Você alterou os seus hábitos de consumo com a pandemia?

O ano era 2020, começou uma pandemia a qual iria mudar completamente a vida de todas pessoas do mundo. A sociedade, precisou mudar os seus hábitos de consumo e as empresas, as suas estratégias e ações, talvez para sempre.   Tais mudanças tão necessárias e rápidas, fez com que as pessoas refletissem em que e […]

Bruna Andrade
13 de outubro de 2021
Os novos hábitos de consumo na pandemia

O ano era 2020, começou uma pandemia a qual iria mudar completamente a vida de todas pessoas do mundo. A sociedade, precisou mudar os seus hábitos de consumo e as empresas, as suas estratégias e ações, talvez para sempre.

 

Tais mudanças tão necessárias e rápidas, fez com que as pessoas refletissem em que e como estavam gastando o seu dinheiro. Com o aumento do desemprego em muitos países, como no Brasil, começou-se a adoção de um  consumo mais consciente e reciclável. 

 

A realidade do consumo na pandemia

 

A pandemia trouxe para todos novas formas de convívios, restrições e seus momentos de incerteza. Muitas empresas optaram para que suas atividades fossem, famílias aprenderam a redistribuir os seus espaços em casa e a descobrirem sobre uma “nova vida” dentro de casa. 

 

Nas redes sociais a hashtag #ficaemcasa, foi uma das mais usadas por meses, mas também muito polêmica. Nem todas as pessoas têm o privilégio de trabalhar em casa, perto dos familiares e longe do risco de saúde causado pelo coronavírus. A economia de muitas famílias foram focadas para gastos em saúde, pagar as suas contas e para tentar pagar as dívidas que não só foram acumulando.

 

Muitos negócios fecharam, o aumento da taxa de desemprego e de pessoas morando nas ruas, um verdadeiro caos em todo o mundo.

 

Sendo assim, as empresas precisaram se reinventar e aprender como se inovar em pouco tempo. Os novos hábitos de consumo com a pandemia exigiram mais atenção, cuidado e empatia das empresas com os seus clientes. Quem não mudou, estar vivendo errado ou empreendendo errado.

 

Novos hábitos de consumo ainda mais presentes na internet

 

Segundo dados, 62% dos brasileiros estão visitando menos lojas físicas e chegaram a aumentar 32% das compras em alimentos online. Assim, podemos concluir que já havia moldando o mundo e com a pandemia, a sua evolução foi de grande impacto.

(https://veja.abril.com.br/insights-list/insight-3/)

 

Portanto, os novos hábitos de consumo fizeram com que as pessoas se adaptassem às compras onlines. Um processo de adaptação não muito fácil para muitos, mas esse será o futuro da população mundial e as máquinas cada vez mais fazendo parte das nossas vidas.

 

Gostou desse conteúdo?! Acompanhe o nosso blog.

Siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin.