Whatsapp: Como Abordar Clientes e Vender no App?

O Whatsapp é um dos aplicativos mais queridinhos pelos brasileiros! Mas, além de ser uma rede social para interagir com amigos e conhecidos, […]

Vittor Santos
13 de junho de 2022
Whatsapp: Como Abordar Clientes e Vender no App?

O Whatsapp é um dos aplicativos mais queridinhos pelos brasileiros!

Mas, além de ser uma rede social para interagir com amigos e conhecidos, também é possível usar a versão “business” para alavancar as vendas de qualquer empresa.

Isto é, ele pode se tornar uma ferramenta comercial e de atendimento ao cliente que trará ótimos retornos no futuro.

Então meu caro leitor, fica com a gente nesta leitura, pois vamos te contar como esse aplicativo pode potencializar as suas vendas em qualquer período do ano.

 

Whatsapp

 

Divulgue seu Whatsapp

Antes de mais nada, é importante que você espalhe aos sete ventos que a sua empresa possui o canal de comunicação pelo WhatsApp.

Publique o número nas outras redes sociais e eduque seu público a entrar em contato por lá.

Quando for divulgar o número, facilite o contato e coloque um número direcionado para o seu wpp.

Dessa forma, o cliente vai clicar e será redirecionado diretamente para a sua caixa de conversa.

 

Divulgue seu Whatsapp

 

Qual a importância do Whatsapp?

Primeiramente, o Whatsapp é uma ferramenta super acessível e democrática, pois é utilizado por todas as classes sociais.

Aliás, todo mundo que possuí um pacote mínimo de internet utiliza essa ferramenta.

Segundo uma pesquisa realizada pela Mobile Time, o aplicativo já está instalado em 99% dos smartphones brasileiros.

Mas, o que poucas pessoas sabem, é que existe uma versão Business deste aplicativo.

Nela, estão presente vários recursos interessantes para serem utilizados a favor do seu negócio.

Nos últimos anos, pesquisadores notaram que o Whatsapp tem uma altíssima taxa de abertura.

Isto é, comparando com um e-mail, ou seja, de 100 pessoas que receberam um e-mail, apenas 10 pessoas, aproximadamente,  abriram ele e clicaram em algum link.

No entanto, comparado com o wpp, das 100 pessoas que receberam aquela mensagem, mais de 90 irão abrir aquela mensagem, simbolizando uma alto índice de abertura.

Então, se pensarmos o seguinte: “Qual é a melhor forma de eu me comunicar com o meu cliente?”

Por analogia, é o lugar onde ele está mais atento e verifica as mensagens com mais frequência.

O Whatsapp Business existe para as empresas se aproximarem cada vez mais de seus clientes.

Afinal, o brasileiro, em especifico, possui o hábito de consumo um pouco diferente do resto do mundo.

Ele gosta de realizar aquela compra conversacional.

Ou seja, tirar uma dúvida para posteriormente, se sentir seguro com a compra que realizou.

Certamente, outras meios de venda como e-commerce e lojas virtuais são eficazes.

Mas, ainda mais para negócios locais, utilizar canais conversacionais como wpp para tirar dúvidas e criar proximidade, irá encantar muito mais o cliente, assim como o seu bolso.

 

Qual a importância do Whatsapp?

 

Como Implementar o Whatsapp Business no meu Negócio?

Agora, iremos dar algumas dicas práticas para você implementar e já colher alguns resultados de vendas neste ano.

Organize seus contatos e crie listas de transmissão

Primeiramente, organize muito bem os seus contatos no momento de salvá-los para posteriormente, você criar e administrar listas de transmissão.

Mas, afinal, o que são listas de transmissão?

Com o recurso “Lista de Transmissão”, você pode enviar uma mensagem para diversos contatos de uma só vez.

Elas são listas de contatos salvas para as quais você pode enviar mensagens mais de uma vez, sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio (sendo 250 o limite máximo por cada lista).

Ou seja, podem ser grandes canais de venda para o seu negócio.

Obviamente, você só irá colocar o cliente se ele te der permissão para ser adicionado nessa lista.

Peça para que ele também adicione o seu número na agenda.

Pois, quando o cliente tem o nosso contato salvo e posteriormente, colocamos ele em uma lista de transmissão, ele vai receber nossas mensagens.

É muito importante que você não crie uma relação apenas de panfletagem com as pessoas do seu whatsapp.

Ou seja, apenas anúncio, vendas e desconto.

