Uma vez que o colaborador está motivado e entusiasmado com o trabalho, ele começa a produzir e trazer muitos frutos para a empresa. […]
Uma vez que o colaborador está motivado e entusiasmado com o trabalho, ele começa a produzir e trazer muitos frutos para a empresa. Isso se chama Gestão Humanizada. Mas como é possível não deixar a peteca cair em meio a pandemia, crises e demais problemas que afetam o universo empresarial?
Nesse post vamos te ensinar o que é a gestão humanizada e como ela pode ser extremamente benéfica para o rendimento de uma corporação.
Encontrar mão de obra qualificada não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. O match perfeito entre a empresa e o colaborador é um grande desafio, e por isso, é de interesse da empresa manter a equipe unida para garantir o sucesso em comum. Logo, o capital humano vem se mostrando essencial, e para mantê-lo é necessário que haja algumas prioridades e cuidados.
Contratar e demitir pessoas em um curto período de tempo custa caro, demanda trabalho e desgasta a própria equipe. Dessa forma, foi criado o conceito de gestão humanizada: a ação de se adaptar aos processos e necessidades dos colaboradores, sempre ouvindo e buscando entende-los ao máximo possível. Essa adaptação deve ser feita visando sempre um meio termo, no qual a empresa não fique prejudicada e continue apresentando bons resultados e junto a isso, o colaborador consiga uma maior liberdade sem prejudicar seu andamento e produtividade.
Podemos dividir todo esse processo em 4 pilares principais: A observação das necessidades dos colaboradores e da empresa, a comunicação bem feita entre os líderes e liderados, a integração entre os departamentos e por fim, a adequação dos processos diante das observações.
Agora que já sabemos o que é de fato a gestão humanizada, vamos falar sobre os seus benefícios que quando bem aplicados, podem ser vistos na empresa e no colaborador.
É comum de se pensar que quanto mais demandas, metas absurdas e pressão eu aplicar na minha equipe, mais eles irão entregar resultados. Essas atitudes podem trazer um cansaço excessivo, descontentamento e desânimo do colaborador. A gestão humanizada visa a motivação, bem estar e saúde mental. Quando um trabalhador possui uma maior liberdade e metas possíveis, consegue cumpri-las com uma maior facilidade, ficando então mais motivado para continuar o serviço. É muito importante impulsionar com metas mas com a consciência de que são alcançáveis.
Ao promover uma gestão humanizada, o nível de satisfação dos colaboradores aumenta, melhorando o rendimento, organização e produtividade. Consequentemente, o funcionário acaba trabalhando melhor, gerando melhores resultados para a empresa. Ações bem executadas possibilitam melhores chances de sucesso de uma equipe. A satisfação também diminui problemas de rotatividade, sendo outro ponto financeiramente positivo para a empresa.
A gestão humanizada como já mencionado anteriormente, visa gerir os colaboradores de maneira mais leve, compreendendo suas necessidades, oferecendo condições de trabalho mais flexíveis e assim, fazendo com que o ambiente seja mais leve e prazeroso de se trabalhar. Assim, a taxa de desistência dentro da empresa diminui bruscamente, uma vez que trabalhar naquele local proporciona alegria. É uma ótima maneira de reter profissionais qualificados, já que a gestão humanizada é tendência no meio empresarial, e se não for usada na sua empresa, com certeza terá uma concorrente que oferece essa condição.
Trabalhadores insatisfeitos vivem nervosos e costumam perder a paciência facilmente. Isso pode gerar um clima extremamente pesado no ambiente de trabalho, onde existem conflitos frequentes na equipe. É muito difícil fazer com que a equipe ande junto e realize as ações necessárias com excelência diante de relações conflituosas. Fato que impacta diretamente no rendimento dos processos.
Os gestores de uma empresa têm o poder de influenciar seus colaboradores de maneira positiva não só no ambiente de trabalho mas, também, na vida pessoal. É de extrema importância que o trabalhador tenha seus finais de semana livres, para praticar esportes, descansar e se divertir. Uma vez que existe um equilíbrio perfeito entre trabalho e lazer, a qualidade de vida aumenta e junto a isso, a satisfação.
É notável que a gestão humanizada pode contribuir muito para o andamento de uma empresa, basta ser aplicada de maneira correta e colher seus frutos. Existem também outras estratégias que podem ser benéficas para o andamento do seu negócio. Já ouviu falar em cliente oculto? É uma metodologia que avalia de forma anônima o atendimento da sua empresa. É uma ótima estratégia que coleta dados para melhorar o atendimento ao cliente. Com uma gestão humanizada, implementar os dados coleta para a melhoria do negócio torna- se cada vez mais fácil!
Nós usamos cookies para aprimorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Utilizando esse website, você concorda com a Política de Privacidade descrita em nossos Termos & Condições.