais que ele fique no feed, chega uma hora que a própria plataforma para te entregar ele.

A duração de um vídeo subido para o Youtube é muito maior, não é “perecível”.

Isto é, ele não é efêmero como as outras redes sociais.

Em outras palavras, quanto mais views o seu vídeo postado no Youtube tiver, mais aparições ele irá fazer na tela dos usuários e consequentemente, melhor será a entrega dele.

Por fim, é muito importante considerar o Youtube na sua estratégia de marketing digital.

 

 

Twitter

Certamente, o Twitter é uma rede de momento.

Ou seja, o que está acontecendo neste exato momento, pode se tornar totalmente antigo daqui a 3 horas.

Nesta rede, você pode publicar textos de até 280 caracteres acompanhados de imagens ou vídeos (todo conteúdo é chamado de Tweet).

Ele é utilizado por milhares de pessoas no mundo e se destaca por ser uma fonte de notícias e também de tendências.

Através da sua página inicial, é possível acompanhar os famosos “Trending Topics” filtrados pela cidade, região e/ou país.

O Twitter se torna uma rede independente, utilizada por jornalistas e também por empresas que desejam ter um contato mais próximo com os seus clientes.

O “retweet” recurso que permite você recompartilhar o conteúdo de outra pessoa, também ajuda a promover esse contato mais íntimo.

 

Twitter

 

Linkedin

Ele é uma plataforma enorme com um crescimento constante gigantesco.

Aliás, você sabia que ele existe desde 2003?

Sim, há muitos anos atrás….

Ele é uma rede social, exclusivamente, voltada para o lado profissional.

Nesse sentido, é possível ter um pouco mais de cuidado com o que for postado nessa rede social.

O foco é promover uma união entre os profissionais da rede, fazendo eles trocarem informações e construírem um bom networking.

Além disso, você pode usar a plataforma para procurar emprego ou contratar alguém, e também para fazer anúncios e prospecção de novos clientes.

O Linkedin cresce rapidamente, possui mais de 700 milhões de usuários, sendo 3 novos a cada segundo.

Tudo voltado para o lado profissional precisa ser feito nessa rede, assim como os artigos.

É uma rede que exige dedicação e muitaaaaa atenção com o conteúdo postado, pois as pessoas que estão lá são bem mais críticas.

 

 

Whatsapp

O Whatsapp é comunicação rápida, ele mudou a forma como as empresas se comunicam com os clientes.

Quantas vezes você já não entrou em contato com uma loja para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço?

Certamente, a loja já se comunicou mandando foto, posteriormente, ela também realiza um pós-atendimento/venda.

Além disso, também é possível fazer pagamentos via wpp.

Contudo, existe também a opção do “Business”, que é um contato profissional exclusivamente para atender os clientes da sua empresa.

E dentro do Whatsapp, você também pode criar a sua autoridade através de status e listas de transmissão.

Quer saber mais sobre todas as funcionalidades desta rede social?

Confira clicando na imagem abaixo, o post que fizemos exclusivamente só falando dele.

 

 

Telegram

Esta rede social não é tão popular quanto o Whatsapp.

Mas, isso não o torna inferior, pelo contrário, existem muitos recursos presentes no Telegram que superam o wpp, como por exemplo:

Tamanho de arquivos de vídeo: Até 2 gigas;

Canais de Transmissão: Sem limite de pessoas;

Grupos: Podem ser públicos ou privado (Até 200 mil pessoas), mas todos aparecem no buscador do aplicativo;

Recursos de Edição: É possível excluir e editar mensagens já enviadas, sem notificar a pessoa que recebeu ela.

Enfim, o Telegram também pode ser uma rede social extremamente útil para você, desde que seja utilizado da maneira correta e também é preciso verificar se o seu público utiliza essa rede social.

 

 

Tik Tok

Primordialmente, Tik Tok deixou de ser uma rede social apenas de “dancinha”.

De uns tempos pra cá, ele se tornou um dos preferidos meios de comunicação para ações de marcas, como BBB, Rexona, Americanas, dentre outros.

Certamente, ele aproxima as pessoas, pois estamos na era do protagonismo, onde as pessoas querem mostrar tudo que elas tem a oferecer pro mundo.

Além disso, é possível ter conteúdos monetizados na plataforma e que ajuda as pessoas a ganharem dinheiro.

Ele é uma rede da geração Z, porém as marcas, principalmente as que são voltadas para os bens de consumo em massa, vem investindo nessa plataforma, pois perceberam que na verdade, é possível atingir todos os públicos.

 

 

Bônus: 3 Redes Sociais que já não existem mais

Várias redes sociais não tiveram a mesma sorte que as outras citadas ao longo deste post e agora habitam o cemitério virtual.

Ou seja que caíram no esquecimento e não existem mais pois foram desativadas.

Orkut

Quando o assunto é o fim de uma rede social, o primeiro nome que vem à mente dos brasileiros é Orkut.

Usuários nacionais representavam metade dos adeptos à plataforma do Google, que foi encerrada em 30 de setembro de 2014.

Na época, o fim do site causou comoção e protestos na Internet.

Um dos aspectos que mais deixou saudades são as comunidades, como “Eu odeio acordar cedo”

A popularização do Facebook foi decisiva para o fim da rede do Google.

Entre 2011 e 2013, o Orkut viu cair os acessos fixos no Brasil em 95%, segundo pesquisa da Experian Hitwise.

Por abril de 2013, a quantidade de usuários fixos já tinha diminuído para 2%, o que indicava um fim inevitável para a querida rede social.

 

 

MSN

O MSN foi o mensageiro mais popular do mundo durante muito tempo.

Era por ali que o bate-papo privado entre amigos realmente acontecia nos anos 2000, quando os usuários tinham a opção de fazer a tela da outra pessoa tremer para chamar sua atenção.

Porém, em 2011, a Microsoft comprou o Skype e começou a priorizar a plataforma.

Dois anos mais tarde, o MSN estava sendo oficialmente encerrado em todo mundo, em um processo que terminou apenas em 2014 com o fim do programa para os usuários chineses.

Fotolog
Antes do Instagram, do Facebook e mesmo do Orkut, as pessoas compartilhavam fotos por meio do Fotolog.
Porém, diferentemente de hoje em dia, o volume de postagens era limitado e bem menor.
O serviço foi criado em 2002 e permitia apenas uma publicação por dia em seu plano gratuito, enquanto era possível postar seis fotos diariamente no plano pago, chamado de Gold.
A rede social chegou ao fim em 2019, pois não conseguiu competir com o Instagram.

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.
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Quem é a Seu Cliente Oculto?

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