Quanto mais conteúdo diferente e interativo você enviar, que faça o cliente se interessar em conhecer mais sobre a marca, melhor será para a prosperidade do seu negócio.

Dessa forma, será possível criar um relacionamento saudável com os clientes.

Por fim, listas de transmissão foram feitas para poupar o nosso tempo e criar uma automação do envio de mensagens.

 

Organize seus contatos e crie listas de transmissão

 

Catálogo de Produtos

A principio, ele é como se fosse uma loja virtual, só que dentro do aplicativo. Incrível, né?

Embora ele não seja realmente integrado com o sistema da sua loja/e-commerce, é um ponto de contato que se você está criando o hábito de conversar mais com os seus clientes, fazer um pronto atendimento e até mesmo vendas comerciais, faz toda a diferença já ter os seus produtos cadastrados dentro desse catálogo.

Essa ferramenta permite que você coloque fotos, nome, título, e-mail, endereço, descrição e preço do produto.

Da mesma forma que uma loja virtual.

Definitivamente, esse recurso vai facilitar muito na hora de você atender os seus clientes, além de disponibilizar para eles uma visualização 24 horas do seu produtos, pois, isso não depende se você está online no wpp ou não.

 

Catálogo de Produtos

 

Status do Whatsapp

Atualmente, gostamos muito de assistir stories e vídeos do Tik Tok!

Mas, você já parou para pensar e analisar a quantidade de pessoas que assistem os nossos status do wpp?

Em suma, ele é uma ótima ferramenta para gerar mais conexão com os seus contatos.

Os status funcionam da mesma maneira que os stories do Instagram e você consegue ali: gerar conteúdo de valor, anunciar alguma novidade, informar sobre algo, enfim, oportunidade de criar um bom relacionamento com os clientes não falta.

Utilize esse recurso sempre que puder, pois muitas vendas podem ser convertidas a partir dele.

Afinal, todo mundo que tiver o seu número salvo irá ver o status!

 

Status do Whatsapp

 

Respostas Salvas e Mensagens Automáticas

Essa é uma ferramenta super valiosa do Whatsapp Business que muitas pessoas utilizam,.

Aliás, ela está muito relacionada com a nossa produtividade e no momento de fechar as vendas com mais rapidez.

Ou seja, mesmo que você esteja Offline (longe do PC ou do celular), ter um pronto atendimento para o seu cliente irá agilizar muito o processo.

É possível configurar mensagens automáticas de ausência, horário comercial, enfim, é possível cadastrar mensagens automáticas para serem ativadas no momento em que você e/ou sua equipe estiverem ausentes.

Além disso, pode criar diversas respostas salvas no Whatsapp Business que vai economizar em muitoooo o seu tempo e dos seus funcionários.

Ou seja, se você responde uma mesma pergunta várias e várias vezes, é só deixar a resposta salva ali e em seguida, ativar o comando para poder enviar. Otimiza muito né?

O bom desse recurso é que ele não tem limite de salvamentos de respostas, você pode colocar quantas quiser.

Quanto mais automatizado e prático for o seu atendimento, menos desgastado você e sua equipe vão ficar.

 

Respostas Salvas e Mensagens Automáticas

 

Tenha uma Rotina de Análise de Dados

No Whatsapp Business, diferente do pessoal, temos acesso a dados e métricas do aplicativo.

Esse recurso é essencial na rotina do empreendedor!

Isto é, nunca dependa do achismo, sempre análise dados e métricas, pois eles são muito importantes de se ter conhecimento.

Nesse sentido, você consegue conferir quantas pessoas entraram em contato contigo, quantas mensagens foram enviadas em um determinado período, taxa de conversão de vendas, enfim, todos os dados de utilização da ferramenta estarão disponíveis para você.

Por isso, é muito importante sempre estar atento as métricas e criar uma rotina semanal, anote no seu calendário ou agenda, de sempre conferi-las, isso vai trazer muita inteligência para o seu negócio.

 

Tenha uma Rotina de Análise de Dados

 

O Whatsapp Business é ideal para a sua empresa!

Por fim, esperamos que este postblog tenha sido útil para o seu conhecimento e que você tenha visto as inúmeras vantagens na utilização do Whatsapp para tanto aumentar as vendas, quanto para criar proximidade com os seus clientes.

Por fim, vamos dar uma dica de ouro: fique por dentro do Blog da Seu Cliente Oculto, pois aqui postamos de tudo e mais um pouco.

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